domingo, 5 de agosto de 2012

50 anos depois, morte de Marilyn Monroe é ainda um mistério

Há 50 anos, na manhã de 5 de agosto de 1962, aos 36 anos, falecia Marilyn Monroe, em sua casa enquanto dormia, em Brentwood, na Califórnia (EUA). A notícia foi dada e logo gerou um choque na mídia, que explorou sobremaneira o caráter misterioso em que se deu a morte de um dos mais famosos e imitados ícones da época e da história do século XX.

Foto: Marilyn, aos 36 anos, fotografada por Bern Stern, seis semanas antes de sua morte, em 1962.

Com o nome de batismo Norma Jeane Mortensen, Marilyn tornou-se famosa por seus diversos casamentos, casos amorosos com personalidades (entres elas o presidente dos Estados Unidos John Kennedy) e suas interpretações, nem tão marcantes dramaticamente, mas cheias de astúcia e sensualidade, brilho e beleza.

Pergunta-se ainda hoje, passados 50 anos, quem matou Marilyn Monroe?

O detetive Milo Speriglio revelou, em 2001, outra versão para a morte da atriz, uma histórica trágica e aterrorizante por detrás do sinistro desaparecimento de Monroe. Ela era uma mulher que amava homens poderosos e muito perigosos e sabia de vários segredos escandalosos e morreu quando jurou “contar” tudo. Teve um caso com John Kennedy (JFK) e depois com o seu irmão Robert Kennedy. Esse segundo relacionamento era considerado uma forma de estar perto do seu verdadeiro amor JFK.
Vamos à versão de Speriglio. O chamado do Dr. Engelberg, médico particular de Marilyn, foi feito às 4h35 da manhã. O sargento Jack Clemmons, do Distrito Policial de West Los Angeles, foi convocado pelo médico, informando a morte de uma mulher de 36 anos. Imediatamente, Clemmons foi à casa da atriz. Lá a governanta, Eunice Murray, o conduziu até o quarto da estrela. No caminho, ela comentou que encontrou o corpo pouco depois da meia-noite, após ver luz saindo por debaixo da porta do quarto de dormir.
Ao entrar no quarto, estavam lá o médico Engelberg e o psiquiatra que tratava de Marilyn, Dr. Greenson. A expressão de Engelberg era de remorso e Greenson tinha um “sorriso amarelo e não parecia natural”, segundo a descrição de Clemmons. O corpo de Marilyn estava nu, caído em diagonal sobre a cama, de barriga para baixo, com os pés enrolados num acolchoado e com o braço direito esticado segurando o telefone.
Todos os que estavam na casa omitiram diversos fatos e muitos detalhes, mentindo em seus testemunhos à Polícia. Tempos depois, descobriu-se que a governanta era uma amiga de longa data do psiquiatra de Marilyn. Peter Lawford era cunhado dos Kennedy, a assessora de Marilyn era também muito chegada à família do psiquiatra. Entre outros fatos se chega à conclusão de que Marilyn estava cercada por funcionários e pessoas que a vigiavam de uma forma ou de outra.

Fonte e imagens: Diversos sites da internet.

Teoria conspiratória?

Uma teoria conspiratória da morte da estrela foi levantada, devido ao seu envolvimento com o clã dos Kennedy e com os gângsters, e que somada à rivalidade que isso envolvia e uma espécie de acerto de contas podem explicar o fato de que todos os cômodos da casa de Marilyn possuíam gravadores escondidos, inclusive o seu quarto e o seu banheiro.
Prevaleceu, no entanto, uma versão oficial de que Marilyn morreu por overdose na ingestão de barbitúricos. Ninguém sabe de fato o que aconteceu naquela noite. Ouviu-se o barulho de um helicóptero rondando o céu de sua casa e uma ambulância foi vista esperando fora da atriz antes que a empregada (uma governanta, na verdade) desse o alarme da morte de Monroe.

Foto: Marilyn é encontrada morta, em 05 de agosto de 1962, em seu quarto.

As gravações de seus telefonemas (seu telefone estava grampeado!) e outras evidências da morte de Monroe desapareceram. O relatório da autópsia foi perdido de forma totalmente misteriosa. A documentação do FBI sobre seu falecimento foi suprimida e muitos dos amigos de Marilyn que tentaram investigar o que aconteceu receberam diversas ameaças de morte.
Com as linhas telefônicas de sua casa grampeadas, Marilyn era monitorada 24 horas por dia por algum grupo ou por várias pessoas. Qual o motivo de todo esse grampo telefônico? Segundo a investigação feita por Milo, os gângsters fizeram esse grampeamento com o intuito de gravar alguma conversa entre Marilyn e o então presidente Kennedy, para incriminarem-no.
No dia da morte de Marilyn, por volta das 4 horas da tarde algumas senhoras que estavam jogando cartas numa casa bem próxima à de Marilyn viram Robert Kennedy e "um homem com uma maleta de médico" entrar na casa dela. Esse homem poderia ser o médico particular ou o psiquiatra particular dela.
Naquela tarde, Robert e Marilyn discutiram muito, pois Robert havia prometido se casar com ela e interrompeu o relacionamento, o que a deixou em desespero e falta de controle emocional, o que era uma forte característica de sua personalidade. Sabe-se muito pouco sobre o que se passou daí em diante. No entanto, algumas gravações foram recuperadas.
Quando o policial chega à casa, encontrou o médico e o psiquiatra de Marilyn sentados em frente à cama da atriz e que a expressão do psiquiatra naquele momento era de culpa. Disse o investigador: “Posso dizer que foi ele quem aplicou a injeção de Nembutal líquido. Vale lembrar que naquele dia, naquele momento, foi a chance de calar Marilyn. Não esqueça de que ela havia marcado uma coletiva com a imprensa dizendo que iria contar tudo”, ressaltou o policial.

Detalhes da autópsia do corpo de Marilyn

O legista responsável pela autopsia de Marilyn, Dr. Naguchi, reconheceu que a autópsia foi  incompleta. Segundo ele, antes mesmo do corpo chegar ao necrotério todos já haviam fixado o suicídio da atriz como causa mortis. Assim, os procedimentos da autópsia já estavam direcionados levando em conta esse motivo.
Porém, isso não impediu que Noguchi, mesmo contrariando ordens superiores, examinasse e reconhecesse que se ela tivesse se suicidado ingerindo os comprimidos oralmente, todo o trato digestivo estaria amarelo devido aos corantes que são adicionados nesse tipo de remédio. Além do que o estômago e o intestino estavam vazios e de acordo com o exame de sangue e com a análise de pedaços do fígado, o nível da substância se encontrava altíssimo no sangue e não no fígado. Uma verdade que talvez nunca será desvendada.

Foto: Marilyn Monroe morta, em registro da polícia em 05 de agosto de 1962.

Isso pode provar que a substância foi injetada diretamente na corrente sanguínea de Marilyn. Se ela tivesse ingerido os comprimidos a alta concentração da substância se daria em outros órgãos. Talvez fosse um modo de calarem a estonteante Marilyn Monroe para sempre, o que acabou acontecendo. A causa da morte oficial foi divulgada como sendo efeito do consumo exagerado de barbitúricos e a não-oficial uma conspiração da CIA que resultou em assassinato, por seu caso com a família Kennedy.

Últimas imagens de Marilyn Monroe

Sua última sessão de fotos, feita seis semanas antes da morte, revelou para o fotógrafo nova-iorquino Bern Stern, hoje com 82 anos, uma Marilyn que havia passado por uma cirurgia para retirada da vesícula, mas que não queria disfarçar a cicatriz que mostrava um corte no abdômen.
Stern desejava fotografar a atriz não tendo a ideia que anos depois seria lembrado por ter sido o último fotógrafo a captar imagens da atriz. No ensaio feito no hotel Bel-Air, na suíte 261, Marilyn pediu três garrafas de champanhe Dom Pérignon, safra de 1953, exigência anterior da diva para se deixar fotografar.

Foto: Último ensaio de Marilyn, por Bern Stern, seis semanas antes de sua morte, em junho de 1962.

No dia 8 de agosto de 1962, o corpo de Marilyn Monroe foi velado no Corridor of Memories, n.º 24, no Westwood Memorial Park em Los Angeles (EUA). Se estivesse viva, Marilyn teria completado 86 anos em 2012. Ainda continua sendo uma das estrelas mais famosas de Hollywood de todos os tempos e sua figura e imagens a tornaram um símbolo de sensualidade e um ícone de popularidade do século XX. Segundo diversas pesquisas na imprensa internacional, Marilyn Monroe foi considerada a mulher do milênio.

Foto: A antológica cena de Marilyn no filme "O pecado mora ao lado", de Billy Wilder, em 1955.

Fonte e imagens: Diversos sites da internet.
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marilyn_Monroe
Site oficial de Marilyn Monroe: http://marilynmonroe.com

30 comentários:

  1. essa atriz sempre deve ser lembrada pelo seu talento e pela sua morte pois quem fez isso ainda nao consegui dormir em paz fique com DEUS

    ResponderExcluir
  2. o último ensaio de marilyn foi para o fotógrafo george barris em julho de 62.e ñ para bern stern em junho de 62...

    ResponderExcluir
  3. Linda demais, ela me encanta, não por sua beleza mais pelo poder que tinha em suas mãos por dominar e não se deixar ser dominada.

    ResponderExcluir
  4. Tão linda e um olhar bem profundo e triste...Pra mim esse é um dos mistérios. essa beleza doida, que só alguns enxergam...Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Marilyn Monroe..morreu bem nova e bela

    ResponderExcluir
  6. E ameaçar a família Kennedy já não era uma forma de suicídio? Beleza Americana...

    ResponderExcluir
  7. Será eternamente uma referência de beleza ,e principalmente como mulher....I love you Merilyn

    ResponderExcluir
  8. piriguete já existia desde antigamente ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e cérebro tambem, mas tem gente que ainda não descobriu.

      Excluir
    2. Na minha opinião ela caiu numa doce inlusão ,usaram ela como boneca de vitrine .depois descartaram .Pois para eles seus delirius e depressão já estavam ficando muito alarmantes.

      Excluir
  9. Marilyn Monroe, foi uma mulher de respeito porém não respeitada. A questão nem sempre é quem somos, mas com quem nos envolvemos... esse foi o mal na vida da Marilyn. Uma estrela, bem sucedida, bonita, desejada por todos, super talentosa e corajosa. Teve sua vida BRUTALMENTE interrompida por uma família de canalhas aos 36 anos de idade. Um pecado!!! Uma vida toda pela frente... Um talento perdido. Muita maldade! Janaína Caetano Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma linda talentosa porem problematica que morreu do jeito quem viveu com polemica !

      Excluir
  10. Marilyn Monroe é uma grande inspiração que tenho Em Minha vida.. Ela sempre foi uma mulher maravilhosa, Linda e elegante.. Correu atrás de seus sonhos,e encarou o preconceito de milhões de pessoas e mesmo Com isso nunca perdeu seu humor e humildade.. Infelizmente pessoas erram e o maior erro de Marilyn foi Te se envolvido Com aquela família , que tirou a vida dela Com a maior frieza.. So posso dizer que Ela Sim foi um exemplo de mulher ( é ate hj ) , mas algumas pessoas daquela época não viam isso nela so viam como símbolo sexual.. Aquela família conseguiu oq queria que era calar Ela pra sempre, mas não conseguiram que MARILYN MONROE perdece seu Brilho !

    ResponderExcluir
  11. Nossa estou horrorizada, achei que tinha morrido por causas naturais, que pena era uma belíssima mulher, uma beleza extraordinária não merecia ter tido esse fim !

    ResponderExcluir
  12. Linda e estonteante! Assiati a vários documentário e entedi todos os seus devaneios e problemas! Acho que foi morta pelos Kennedys!

    ResponderExcluir
  13. acredito q tenha sido crime passional,tanto o ex presidente e ela foram mortos sem explicação
    lendo um livro de chico xavier ele relata q numa viagem ao exterior ele viu o espirito dela desorientado q dizia se lembrar de ter deitado p/dormir e n acordou mais
    ele escreveu um livro baseado nela estantes da vida

    ResponderExcluir
  14. Ela era linda e tinha muito talento... Conseguiu muita grana com seu jeito de ser, pois alem de ser linda e cobiçada por todos ela tb conquistava o mundo com sua simplicidade ! Parte ruin disso era os inúmeros olhos gordos de muitas mulheres que se sentia ameaçadas de ficar sem seus maridos pois todos ficavam atrás dela e por fim terminou que ela se envolveu com a pior das famílias ( a família Kennedy) pois está está nítido que eles sim a mataram ... Eles tinham o poder na mão.

    ResponderExcluir
  15. Linda , pra sempre será lembrada, família Kennedy destruiu essa linda mulher... Eles tinha o poder e inúmeras mulheres sentiam ameaçadas por ver ser maridos correndo atrás dela como cachorros no sio.

    ResponderExcluir
  16. Gente oque que é isso ? Uma pena que até hoje não se tenha descoberto oque realmente aconteceu com ela.. Eu considero ela como a mulher do milênio..

    ResponderExcluir
  17. Um grupo seleto de pessoas sabem o que realmente ocorreu, mas conseguiram manter escondido todo esse tempo. O negócio é tão perigoso que tbm os empregados foram "obrigados" a mentir. Eles sempre sabem de muita coisa. Pode ter sido passional, ela podia saber demais... ela ia dar uma coletiva "contando tudo", com isso assinou sua sentença de morte. Não tenho uma admiração profunda por ela e nem por nenhum artista, somente aprecio seus trabalhos e nada mais. Agora ela já deve estar em paz no plano espiritual.

    ResponderExcluir
  18. Acho que faltou apoio de uma familia solida coisa que ela nunca teve..Pobre menina tao linda e jovem infelizmente nao encontrou o homem certo pra amá-la de verdade!

    ResponderExcluir
  19. Tudo indica que quem matou Marilyn Monroe foi seu próprio médico ao injetar a suposta injeção para tentar reanima la. tudo isso para encobrir a sujeira da família maldita. A família Kenedy carregava uma maldição não era a toa não.

    ResponderExcluir
  20. ELA É A PROVA DE QUE PRA SER SEXY NÃO PRECISA SER VULGAR,TÃO POUCO SER TURBINADA E CHEIA DE BOTOS E ETC...MAS SIM BELEZA SEM RETOQUES DE BISTURIS OU SEJA A MULHER TEM QUE SE SENTIR SEXY.

    ResponderExcluir
  21. MARILYN PROVOU QUE PRA SER LINDA E SEXY NÃO ERA NECESSÁRIO UM CORPO TÃO PERFEITO AS CUSTAS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS,E SIM QUE A SENSUALIDADE ESTÁ NA ESSÊNCIA DE SENTIR SEXY...PENA TER TIDO UMA VIDA TÃO CONTURBADA.

    ResponderExcluir
  22. eu acredito que ela tenha ingerido doses excessivas de remédio,a Marilyn tinha depressão, mas não acredito em suicídio, menos ainda em assassinato, por outro lado, fico indignada porque muitas pessoas só criticam a Marilyn, mas poucas pessoas olham-na pelo lado humano, tantas atrizes fizeram coisas muito piores e ninguém fala nada. Marilyn é uma estrela e uma estrela eterna, que nunca será esquecida, deixem-na descansar em paz..

    ResponderExcluir
  23. Linda Marilyn Monroe, tinha alma de criança, num corpo de mulher. Ela era linda, tanto por dentro como por fora, e infelizmente foi assassinada. Aquela estória que dizem que ela falou para o pastor Billy Graha, que não precisava de Jesus, quando ele foi pregar pra ela, foi uma farsa inventada por evangélicos, e até hoje eles fazem vídeos, e textos afirmando isso, mas o próprio pastor Billy Graha desmentiu. Em 1999 leiloaram uma bíblia que pertencia a ela, provando ainda mais que ela acreditava em DEUS, e em JESUS. Estou falando isso, porque muita gente quer justificar que ela morreu porque teria blasfemado. Marilyn Monroe, te amo, você sempre viverá na memória de todos nós que te amamos

    ResponderExcluir