domingo, 5 de agosto de 2012

Michael Phelps: o maior atleta olímpico da História

O nadador estadunidense Michael Phelps tornou-se o maior atleta olímpico de toda a História, com a sua participação nas Olimpíadas de Londres 2012 (30ª edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna). Será quase impossível superar as marcas e conquistas que Phelps realizou na História do esporte internacional, em seu esporte específico, a natação.

Foto/Fonte: Revista Veja (Editora Abril) 2012.

Michael Fred Phelps II nasceu e se criou em Baltimore, Estado de Maryland (EUA) em 30 de junho de 1985. Estudou na Rodgers Forge e se formou na Towson High School, em 2003. Seu pai, Fred Phelps, trabalha na Polícia do Estado de Maryland e sua mãe, Debbie Davisson Phelps, é diretora de uma escola. Seus pais são divorciados desde 1994. O casal tem ainda duas filhas mais velhas que Michael, também nadadoras, Whitney e Hilary, sendo que Whitney ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Atlanta em 1996 na prova 4x200m Livres.
Em sua juventude, Phelps foi diagnosticado com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Começou a nadar aos 7 anos de idade, por influência de suas irmãs. Ele se destacou como um excelente nadador, e quando tinha 10 anos de idade quebrou o recorde nacional de natação para sua idade.
Phelps é reconhecido por seu grande êxito na natação, o que inclui uma extraordinária marca de oito medalhas nas Olimpíadas de Pequim em 2008, todas de ouro (100m e 200m borboleta, 200m e 400m estilos, 4x100 estilos e 4x200 livres,200m livres e 4x100m livres), o recorde de maior número de medalhas ganhas em uma única Olimpíada, que pertencia a seu compatriota Mark Spitz desde as Olimpíadas de Munique (1972). Seus títulos internacionais, junto com seus vários recordes mundiais, fizeram com que ele vencesse os prêmios de Nadador do Ano por 4 vezes, em 2003, 2004, 2006 e 2007.
Após sua participação na terceira Olimpíada de sua carreira (Londres 2012), anunciou sua aposentadoria, entrando para a História do esporte, considerado um dos maiores atletas de todos os tempos. Phelps quebrou trinta e sete recordes mundiais e conquistou o maior número de medalhas de ouro (oito) olímpicas em uma única edição, feito realizado nas Olimpíadas de Pequim, na China em 2008.
E as quebras de recordes não pararam por aí. Quatro anos mais tarde, ao obter a sua 19ª medalha olímpica em Londres, tornou-se também o atleta mais medalhado da história dos Jogos Olímpicos, batendo o recorde que pertencia a Larissa Latynina, ginasta da extinta União Soviética, que detinha 18 medalhas no total em sua carreira.
Ao vencer a prova dos 200 metros estilos, nos Jogos Olímpicos de 2012, tornou-se o primeiro nadador do mundo a conquistar um titulo olímpico por três vezes consecutivas na mesma especialidade em nível individual, feito que já tinha realizado, porém em prova coletiva, a prova de 4x200 metros livres.
Possui um total de 21 medalhas em três Jogos Olímpicos. Chega ao fim de carreira como o maior atleta olímpico que já existiu. Será difícil alguém superar o que fez Michael Phelps nas Olimpíadas, fora as outras 35 medalhas em mundiais e diversos recordes mundiais e olímpicos. Phelps deixa a vida de atleta e passa para o nível das lendas vivas do esporte, com apenas 27 anos de idade e todos nós, da contemporaneidade, podemos dizer que tivemos o privilégio de vê-lo nadar. Abaixo, quadro de comparação entre Michael Phelps e Lrissa Latynina, os dois maiores atletas olimpícos da História.

Fonte: CBS New, 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário