quinta-feira, 30 de agosto de 2012

LEO Clube de Bragança: 15 anos (1997-2012)

O LEO Clube de Bragança já existiu em duas versões anteriores, sendo fundados pelo Lions Clube de Bragança, porém se extinguiram. Muitos dos associados daquela época se tornaram líderes nos trabalhos que exercem nos dias atuais.

Foto 1: Página da Revista Região, de Bragança. Fonte: Acervo pessoal.

Em 1997, um grupo de 11 jovens liderados por Jorge Furtado Figueiró e Gláucia Nazaré Lima da Silva se reuniu no dia 08 de fevereiro, às 09 horas, na Casa do Leão, com o objetivo de fundar mais uma vez esse clube de jovens em Bragança. O grupo cresceu e aos poucos foi se consolidando, amadurecendo ideiais e atuando na cidade, tendo o apoio do LEO Clube de Capitão Poço/PA e o trabalho do então CLEO Antônio Edson Xavier Ângelo, que era associado daquele LEO Clube.

Foto 2: Reunião de formação do LEO Clube, com a participação de associados de Capitão Poço. Fonte: Acervo pessoal

O pedido de certificação do LEO Clube foi enviado via fax no dia 11 de agosto, da residência do CL Constâncio Figueiró, às 16 horas, sendo aceito. O Certificado de Organização foi emitido no dia posterior pela Sede Internacional juntamente com as pastas dos associados fundadores. A data de 12 de agosto de 1997 é considerada para Lions Clubes Internacional como a data oficial de criação do LEO Clube de Bragança.

Foto 3: Associados fundadores do LEO Clube de Bragança na primeira atividade formal, na comemoração do Dia dos Pais, no Lions Clube. Fonte: Acervo pessoal.

Porém, a fundação ocorreu somente em 30 de agosto de 1997 quando o CL Manuel Leite Carneiro, Governador do então Distrito L-26, visitou oficialmente o Lions Clube de Bragança. Dezenas de associados Leão e convidados prestigiaram aquela solenidade e comemoraram a fundação desse LEO Clube.

Foto 4: Associados fundadores do LEO Clube de Bragança. Fonte: Acervo pessoal.

Os Associados LEO fundadores foram:
Alcides Rufino de Oliveira Neto
Alessandro da Luz Alfonso
Aline Silva Fontinele
Dário Benedito Rodrigues Nonato da Silva
Denner William do Socorro de Macêdo Ribeiro
Eraclides Antônio Cordeiro da Silva
Flávio Furtado Figueiró
Gláucia Nazaré Lima da Silva
Jorge Furtado Figueiró
Kátia Cirley Mendes dos Santos
Kelly Cynthia Mendes dos Santos
Kennya Fernanda Teixeira da Silva
Kleyton Davy Mendes dos Santos
Marcus Fabrício Bezerra Lopes
Mariano Rocha de Oliveira Neto
Rosiane Mabilias da Costa Massias
Ruth Helena Couto Câmara
Silvana da Conceição Souza Ferreira e
Thaise Cristina Santos Wanderley.

Foto 5: Primeira Diretoria do LEO Clube de Bragança sendo empossada. Fonte: Acervo pessoal.

O primeiro presidente foi o CLEO Dário Benedito Rodrigues Nonato da Silva, que junto com mais 18 associados, passaram a se dedicar ao serviço voluntário, à assistência social e à defesa de direitos socioassistenciais e da Juventude bragantina. E a primeira Diretoria eleita e empossada foi:
Presidente: CLEO Dário Benedito Rodrigues Nonato da Silva
1º Vice-presidente: CLEO Alcides Rufino de Oliveira Neto
2º Vice-presidente: CLEO Flávio Furtado Figueiró
1ª Secretária: CLEO Gláucia Nazaré Lima da Silva
2ª Secretária: CLEO Alessandro da Luz Alfonso           
1ª Tesoureira: CLEO Aline Silva Fontinele
1ª Teosureira: CLEO Rosiane Mabilias Costa Massias
Diretora Social: CLEO Silvana da Conceição Souza Ferreira
Diretor Animador: CLEO Denner William do Socorro de Macêdo Ribeiro
Diretor de Patrimônio: CLEO Marcus Fabrício Bezerra Lopes
1º Vogal: CLEO Kátia Cirley Mendes dos Santos
2º Vogal: CLEO Ruth Helena Couto Câmara
3º Vogal: CLEO Mariano Rocha de Oliveira Neto
Conselheiro LEO: CL Waltenir Corrêa dos Santos

Na época, eram dirigentes Leonísticos e LEOísticos:
Presidente do Lions Clube de Bragança: CL Constâncio Nery Figueiró,
Governador do Distrito L-26: CL Manoel Leite Carneiro
Assessora Distrital de LEO Clubes: CaL Maria Tereza Klautau Guimarães
Presidente Distrito LEO L-26: CLEO Cledemilton Araújo Silva
Presidente do DM L LEO Brasil: Fabiano Mehmeri Gusmão Santos

Foto 6: Primeiro aniversário do LEO Clube de Bragança. Fonte: Acervo pessoal.

O LEO Clube participou de inúmeros eventos, sempre com uma contribuição séria e responsável em todos eles. E já realizou muitos outros, com a colaboração de parceiros e instituições. Foi através dos trabalhos voluntários do LEO Clube de Bragança que o município teve seu primeiro Programa de Educação e Melhoria da Qualidade de Vida no Trânsito, em junho de 2006, diminuindo em muito o índice de acidentes, por meio de campanhas de conscientização e educação, o que incentivou várias escolas e estudantes a realizarem trabalho semelhante.

Foto 7: LEO Clube de Bragança em campanha de Educação no Trânsito em 2005. Fonte: Acervo pessoal.

Foto 8: LEO Clube de Bragança distribuía cestas básicas no Natal de 2005. Fonte: Acervo pessoal.

Além das campanhas, foi ideia do LEO Clube organizar uma das primeiras festas do Halloween, na Sede do Lions Clube, o que durou por nove anos consecutivos. E a organização de seu Desfile Cívico na Semana da Pátria, sempre com o apoio do Lions Clube padrinho, ocorreu de maneira regular em seus 15 anos.

Foto 9: II Festa do Halloween 1998. Fonte: Acervo pessoal.

Pelo LEO Clube de Bragança, diversos associados foram membros de diversos colegiados, como o Conselho Municipal das Cidades, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal do Programa Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, além de ser reconhecido pelo Poder Público como Entidade de Utilidade Pública Municipal, pela Lei n.º 3.859, de 31 de maio de 2006, cujo requerimento foi de autoria da então vereadora Simone Maria Morgado Ferreira.

Foto 10: LEO Clube de Bragança coordena o Dia do Voluntariado em 2000. Fonte: Acervo pessoal.

Foto 11: LEO Clube de Bragança em reunião do Conselho Municipal de Assistência Social em 2007. Fonte: Acervo pessoal.

O LEO Clube de Bragança foi agraciado com títulos importantes, em eventos e outras ações, com destaque para a construção do Plano Diretor Municipal Participativo de Bragança, de diversas conferências no Município de Bragança e em nível regional e nacional, como a 1ª Conferência de Políticas Públicas para a Juventude, em 2008, quando várias de suas propostas foram defendidas e aprovadas em Brasília. Isso gerou a ideia de organizar, a cada dois anos, o Seminário da Juventude contra a Violência, que já foi feito em duas edições, com a participação de centenas de jovens, adolescentes e adultos.

Foto 12: LEO Clube de Bragança desfila no 07 de setembro, em 2000. Fonte: Acervo pessoal.

Nos eventos do segmento LEOístico, o LEO Clube já organizou reuniões de Região LEOística, de Conselho Distrital, três Conferências Distritais (em 2002, 2008 e 2012) e uma Conferência de Distrito Múltiplo LEO (em 2006). Do LEO Clube foram eleitos três presidentes do Distrito LEO LA-6 sendo o CLEO Dário Benedito Rodrigues Nonato da Silva (AL. 2004-2005), CLEO Madison Vinícius Sousa Borges (AL. 2005-2006) e CLEO Gerson Alves Guimarães Júnior (AL. 2011-2012 e AL. 2012-2013), único Presidente Distrital reeleito em toda a história do Distrito LEO desde 1983.

Foto 13: LEO Clube de Bragança sedia conferência distrital em 2012. Fonte: Acervo pessoal.

Além de exercer a função de Presidente Distrital, o CLEO Dário Benedito Rodrigues Nonato da Silva foi eleito e exerceu as funções de Presidente do Distrito Múltiplo LEO LA (AL. 2006-2007) e de Coordenador Nacional do Comitê de Integração LEOística Brasileiro, eleito na cidade de Mariana (Minas Gerais), no ano de 2006, durante o Fórum LEOístico Brasileiro. Um de seus grandes trabalhos foi a coordenação da publicação da Cartilha de LEO Clubes do Brasil, por muito tempo um excelente manual de conhecimento dos propósitos do movimento de LEO Clubes no Brasil.

Foto 14: Prêmio LEO do Ano entregue ao CLEO Dário Benedito Rodrigues pelo Presidente Internacional CL Jimmy Ross, em João Pessoa/PB, em 2007. Fonte: Acervo pessoal.

Para além das expectativas, o CLEO Dário Benedito Rodrigues Nonato da Silva foi agraciado com a maior honraria de Lions Clubes Internacional, sendo o Sócio LEO do Ano 2005-2006, único em toda a Região Norte do Brasil e na Amazônia, um dos poucos no Distrito Múltiplo LEO LA, motivo de grande orgulho para ele e para o conjunto dos associados/as LEO.

Foto 15: Posse da atual Diretoria do LEO Clube de Bragança, em 2012. Fonte: Acervo pessoal.

Observação importante: O uso desse material sem a prévia consulta ao autor não está autorizada e se constitui em crime sujeito às penalidades da legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário