sábado, 29 de setembro de 2012

Respeito... uma contribuição.



Amigos e amigas, gostaria de compartilhar um sentimento que agora me ocorreu. O real significado da palavra RESPEITO. Essa postagem se dá no contexto em que estamos vivendo, de diversos cenários políticos e ideológicos que nos apresentam, tanto na vida comunitária como na vida social, em Bragança ou em qualquer lugar.
Acredito que essa palavra e seu significado envolvem uma gama de sentimentos mútuos e em constante construção. Passo a "elencar" alguns deles e aguardo entendimento acerca desses fatores. Não são opiniões "absolutizadas" por nenhum tipo de excitação intelectual, são apenas opiniões baseadas naquilo que já vi da/na vida, em 30 e poucos anos, daquilo que experimento na lida diária, profissional e institucional.
1.      Respeitar é viver bem com todos, sem deixar de ser o que se é; não querendo ser diferente de ninguém, mas não sendo igual a qualquer um. É também comportar-se civilizadamente, com postura de igualdade, mesmo quando seja necessário algum posicionamento radical, nunca sistematicamente em oposição a quem quer que seja, mas fruto de debate, de construção, de relacionamento com o mundo. Entender que somos diferentes, com meios de vida diferente, com diferentes condições de vida, com diferentes histórias, com diferentes recursos. E que se você tem esse ou qualquer outra posição, isso não é prejuízo ou privilégio, mas daquilo que você é, construiu, aprendeu, compartilhou, decidiu, escolheu, afinal... viveu.
2.      Respeitar é tratar com equilíbrio quem às vezes desconhece o próprio sentido do termo. É saber que o ser humano é construído, pensado, formado (ou qualquer verbo que o caiba!) de acordo com a sua história de vida, com a sua trajetória, com as suas opções/escolhas e que não é possível existir um só prisma de condução e visão da/na vida, mas um conjunto de formas de absorvê-la... e que talvez a minha forma não seja igual à sua e que nem por isso devo entendê-la como algo a ser desconsiderado por ser diferente.
3.      Respeitar é falar sempre o que pensa, aberto/a a receber a opinião contraditória ou diferente da que se manifesta. E não criar verdades frágeis, monocromáticas, esdrúxulas, fruto de um só balizamento ideológico, depositando em uma só versão/visão de mundo toda a confiança em prejuízo da opinião, verdade e versão de outrem.
4.      Respeitar é defender o direito do outro de ter uma opinião contraditória e manifestar-se conscientemente da responsabilidade de tê-la, sem condutas veladas, discursos de bastidores, mexericos, intrigas, fuxicos, "disse-me-disse", silenciamento do outro, assédio moral, desconsideração e descrédito do outro.
5.      Respeitar é avaliar que todos somos seres humanos e que a diferença existente não é motivo de desunião, mas de diversidade, considerando todos como detentores da mesma condição humana, independentemente de qualquer vinculação social, política, ideológica, cultural, religiosa, partidária, sexual e/ou de qualquer tipo.
6.      Respeitar é fazer análises e construir pensamentos de forma ponderada (mesmo os pensamentos mais radicais) e permitir o contraditório, sem a construção de verdades absolutas (“absolutizadas” ou “absolutizantes”).
7.      Respeitar é ver no outro (individual e coletivamente) alguém dotado da mesma capacidade de análise, de valoração de uma opinião, de validação de uma postura, de aceitação ou não desse ou daquele discurso, dessa ou daquela ideologia, dessa ou daquela compreensão da vida e de tudo o quanto nos envolve como seres vivos.
8.      Respeitar é tratar a todos com igualdade, e possivelmente com gentileza, urbanidade e caráter, sem falsear palavras, sem ferir suscetibilidades, sem ofender quem é diferente, sem escamotear realidades construídas apenas por uma visão de mundo e de sociedade, sem estupidez rancorosa ou oposição gratuita e sistemática a quem quer se seja.
9.      Respeitar é, no mínimo, sentir-se parte do mundo, estar no mesmo mundo em que respiram os demais seres humanos (não alienígenas!) e os seres vivos em geral e não julgar-se superior a esta ou aquela opinião só pelo fato de ocupar este ou outro lugar de destaque. Isso tudo, com o mesmo cuidado de quem, com a mesma rapidez que veio ao mundo, pode sair dele... aliás, até de maneira mais rápida e/ou cruelmente.
10.   Respeitar, talvez seja tudo isso que expus, mas também é aquilo em que não acredito, não aceito, não vivo, não consigo imaginar ou conceber, não concordo ou participo, não expresso, defendo ou compartilho, mas que de toda e qualquer maneira, eu RESPEITO.
 
Pensemos nisso...
Prof. Dário Benedito Rodrigues (em Bragança, no Pará, 18.09.2012, 21h31)

Nenhum comentário:

Postar um comentário