quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Campanha da Fraternidade 2010 é lançada em Bragança

Dom Luís Ferrando, Bispo Diocesano de Bragança (PA), celebrou a Quarta-feira de Cinzas, na Catedral de Nossa Senhora do Rosário, sé diocesana, às 18 horas, exortando o tempo quaresmal de renúncias, de jejum, de penitências e de oração. As tradicionais Cinzas da Quarta-feira foram distribuídas no final da missa para todos os fiéis presentes à Catedral de Bragança. A missa foi radiotransmitida pela Fundação Educadora de Comunicação (Rádios AM e FM).

A Quarta-Feira de Cinzas é o dia que abre a Quaresma, período que antecede a Páscoa e, para os cristãos, momento de reflexão e de penitência.

CF-2010 em Bragança - Dom Luís também abriu oficialmente em Bragança e na Diocese a Campanha da Fraternidade de 2010. O tema da campanha é "Economia e Vida" e o Bispo Diocesano, D. Luís Ferrando espera que o tema seja discutido e vivenciado durante o ano, falando sobre a economia e da necessidade de verificar onde o sistema econômico erra e questionar o modelo excludente de benefícios a alguns. "Talvez sejam anos para chegarmos a um sistema econômico que beneficie a todos, onde o bem de um se torne o bem de todos", disse Dom Luís.

CF-2010 no Brasil - A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010 é a terceira organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), instituição que congrega além da Igreja Católica, a Igreja Luterana, Anglicana, Católica Ortodoxa e Presbiteriana. O tema é atual, mas foi decidido antes mesmo da crise econômica que abalou o sistema financeiro internacional e que causou sérios problemas ao Brasil. A proposta das Igrejas associadas ao CONIC é que os cristãos repensem o modelo econômico vigente. Entre as ações propostas estão a luta em favor da tributação justa e progressiva, a auditoria da dívida pública, a adoção de políticas ecônomicas de distribuição de renda e o direito a alimentação.

A Campanha da Fraternidade lembra que os cristãos "não podem servir a Deus e ao dinheiro" e que o enriquecimento e o acúmulo de bens não pode ser tratado com idolatria. A riqueza acaba se tornando um valor supremo, em nome do qual todos os outros valores acabam sendo sacrificados. A melhor forma de viver o tema da Campanha é, portanto, a promoção de ações sustentáveis, como a prática da ecônomia socialmente justa, que não agridam o meio ambiente e que possam propiciar formas de economia que visem integrar sujeitos que estão socialmente excluídos, além do comércio solidário e economia de comunhão.

O tema desta edição "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (conforme Mt. 6,24) alerta para a relação entre a economia e a vida dos fiéis. O tema deste ano foi retirado do Evangelho de São Mateus e corresponde a uma problemática do momento. Ele defende o uso da economia não apenas como fonte de exploração, mas como meio de diminuir as desigualdades sociais.

O dinheiro se transformou num Deus para muita gente. Trabalha-se, vive-se como se ele fosse a finalidade em si. O dinheiro é necessário, como um meio para o sustento, para a vida. Tanto que nao vamos levar dessa vida tudo isso que acumulamos e que não há condenação para a prosperidade e o acúmulo de riqueza.

Mais informações da Campanha da Fraternidade Ecumêenica 2010 podem ser obtidas no site da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil): http://www.cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário