sábado, 5 de março de 2011

Aos/Às meus/minhas ex-alunos/as da Escola Luiz Paulino Mártires em sua conclusão do Ensino Médio 2011

Bragança, 04 de fevereiro de 2011.

Aos meus amigos e alunos,

Sei que já passou muito tempo que não nos encontramos todos desde nossas aulas de novembro em 2009 e na despedida da Escola Luiz Paulino Mártires. Por questões de honrar o mérito recebido agora com essa conclusão do Ensino Médio e com carinho de professor, resolvi escrever-lhes. Espero que todos os daqui e os que não puderam estar conosco estejam bem e com saúde e, principalmente, aprovados. É muito bom saber que posso contar com boa parte de vocês na busca por uma melhor qualidade de vida, conselhos e exemplos, ensinamentos e oportunidades. Vocês fizeram parte de muitas ocasiões que nos achamos reunidos e por aí e de modo inegável vieram a me presentear com muitos méritos e honrarias nestes meus 33 anos de vida e 12 de magistério. Já não os chamo de alunos, mas de amigos alunos.

Importante é salientar que no meu processo de formação profissional e acadêmica sempre recordei dos fatos e lições do passado, e as apliquei no presente, numa perspectiva de futuro e que vejo em vocês grandes expoentes de potencial humano. Seja com os erros que cometi (e pelos quais lhes peço perdão), seja com as qualidades que estão latentes, agradeço a todos o apoio, a lealdade, a fidelidade, a ousadia, a coragem e a emoção com que me ajudaram a compor e a comporem essa inserção no mundo.

Mesmo com todas as dificuldades e intempéries não esqueci os meus referenciais, embora tenha parecido proceder desta maneira. Sou mesmo assim: às vezes tímido, às vezes ousado, mas que tenta neste pouco tempo de vida, encontrar as melhores saídas aos problemas do dia-a-dia, com seriedade e sem subterfúgios. Agradeço a Deus por existirem e por dividirem comigo mais que a amizade, mas o companheirismo, a confidência, a vida, bons e maus momentos. Gostaria de refazer no meu um pouco do que vi em seus olhares: seriendade, perspicácia e ousadia para seguir em frente.

Recebam o meu abraço carinhoso, feliz e agradecido por exatamente tudo o que são como pessoas. Cada um na sua especificidade. Cada um na sua característica pessoal. Porém, somos ainda reservados aos nossos mundos particulares, pouco abertos à mudança e ao novo. E precisamos uns dos outros para alcançar outras oportunidades como essa, no porvir.

Acho que aqui é o tempo propício de nos encontrarmos, para nos vermos e nos acolhermos como nos velhos tempos. De ficarmos juntos e conversarmos. De nos olharmos nos olhos e lembrarmos que somos os mesmos amigos de sempre, colhendo as sementes de união que plantamos há mais de dois anos. Logicamente sei que nem todos vocês comungam desses pensamentos, mas, ainda muito novos, precisam de mais experiências que o mundo não deixará de oferecer. O passado é uma lição para se meditar, não para se reproduzir. Pensem nisso! É o tempo de trabalho e amor, e trabalho e amor são sinônimos de vida! Vivemos mais quando amamos mais. E ainda, crescemos e amadurecemos quando o amor está presente em nossa vida: a amor também traduzido nos gesto de carinho, nas atitudes e nos “oi” que muitas vezes alegram os corações de todos.

Sei que alguns de vocês poderão galgar caminhos diversos. E todos, a partir de agora, devem ter condições de fazer sua História acontecer. E vocês são isso: agentes históricos, ao conquistarem sua auto-emancipação coletiva, escolherão rumos e a forma da nova consciência e da nova sociedade. E se nos encontrarmos no futuro, em quaisquer circunstâncias, saibam que guardo por todos a mesma admiração, o mesmo afeto e o mesmo conselho de amigo e professor. Contem comigo e sigam em frente. E se não nos encontrarmos, só desejo sucesso e rezo por todos para um crescimento pessoal, profissional e científico em gradativa escalada, pois vocês têm todas as condições ideais e necessárias para isso.

A Escola que agora deixam é um bom exemplo e que é possível juntar e aliar passado e presente, sentimento e gesto, amor e trabalho. A nossa (porque não deixei de amar essa Escola) instituição será certamente daqui por diante, o celeiro de talentos e dons que vi durante os meus 5 anos de trabalho lá. Será, sobremodo, uma boa lembrança – como o é para mim e sempre o será – para guardarmos no coração. Deixo também um especial agradecimento aos pais que não só ouviram a nossa voz dizendo o que poderia ser feito entre família e escola, mas que souberam zelar pela educação de seus filhos de maneira ímpar e com o mesmo cerne de alegria, responsabilidade, cobrança e, evidentemente, com amor. Obrigado em nome de seus filhos.

Por hoje, um grande abraço, e um dia nos reencontraremos e nos diremos o quanto somos e estamos felizes e realizados.

Feliz vida a vocês, meus caríssimos, minhas crianças. Um grande abraço e um caloroso obrigado a todos.

Do amigo professor,

Dário Benedito Rodrigues Nonato da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário