quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Nelson Mandela: 20 Anos de liberdade (1990-2010)

Hoje o povo sulafricano comemora os 20 (vinte) anos da libertação de seu maior líder político em todos os tempos: Nelson Rolihlahla Mandela (nascido em Mvezo, em 18.07.1918, advogado, líder político e ex-Presidente da África do Sul entre 1994 e 1999), que lutou contra o regime político de segregação racial daquele país, em reconstrução atualmente.
Mandela foi prisioneiro político do regime apartheid por exatos 27 (vinte e sete) anos, até que foi posto em liberdade pelo presidente Le Klerk, à época. A minoria branca dominou o cenário político sulafricano por mais de três séculos. Hoje, com 91 (noventa e um) anos, Nelson Mandela não pôde comparecer aos festejos na prisão de Drakenstein, Cidade do Cabo. Foi inaugurada uma estátua que mostra a imagem do líder político com os punhos ao ar, num gesto que ficou conhecido mundialmente quando de sua libertação, no domingo 11 de fevereiro de 1990, pela manhã.
Tenho uma sugestão de filme para todos/as: "Invictus", com Morgan Freeman no papel de Mandela. O filme acompanha o período em que Nelson Mandela (vivido por Morgan Freeman) sai da prisão em 1990, tornando-se em seguida Presidente da África do Sul em 1994. Na tentativa de amenizar a segregação racial no país, o rugby é utilizado para tentar diminuir as diferenças entre os negros e brancos, fomentadas por quase 40 anos. Assim, o jogar Piennar (vivido por Matt Damon) é o capitão do time e será o principal parceiro de Mandela nessa empreitada.

Um comentário:

  1. ESES TRECO QUE VC ESCREVEU ME AJUDOU NO MEU TRABALHO DA ESCOLA VALEU

    ResponderExcluir