sexta-feira, 30 de setembro de 2011
III Feira do Vestibular 2011, da UFPA
Apresentação
Tendo em vista a missão da Universidade Federal do Pará que prevê “garantir a todos, o acesso ao conhecimento produzido e acumulado, de modo a contribuir para o exercício pleno da cidadania mediante formação humanística, crítica, reflexiva e investigativa, preparando profissionais competentes e atualizados para o mundo”, o Campus Universitário de Bragança/ UFPA estará promovendo no dia 30 de setembro de 2011 a III Feira do Vestibular, com o objetivo de apresentar informações sobre os cursos superiores ofertados e facilitar a escolha dos alunos; além de proporcionar a oportunidade de aproximar os alunos que cursam o Ensino Médio com a UFPA e contribuir para que o primeiro contato com o campo científico e profissional tenha como princípios à ética e a solidariedade, imprescindíveis à sociedade atual.
Durante o evento as Faculdades de História, Educação, Letras, Ciências Biológicas, Engenharia de Pesca e Matemática e os Programas de Pós-Graduação em Biologia Ambiental e Linguagens e Saberes da Amazônia apresentarão as suas ações realizadas, tendo como norte o ensino, a pesquisa e a extensão.
Objetivos
- Discutir a contribuição do Ensino Superior para a região bragantina;
- Apresentar os cursos de graduação e pós-graduação ofertados pelo Campus de Bragança/UFPA.
Programação
Manhã
- 08h – Abertura Oficial: Prof.ª M.Sc. Rosa Helena Sousa de Oliveira (Coordenadora do Campus da UFPA Bragança);
- 08:30h – Palestra: Ensino Superior: Acesso, Permanência e Perspectivas - Prof. M.Sc. Sebastião Rodrigues;
- 09h – Mesa Redonda com os Diretores das Faculdades apresentando os Cursos de Graduação.
Tarde
- 15h – Aulão sobre as Leituras Obrigatórias - Mediadora Profª M.Sc. Alessandra Conde;
- 16h – Aulão de História: Escravidão entre a Colônia e o Império – Prof. Dr. Ipojucan Campos;
- 17h – Aulão de História Antiga – Prof.ª Drª. Roberta Alexandrina.
Manhã e Tarde
- 09:00 h às 12h e 14h às 18h - Visita aos painéis de exposição das Faculdades.
Realização
Campus Universitário de Bragança
Coordenação de Ensino
Instituto de Estudos Costeiros - IECOS
Faculdade de Educação
Faculdade de Matemática
Faculdade de Engenharia de Pesca
Faculdade de Biologia
Faculdade de Letras
Faculdade de História
Parcerias
Tiro de Guerra – Bragança
Prefeitura Municipal de Bragança
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Encerramento da Festividade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 2011
sábado, 24 de setembro de 2011
Pensando no amor e em você!

No que estou pensando? Estou pensando no amor, na possibilidade de acessar o amor, na calamidade em que esse sentimento me deixa, na impotência de me sentir assim, na sua frágil importância quando a distância, os medos e as fragilidades me atingem e me afligem.
Estou pensando em como estou, a cada passo, nas renúncias que fiz e nos desafios que tive que superar pra viver meu amor por alguém... e que me levaram a tanto sofrer... que caminhos tive que percorrer... que medos tive que vencer... (e os que virão?!) que duras lutas estou tentando vencer e no porvir, ah, o futuro... nada certo.
O silêncio e a sombra desse amor me corroem devagarinho... e aos poucos! E sinto que estou perdendo meu amor para os próprios limites que me foram impostos. Será que estou pensando na vida? Que vida? Essa, assim, sem o querer de todos os momentos, sem a definição do que vivo atualmente? Isso não conta, isso não vale?
De que me vale só dizer “não se preocupe”, “tudo vai ficar bem”, “que seja eterno enquanto dure” se nem ao menos sei o que sente por mim em mais de três meses que estamos desafiando o mundo e a própria vida para estarmos juntos, em tempo regrado, mesmo com as distâncias e com a solidão que me transforme meu caminho pequeno em um beco sem saída...? Não há nada pior do que essa solidão... sério!
Ora, agora é só colocar a vida e a razão no lugar mais importante! Será que é isso me aguarda?... Tô tentando amar de verdade, depois de mais de 10 anos me dedicando ao meu ofício e me esquecendo de um passado triste e melancólico. É a saudade!!! É o tempo, que é pequeno pra mim e maior pra você, e você sabe bem o porquê! Reabri o coração para de novo amar... mas que final?
O que te custa, de longe, longe mesmo, atender ao celular...? O que te custa, mesmo ao celular, definir (por menor que seja) aquilo que de melhor tem por mim...? O que te custa, então, se for pra ser, me dizer a tão sonhada, doída e esperada verdade...? O que é isso? Medo, limites, condicionamentos, paixão, sedução, passatempo, quebra-cabeças...? É isso?
Sei do que devo entender e até onde posso ir... Eu sei, sim, repito! Estou me educando para isso... Mas, posso ir até o teu coração e ficar guardado num lugar melhor? Pode me permitir? Posso me acalentar com o teu sorriso? Posso me embriagar com o teu olhar e teu olhar pode ficar aqui gravado na minha retina? Posso me deixar levar pelo teu abraço e me deleitar com o teu corpo, na tua “geografia”, nas tuas curvas e no teu beijo? Que beijo, esse que quero te dar, daqui, de longe...
Eu te amo, “pelo amor do amor somente”... por nada mais... e você, nem ao menos me diz o que é, a que serve, ou ao que se destina...
Você (^^) está perdendo a chance de amar ou as prioridades da vida agora são aquelas mesmas que encontrei e descobri no palpitar do teu coração? Você se desfaz de mim, pobre mortal apaixonado e quase morto de saudades, que passa os dias (desde 19 de julho passado) pensando em como será a vida ao teu lado? Sei que ainda é cedo, para cobrar de tal maneira, aquilo que temos, mas o que temos? Responde...
Peço ao bom Deus e Senhor da Vida e do Amor que possa me dar dias de paz nesse mundo de amores confusos, que nem mesmo a infinitude completa da aliança no teu dedo (a que eu te dei e que é igual à minha aqui na minha mão!) pode explicar, que nem mesmo a mais esperada mensagem telefônica de amor e de caso (caso, relação, mesmo!) podem ter suficiência...
Peço a Ele que me assegure tranquilidade nesse momento... que me traga de volta a mágica que encontrei no cruzar do nosso beijo e na luz dos olhos que me incendiou o coração no dia em que te vi me esperando chegar... que me traga de volta, pra cá, talvez... (só pra perto de mim!) a tua presença e que me dê mais uma oportunidade (como em muitas já dadas e que foram inesquecíveis, mesmo poucas...) de te dizer: Eu te amo, tá? Pois é a única coisa que tenho e pela qual lutarei, aqui, agora, já, amanhã e no futuro para te dar e te oferecer com o meu mísero coração...
Só isso... agora que desabafei o meu amor, o meu maior e mais incessante desejo, o meu melhor e mais brilhante pecado! ^^
Eu, teu...
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
LEO Clube de Bragança e Secretaria Municipal de Meio Ambiente promovem atividades de Educação Ambiental nos dias 23 e 24 de setembro
domingo, 18 de setembro de 2011
Equipe Crocodilo vence a 17ª Gincana Maluca Um Milhão de Amigos 2011

Associação Cultural Um Milhão de Amigos promove a XVII Gincana Um Milhão de Amigos 2011

sábado, 17 de setembro de 2011
Bodas de Diamante de Hilário e Maria

quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Reunião discute proposta de nova Universidade Federal no Nordeste do Estado do Pará
Reunidos ontem (14.09.2011) no Auditório Maria Lúcia Medeiros (UFPA Bragança), gestores/as, professores/as e pesquisadores/as da Universidade Federal do Pará, discutiram a proposta de criação de uma nova universidade federal no Nordeste do Pará.
Dentre os principais assuntos discutidos e analisados, foram apresentadas as assimetrias entre as dimensões do Ensino Superior na região Norte se comparada às regiões mais privilegiadas do Brasil, assim como os desafios urgentes a serem enfrentados pelas instâncias federais (Governo Federal, MEC) para a ampliação da oferta de novas universidades e institutos federais para otimizar os serviços públicos ligados à Educação e ao fortalecimento da universidade pública.
Sabe-se, de antemão, que a criação de universidades e institutos federais é uma prerrogativa legal do Poder Executivo (Presidente/a da República), mas que é necessário o apoio de todos os agentes políticos, setores públicos e pessoas interessadas na proposta.
A criação de uma nova universidade federal, que poderia ser, hipoteticamente, a Universidade Federal do Nordeste do Pará (UFNEPA), abrangiria toda a região bragantina, incluindo a região do Guamá, do Salgado e parte da região tocantina, não somente pela densidade populacional, mas pela própria evolução da oferta de Ensino Superior e pelos resultados até agora alcançados das expansões realizadas pelo Governo Federal, através da Universidade Federal do Pará, como o REUNI (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), que ampliou a oferta de cursos, vagas e docentes de Ensino Superior na região.
O Campus Universitário de Bragança, por exemplo, ofertará só em 2012 um número de 510 (quinhentos e dez) vagas em diversos cursos no PSS 2012, ditribuídos entre Bragança e Capanema, com uma grande diversificação, o que incluirá para o próximo ano os cursos de Administração (40), Ciências Contábeis (50), Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (30) e Turismo (50), o que ajudará sobremaneira na formação de novos trabalhadores desses setores produtivos e na formação de professores. Tudo isso somado à oferta já consolidada, nos cursos de Pedagogia (80), Letras - Língua Portuguesa (40), Letras - Língua Inglesa (40), Ciências Naturais (40), Ciências Biológicas (40), Engenharia de Pesca (30), História (40) e Matemática (40).
Quadro de Oferta de Vagas - Campus UFPA Bragança - PSS 2012. Fonte: UFPA
A partir dessa reunião serão estudadas as peculiaridades para a construção do projeto da nova universidade, por meio da caracterização da área de influência dessa universidade, seus aspectos sociais, econômicos, históricos, a infraestrutura e índices de Educação e de Desenvolvimento Humano, assim como os principais cenários e tendências para a região Nordeste do Pará, os desafios de sua implantação, a ampliação de cursos superiores e a necessidade de novos espaços físicos para abrigar administração, docentes, funcionários e, principalmente, discentes nesse projeto, com a proposição da construção de prédios, salas de aula e espaços pedagógicos e laboratoriais.
Note-se que a oferta de vagas de Ensino Superior é bem maior do que anos anteriores, passando por elevação, estagnação e consolidação, para atender às metas educacionais exigidas pelo Ministério da Educação.
Quadro de oferta de vagas no Ensino Superior, UFPA Campus de Bragança (2006-2012). Fonte: UFPA
A construção dessa proposta estará sendo desenvolvida a partir de outubro, quando outra reunião avaliará os cenários e as proposições construídas por diversos/as professores/as que se colocaram à disposição para ajudar. Uma sensibilização do Poder Público (Executivo e Legislativo), incluindo as representações da região no Legislativo Estadual e Federal serão feitas em outras reuniões, para que o projeto possa tramitar e, numa perspectiva otimista, ser um dos maiores presentes dos 400 anos de Bragança (1613-2013) e da região Nordeste do Pará.
Várias ações, reuniões, estudos e a consulta à comunidade serão ainda realizados, num processo de construção e de instalação - caso aprovada pelo Governo Federal - que deverá durar de 03 (três) a 04 (quatro) anos e de consolidação em praticamente uma década.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Última gravação de Amy Winehouse, lançada hoje, dia em que completaria 28 anos de idade
A última gravação feita por Amy Winehouse, um dueto com o cantor Tony Bennett, foi lançada nesta quarta-feira. A faixa, uma regravação de "Body and Soul", será lançada como single e terá toda a renda revertida à Fundação Amy Winehouse, criada pela família da cantora.
Simples, o vídeo mostra a cantora interpretando a canção em estúdio ao lado de Bennett. Hoje Amy Winehouse completaria 28 anos. Assista abaixo ao vídeo do dueto:
A fundação vem sendo divulgada pelo pai de Amy, Mitch, desde a morte da cantora em julho.
Na apresentação da fundação publicada no site oficial www.amywinehousefoundation.co.uk, também lançado hoje, Mitch diz que a fundação ajudará atividades beneficentes dentro e fora do Reino Unido para apoiar jovens com problemas de saúde, dependência química, deficiência ou dificuldades financeiras.
O site traz vídeos e possui uma página para doações. Apenas residentes dos Estados Unidos e Reino Unido podem fazer doações.
Além de ser lançada como single, a faixa "Body and Soul" estará no próximo álbum de Tony Bennett, "Duets II", que chega às lojas dos Estados Unidos no próximo dia 20.
Letra e tradução:
Body and Soul | Corpo e alma |
My heart Is sad and lonely For you I sigh For you dear only Why haven't you Seen it? I'm all for you Body and soul
I spend my days In longing And wondering why It's me you're wronging I tell you I mean it I'm all for you Body and soul
I can't believe it It's hard to conceive it That you'd Turn away romance Are you pretending? Looks like the ending Unless I could have One more chance to prove
Dear My life's a wreck You're making You know that I'm yours For just the taking I'd gladly surrender Body and soul | Meu coração É triste e solitário Por você eu suspiro Só por você querido/a Por que você não Vê? Eu sou todo/a para você Corpo e alma
Eu passo os meus dias Na ânsia E me perguntando o porque Sou eu que você maltrata Eu afirmo que é isso mesmo Eu sou todo/a para você Corpo e alma
Eu não posso acreditar nisso É difícil conceber Que você Se desvia do romance Você está fingindo? Me parece o fim A menos que eu possa ter Mais uma chance para provar
Querido/a Minha vida é um desastre Você está fazendo Você sabe que eu sou seu/sua Apenas me tome Eu ficaria feliz em me render Corpo e alma |
domingo, 11 de setembro de 2011
Ataques de 11 de setembro: 10 anos - Terrorismo ou conspiração? (do blog Remexendo o Passado)

O World Trade Center arde em chamas antes de desabar, em 11 de setembro de 2001
Foto: Getty Images
Dez anos depois dos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos, diversas teorias conspiratórias continuam populares. De um modo geral, as formulações se concentram em torno de supostas "perguntas não respondidas" pelos relatórios sobre o incidente e sugerem que o governo americano pode ter planejado os ataques juntamente com o exército. Conheça as cinco teorias conspiratórias mais proeminentes que circulam em comunidades online:
1. Falha ao interceptar os aviões seqüestrados
A pergunta: Por que a força aérea mais poderosa do mundo não conseguiu interceptar nenhum dos quatro aviões sequestrados?
O que os teóricos da conspiração dizem: O vice-presidente dos Estados Unidos na época, Dick Cheney, teria dado ordens para que o Exército não tentasse recuperar os aviões das mãos dos sequestradores.
O que os relatórios oficiais dizem: Este foi um sequestro múltiplo incomum, com violência a bordo, e no qual o transponder, que transmite a localização exata do avião, foi desligado ou alterado.
Um exercício militar de rotina também estava acontecendo no mesmo dia do comando da defesa aérea americana e teria havido confusão e falta de comunicação entre o controle de tráfego aéreo civil (FAA) e o Exército. O equipamento do Exército também estava obsoleto e foi planejado para procurar sobre o oceano por ameaças na Guerra Fria, segundo oficiais.
2. A queda das Torres Gêmeas
A pergunta: Por que as Torres Gêmeas caíram tão rapidamente e dentro da própria área que ocupavam, após incêndios em poucos andares que duraram somente uma ou duas horas?
O que os teóricos da conspiração dizem: As Torres Gêmeas foram destruídas por demolições controladas. As teorias se referem ao desmoronamento rápido dos prédios (que durou cerca de 10 segundos) e aos incêndios relativamente curtos (56 minutos no World Trade Center 2 e 102 minutos no World Trade Center 1).
Além disso, haveria relatos de pessoas que teriam ouvido sons de explosões antes da queda e objetos sendo arremessados violentamente para fora de janelas nos andares inferiores.
O que os relatórios oficiais dizem: Um inquérito extenso feito pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia concluiu que os aviões romperam e danificaram colunas de suporte do edifício e deslocaram materiais à prova de fogo.
Cerca de 39 mil litros de combustível de avião foram espalhados por diversos andares, dando início a incêndios generalizados. As temperaturas de até mil graus Celsius fizeram com que o piso dos andares cedesse e as colunas se curvassem, provocando os sons de "explosões".
O peso dos pisos de cada andar criou um peso muito maior do que as colunas dos edifícios foram projetadas para sustentar. Objetos foram expulsos pelas janelas dos andares inferiores na medida em que os andares de cima desmoronavam. Além disso, as demolições controladas são sempre iniciadas dos andares de baixo até os de cima, ao contrário do desmoronamento das Torres.
Nenhuma evidência de explosivos foi encontrada nos edifícios, apesar das buscas. E tampouco há evidência de rompimento proposital de quaisquer colunas ou paredes, o que é feito rotineiramente em uma demolição controlada.
3. O ataque no Pentágono
A pergunta: Como um piloto amador pode ter feito uma manobra complicada em um avião comercial e lançado o avião sobre o quartel-general das forças armadas mais poderosas do mundo - 78 minutos depois do primeiro relato de um possível sequestro - e não ter deixado nenhum vestígio?
O que os teóricos da conspiração dizem: Não foi um Boeing 757 comercial que atingiu o edifício, mas sim um míssil, um pequeno caça ou um avião não tripulado.
No entanto, depois que evidências comprovaram que o voo número 77 da American Airlines realmente atingiu o Pentágono, o foco desta teoria mudou para a discussão sobre a dificuldade de executar a manobra de aproximação. Pessoas que acreditam na conspiração dizem que o avião estava sob o controle do Pentágono, e não da Al-Qaeda.
O que os relatórios oficiais dizem: Destroços do avião, incluindo as caixas pretas, foram encontrados no local do acidente e catalogados pelo FBI. Apesar de algumas filmagens iniciais do acidente não mostrarem os destroços, ainda há vídeos e fotografias que mostram as evidências do trajeto que o avião fez durante o choque com o edifício, como postes quebrados, segundo oficiais.
Os restos da tripulação e dos passageiros do voo foram encontrados e identificados pelo DNA. Testemunhas também viram o avião atingir o Pentágono.
4. O quarto avião - Voo 93 da United Airlines
A pergunta: Por que a queda do quarto avião sequestrado, em Shanksville, na Pensilvânia, foi tão pequena e por que os destroços do avião não foram vistos?
O que os teóricos da conspiração dizem: O voo 93 da United Airlines foi derrubado por um míssil e se desintegrou em pleno ar, espalhando os destroços sobre uma área extensa.
O que os relatórios oficiais dizem: Há fotografias claras que mostram os destroços do avião e o gravador de voz da cabine do piloto, que foi recuperado, mostrou que houve uma revolta dos passageiros e que os sequestradores derrubaram o avião deliberadamente.
Teorias iniciais de que os destroços haviam sido espalhados por quilômetros de distância do local principal da queda se provaram falsos. Na verdade, o vento jogou alguns destroços leves como papéis e materiais de isolamento por cerca de dois quilômetros.
Outra teoria foi baseada em uma frase do médico-legista local, Wally Miller, que foi citada incorretamente. Ele disse que parou de ser um médico-legista cerca de 20 minutos depois de chegar ao local porque não havia corpos. Mas ele também disse que percebeu rapidamente que o que aconteceu foi um acidente de avião e que seria preciso organizar um grande funeral para as vítimas.
O exército diz ainda que nunca deu ordens para que a força aérea derrubasse o avião comercial.
5. O colapso do edifício 7 do World Trade Center
A pergunta: Como é possível que um arranha-céu que não foi atingido por um avião tenha desmoronado tão rapidamente e simetricamente, quando nenhum outro prédio revestido de aço caiu por causa de incêndios?
O que os teóricos da conspiração dizem: O edifício 7 do World Trade Center foi destruído por uma demolição controlada usando explosivos e materiais inflamáveis.
O foco da teoria inicialmente era uma frase dita pelo dono do prédio, Larry Silverstein, em uma entrevista de TV. Ele falava sobre a retirada dos bombeiros do edifício, mas a expressão que utilizou fez com que sua fala fosse interpretada como uma alusão ao momento em que os explosivos foram detonados.
Agora o foco mudou para a velocidade do colapso do edifício, que esteve próxima à velocidade de queda livre durante 2,25 segundos. Argumenta-se que somente explosivos poderiam fazer com que o prédio desmoronasse tão rapidamente.
Alguns cientistas, que são céticos quanto ao relato oficial, examinaram quatro amostras de poeira do Marco Zero e dizem ter encontrado material termítico, que reage violentamente em contato com o calor. Eles dizem ainda que toneladas de materiais explosivos foram colocados dentro não só do WTC7, mas também das Torres Gêmeas.
O que os relatórios oficiais dizem: Uma investigação de três anos feita pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia concluiu que o prédio desmoronou por causa de incêndios incontroláveis, que foram causados pelo colapso da torre norte e que queimaram o prédio por sete horas.
Os encanamentos que levavam água até o irrigador de emergência foram rompidos. Não foram encontradas evidências de cargas explosivas e não há registro da série de explosões que seriam esperadas no caso de uma demolição controlada.
Também haveria uma explicação para o "material termítico" que os cientistas encontraram na poeira - é só um tipo de tinta básica. Calcula-se que 1,2 milhão de toneladas de materiais de construção foram pulverizados no World Trade Center e a maioria dos minerais que estavam nos materiais estão presentes na poeira.
Uma amostra mais extensa da poeira não achou evidências de explosivos, de acordo com um relatório do Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos e com outro relatório, produzido pela empresa de inovação científica RJ Lee.
Link: http://professor-josimar.blogspot.com
Saiba mais:
http://www.abril.com.br/terrorismo_11_setembro/
http://saibahistoria.blogspot.com/2011/09/o-maior-atentado-terrorista-da-historia.html
http://rodrigoenok.blogspot.com/2010/12/os-misterios-do-11-de-setembro.html?spref=bl Filmes e Documentários relacionados ao fato: 11 de Setembro (11'09''01) - 11 Perspectivas 11 de Setembro - Eles já sabiam As Torres Gêmeas Fahrenheit 9/11 Voo 93 WTC - Por Trás do 11 de Setembro
Postagens relacionadas:
11 de setembro de 2001: Plano de Ataque http://professor-josimar.blogspot.com/2011/09/11-de-setembro-de-2001-plano-de-ataque.html
Imagine um mundo melhor: http://professor-josimar.blogspot.com/2010/08/imagine-um-mundo-melhor.html