terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Paysandu Sport Club completa hoje 96 anos

"Uma listra branca, outra listra azul,
Essas são as cores do Papão da Curuzu..."
Assim cantam milhares de torcedores em festa hoje, pelo aniversário de de 96 (noventa e seis) anos fundação do Paysandu Sport Club (02.02.1914), tradicional equipe de futebol do Estado do Patá e detentora de diversos títulos em campeonatos estaduais, regionais, nacionais e até internacionais.
Para saber mais da História dessa equipe, acesse a Wikipédia com o link abaixo:
Não é que eu seja torcedor de nenhum clube de Futebol com fanatismos e adorações, mas precisamos falar de uma das maiores tradições e culturas do povo brasileiro e paraense: o futebol.
Não sou nenhum especialista no assunto, o que deixo para meus colegas, com especial atenção ao Prof. M.Sc. 2º Ten. QOPM Itamar Rogério Pereira Gaudêncio. Meu amigo e colega de profissão Itamar Gaudêncio trabalhou, com maestria, na questão das rivalidades entre Remo e Paysandu na História, com um recorte temporal bastante interessante, Sua dissertação intitulada "Diversão, Rivalidade e Política: o RE x PA nos festivais futebolísticos em Belém do Pará (1905-1950)" foi orientada pela Prof.ª Dr.ª Edilza Joana de Oliveira Fontes (também minha orientadora de Mestrado) e se encontra publicada abaixo, com a devida autorização do autor, no site do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para ler a dissertação e ter acesso a algumas informações históricas, basta acessá-la no link colocado abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário