sábado, 1 de setembro de 2012

Ei Vida... é o nosso Aniversário!



Ei Vida... hoje é o nosso Aniversário! Repito o que já disse, hoje, com todo o meu amor, estou mais feliz nesse ano, mais do que no ano passado e certamente menos do que no próximo!
Ao Senhor Deus, o Senhor da Vida e de toda a História, rendo graças e louvores pela Vida, pelo Dom de estar aqui, no mundo. Quero ainda poder contar e receber mais desse Amor que não passa, infinito e incondicional, um presente precioso que me foi concedido por Suas Mãos.
Na Santa Missa, hoje, quero me abandonar no Teu Carinho e ser aquela gotinha d’água que cai no cálice, por tudo o que sou, tenho e amo. Essa gota hoje posso ser eu, com o mesmo jeito, com tantos limites, com inúmeros defeitos, mas com o firme propósito de ser um homem novo, todos os dias, com horizontes maiores e com céus mais abertos.
De Deus me veio esse merecimento de poder estar vivo, ao lado de tantos amigos e companheiros. Colho o sorriso da Vida neste dia, e que hoje está mais bonito, por ser especial não só pra mim, mas por toda a consciência das mudanças que ocorrem a cada etapa da vida, a cada ano, a cada dia, e que me colocam mais perto do reencontro com os que não mais estão por aqui.
Que eu possa, Senhor, ser e ver a mudança que eu quero fazer no mundo. Que eu possa testemunhar um mundo melhor, com mais paz e com mais amor em suas múltiplas dimensões, com justiça e com solidariedade. Perdoe-me Senhor, pelas minhas fraquezas e pelas minhas dúvidas. Desculpe-me as minhas incertezas, as minhas falhas, as minhas quedas, e por tantas horas em que não fui capaz de entender o Teu Amor precioso aqui próximo a mim, por não Te ter acolhido em algumas vezes, num abraço forte a me acalentar na hora do sofrimento, da dor e da solidão.
Em meu rosto, um brilho diferente, já que até as estrelas revelam sua grande mudança e o seu brilho em qualquer tempo. Estou mudando para este novo tempo que se apresenta, que deve ser de mais segurança nas tarefas e lutas diárias, mais tolerante nos desafios, mais maduro nas responsabilidades e que, de maneira inconteste, Tu estás perto.
Um ano mais velho fisicamente, mas com alegria, paz e serenidade. Sinto que é bom estar mais velho e poder ter tido a oportunidade de experimentar tanto em tão pouco tempo, vivendo e recordando a memória do que já passou e construindo a memória do que virá no porvir, onde passei, o que senti, o que vi e onde o teu Amor nunca me faltou. Por tudo isso, completar mais um ano e celebrar mais uma vez essa data é mais que um simples privilégio, é algo único na trajetória ainda curta, algo sublime, algo marcante, algo místico, algo histórico e de verdade muito interessante.
Obrigado especialmente por minha mãe, Socorro, por meu pai Jocelino (in memoriam) e por meu padrasto João Paes (in memoriam), que são ou foram instrumentos da Vida, do Amor incondicional e por me permitir viver e compartilhar esse mesmo Amor. Essas pessoas são muito mais do que pensam/pensaram ser. Obrigado pela Tia Iolanda (in memoriam), que de forma especial, compartilhou com o ser que sou, pois também amou, do seu jeito, com o seu sorriso e com o seu cuidado.
Essa é a minha família, Senhor, também Tua. Obrigado pelos que através dela estão ao meu lado. Minhas lágrimas são de saudades pela família que está agora ao Teu lado, Senhor. Obrigado por meus dois irmãos Danilo Augusto e Jocelino Filho (Nenê), que são uma parte de mim, antes e depois de mim, cada à sua maneira, ajudando a perceber não somente o Teu Amor, mas contribuindo para que eu continue a lutar por esse Dom, o Dom de ter uma família! E isso abrange a minha sobrinha Beatriz, a única a ocupar um lugar todo especial que reservei neste coração, para sempre, e a compreender até mesmo que a distância na pode ser e nem será empecilho ao Amor que existe em nós, apesar de tudo!
Obrigado Senhor, por todos os meus professores e professoras, que me ajudaram a construir a minha formação e a me tornar melhor como pessoa e profissional, no Externato Santo Antônio, no Instituto Santa Teresinha e na Universidade Federal do Pará, acolhendo meus anseios humanos e minha sede do saber.
Obrigado pelos que fazem e fizeram parte da minha vida, especialmente aqueles que não estão mais aqui. Obrigado por todos os meus inúmeros amigos e amigas, os que estão no coração guardados num lugar seguro, e aos que mesmo distantes são tão preciosos para mim. Que eles sejam teus amigos e amigas, Senhor, para encontrar e experimentar esse mesmo Amor com a Tua bondade.
Obrigado pelos milhares de alunos e alunas, de todos os tempos e de todos os lugares onde eu pude estar, levar e trazer um pouco de Amor. Que eles saibam, todos, que podem contar com o meu apoio, carinho e compreensão para sempre, em tudo. Obrigado por meus afilhados e afilhadas, a quem dedico meu carinho e onde Teu Amor pode fluir por mim, permitindo chegar até eles com meu abraço e com minha bênção.
Meu maior desejo é que todos continuem aqui, vendo a vida com otimismo e alegria, e que esta energia que se aloja no meu peito ainda jovem, esse pensamento inconformado e a sede de justiça e paz que vaga no sangue, seja sem limites para poder fazer mais de acordo com necessidades pessoas e com as necessidades do mundo.
Eu tenho muitos sonhos, e quero cultivá-los com cuidado, para que eu possa ver realizados esses firmes objetivos de uma vida melhor para todos ao meu redor. Esses sonhos, compartilhados com meus amigos, alunos e familiares são o meu tesouro mais precioso e por eles lutarei aqui durante a minha Vida para torná-los realidade, a cada dia, em cada gesto, palavra e testemunho até o último dia. Senhor, às vezes, reflito que é bom e ruim não poder fazer tudo, já que assim posso lutar para desbravar novos territórios da Vida.
Esse é o meu maior presente, o de poder lutar para ser mais em qualidade e quantidade, pois o Amor que dedico à Vida e tudo ao seu redor se multiplica naqueles que estão aqui junto a mim, seja como pessoa, seja como profissional, seja como voluntário do Leonismo e do LEOismo, seja na História, seja em qualquer lugar, onde  me permitem viver e dividir esses sonhos e ideais.
Senhor, esteja em minha voz, fale por mim, siga comigo os meus caminhos, vele por meu sono no  meu quarto, leia comigo os muitos livros, ajude a enxugar as lágrimas quando vierem, sorria e gargalhe comigo, Senhor, e me dê hoje aquele abraço. E ama-me, Senhor, do jeito que eu sou, cheio e vazio ao mesmo tempo, nesses trinta e poucos anos. Ama-me, Senhor, pelo Amor do Amor somente.
Obrigado, Senhor, finalmente, pelas pessoas que amei, que amo e que amaram, muito ou pouco, cada uma do seu jeito, às vezes sem dizer nada ou até mesmo sem muita coisa, mas que dedicaram um pouco de tempo a mim, que estiveram comigo nas horas em que mais precisei... as horas em que não pude alcançar, pelo tamanho das minhas pequenas asas e pelo peso dos meus grandes erros o Teu Amor maior. Essas pessoas estiveram aqui... estão e estarão ainda, mesmo que a vida lá fora diga não!
Obrigado, Senhor, até mesmo pelos meus erros, que me fazem pensar e querer ser um dia melhor do que hoje. Eles me ensinam que não posso me afastar do Teu Amor e que preciso muito mais desse Amor nesse futuro que virá.
Obrigado, portanto, por tudo! Exatamente tudo! Feliz Aniversário, Vida.
Sou eu, teu, Dário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário