quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Museu de Arte Sacra Nsa. Sra. do Rosário se inscreve em Edital do Instituto Brasileiro de Museus

O Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Rosário encaminhou o pleito do projeto "Modernização e Adequação do Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Rosário" nos termos do Edital n.º 03/2009, do Instituto Brasileiro de Museu (IBRAM/Ministério da Cultura), na 1ª fase de habilitação, que consiste no envio da documentação exigida pelo IBRAM, assim como no detalhamento de todas as metas propostas e orçamentos, que requerem a construção de uma rampa de acesso ao piso superior do museu e a instalação de um elevador para portadores de necessidades especiais, garantindo assim a acessibilidade tão desejada. O projeto ainda prevê a elaboração do Plano Museológico 2010-2013, o Projeto Museográfico da instituição e a criação da Associação de Amigos do Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Rosário.
O projeto foi elaborado por mim e terá como coordenador técnico o Prof. Aldair José Batista de Souza, também historiador que trabalha no Museu, como funcionário público municipal, sendo enviado à Brasília/DF no dia 12 de fevereiro último, após amplo e construtivo debate e aprovação por Dom Luís Ferrando (bispo diocesano), pelo Pe. Gerenaldo Messias (pároco da Catedral e diretor do Museu), pelo Sr. Benedito Lázaro Rodrigues (meu tio e curador do museu).
Colocamos nossa esperança e confiança nas mãos de Nossa Senhora do Rosário, como medianeira de todas as graças para a classificação desse projeto e obtenção dos recursos para a consecução das metas previstas. Veja algumas fotos do Museu e aproveite o seu tempo livre para visitar suas instalações e conferir de perto o seu acervo com peças e relíquias da história da Igreja em Bragança e na região. Vale a pena.

Um comentário: