sexta-feira, 25 de março de 2011

Nossa cadela Sarita Vitti completa 15 anos!

Nossa cadela rotweiller Sarita Vitti completa hoje 15 anos de idade (segundo a nossa contagem de tempo). De raça e extremamente inteligente, Sarita fez parte de muitos momentos de nossas vidas, quotidianamente e em várias e significativas ocasiões.
Quem nos deu Sarita foi Guta Auad, sendo ela filha de seu cão, Taruk. Seu nome foi colocado em homenagem e alusão à personagem Sarita Vitti, da novela Explode Coração (exibida na TV Globo de 06.11.1995 a 04.05.1996, de autoria de Glória Perez), interpretada pelo ator Floriano Peixoto. O nome da personagem fazia referência a duas estrelas europeias, a cantora e atriz espanhola Sarita Montiel e à atriz de teatro e televisão italiana Monica Vitti.
A nossa Sarita Vitti fugiu uma vez, ficando perdida por cerca de 2 semanas. Deu à luz seu 16 filhotes em duas barrigadas. E os viu crescer e muitos deles até morrer. Sempre dócil, nunca atacou ninguém, mas espantou muitos de nosso quintal, devido seu forte senso de proteção territorial e patrimonial. Ela é a dona do quintal, literalmente.
Sabemos que em muitas situações o cuidado e o carinho que temos pelos animais refletem em sérias críticas, porém, ao cuidarmos de um cão (no caso, a Sarita Vitti), estamos colaborando com a natureza. Cães não amam com preconceitos, orgulho ou interesse, apenas amam, não calculam consequências para estarem com seus donos com lealdade e carinho.
Com minhas felicitações à cadela Sarita, que deve ter uma sobrevida pequena daqui por diante, por sua idade avançada, segundo os critérios caninos, deixo a mensagem do nobre escritor mineiro Guimarães Rosa: "Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?"
Origem: Cães rotweillers são robustos, porte de médio para grande, sem ser leve no entanto. Sua estrutura, em proporcões corretas, forma uma figura compacta, forte e potente, ágil e resistente. É um cão de guarda, e de acordo com o livro The Intelligence of Dogs (de Stanley Coren) está em 9º lugar entre os cães mais inteligentes e brilhantes, que aprende comandos em menos de 5 repetições e que em 95% das vezes obedece ao primeiro comando que seu dono dá. A origem desses cães se remonta à época romana, quando eram criados como cães de guarda e boiadeiros. Recebeu esse nome por causa de sua origem, na cidade alemã de Rotweill: Rotweiller Metzgerhund (cão de açougeiro de Rotweill). Em 1910, esses cães foram reconhecidos como cães policiais e como cães de proteção, companhia e grande utilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário