segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Bragança do Pará recebeu jovens de Bragança de Portugal para intercâmbio cultural e educacional

Na última sexta-feira, dia 17 de agosto de 2012, a convite da Prefeitura Municipal de Bragança (PA), e representando o Campus Universitário de Bragança (UFPA), participei da recepção dos jovens João Carlos Borges Gonçalves e César Belmiro da Silva Midião, estudantes do Instituto Politécnico da Cidade de Bragança (Portugal). Os estudantes vieram ao Brasil através do intercâmbio mantido por aquela cidade com a sua co-irmã paraense, documento assinado entre o prefeito municipal Edson Luiz Oliveira e o presidente da Câmara de Bragança António Jorge Nunes, em 20 de fevereiro de 2009.
Os jovens bragançanos portugueses João Carlos e César Belmiro irão ministrar cursos de Informática e de Agroecologia, no IFPA Bragança, para jovens bragantinos, estabelecendo a troca de experiências e conhecimentos. A última visita da cidade co-irmã se deu em abril de 2012, quando Bragança sediou um evento envolvendo as riquezas literárias e culturais das duas cidades.

Convênio de Cooperação Mútua – Segundo o documento do convênio, assinado em 2009, a cooperação entre as duas cidades caracteriza-se por um empenho especial de instituições e dos cidadãos, no sentido de conferir um impulso ao desenvolvimento e promoção da cidadania e da cultura.
O convênio tem como objetivo o intercâmbio de experiências, alargando conhecimentos ao funcionamento das instituições, à economia local, aos serviços públicos, à saúde, à educação, às condições de vida, ao respeito e consideração mútuos, bem como ao reforço da identidade cultural e da riqueza histórica que aproxima as duas cidades de Bragança.
As duas cidades se comprometeram a manter intercâmbios culturais e científicos, envolvendo instituições de Ensino Superior e de Educação Tecnológica, promovendo oportunidades de contato com a cultura e com a educação das cidades. A Universidade Federal do Pará atua diretamente nesse sentido, através da Casa de Estudos Luso-Amazônicos, pertencente à Pró-Reitoria de Relações Internacionais, direcionando ações de intercâmbio para jovens, protagonistas em ações afirmativas de educação de suas instituições, como o Instituto Federal do Pará, que enviou no ano passado dois jovens para a cidade portuguesa.

Foto: Com Raimundo Nonato (servidor PMB), os bragançanos João Carlos Gonçalves, César Belmiro, Jader Turiel (Assessoria de Comunicação), Nazaré Freitas (Secretária de Cultura, Desportos e de Turismo) e Cibele Guimarães Pessoa (Secretária de Administração).

Recepção – A recepção aconteceu na sede administrativa da Prefeitura de Bragança (altos do Banco do Brasil), iniciada pelo prefeito municipal Edson Oliveira. A jovem cantora bragantina Judite Nascimento entoou o Hino Nacional Brasileiro, seguida dos pronunciamentos de boas-vindas.
O prefeito comentou que a experiência dos portugueses no Pará é de grande importância e a troca de conhecimento será o maior resultado alcançado pelo intercâmbio mantido entre Bragança do Pará e Bragança de Portugal, comentando ainda o empenho da administração municipal que enviou jovens bragantinos, que retornarão ao Brasil nesta segunda-feira, depois de um ano inteiro de estudos em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário