sábado, 3 de março de 2012

Notícia no Jornal O Liberal sobre Reforma de Escolas Estaduais em Prédios Históricos (de 03.03.2012)

PROGRAMA VAI RESTAURAR ESCOLAS ESTADUAIS

REFORMA

A "Barão do Rio Branco" será a primeira das 14 que serão recuperadas

Em meio aos festejos do centenário da Escola Estadual Barão do Rio Branco, o governador do Estado, Simão Jatene, lançou na manhã de ontem, o programa Mais Saber. Entre os destaques do programa estão a recuperação e restauro da rede física escolar, implantação do sistema de tempo integral nas escolas, melhoria do Ensino Médio por meio de parcerias com fundações, aceleração da aprendizagem para combater a defasagem escolar, além da premiação de servidores e alunos que se destacam na comunidade estudantil. A escola Barão do Rio Branco será a primeira agraciada com a restauração de suas dependências. Somente as reformas custarão aos cofres do Estado cerca de R$ 100 milhões. O secretario de Educação, Cláudio Ribeiro, e o secretário Especial de Promoção Social do Pará, Nilson Pinto, também estiveram no lançamento.

O Mais Saber será coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e ainda este ano, cerca de 150 escolas em todo o Pará serão reformadas. "Sabemos que nem todas as escolas serão reformadas este ano, mas não existe solução mágica! Faremos reformas de qualidade, não só pintura de parede. Se conseguirmos reformar pelo menos metade das escolas durante este mandato será um grande passo, o que não podemos é fazer tudo ao mesmo tempo", disse Jatene. A expectativa é que, nos próximos três anos, 600 unidades da rede sejam reestruturadas pelo programa.

A reforma das escolas situadas em prédios históricos é outra das fases do programa. O governador Simão Jatene ressaltou a importância desses locais. "A restauração desta escola tem um significado especial, e será a primeira das quatorze já agendadas. Cuidar da memória é importante, pois quem tem alma, história e memória, tem futuro", disse, sob os aplausos das centenas de estudantes e funcionários presentes na solenidade.

Jatene ressaltou ainda a importância da educação em seu mandato. "É uma prioridade para nós, a Educação, e é um desafio também, pois não podemos ficar só no discurso. Este programa é fruto de uma análise que fizemos em 2011 e definimos, então, as ações que irão mudar de forma estrutural a educação deste Estado", afirmou.

Sobre o programa Mais Saber, o secretário estadual de Educação, Cláudio Ribeiro,comemorou a natureza dos investimentos. "O Estado nunca teve um programa maciço de investimentos na rede como o Mais Saber. Vamos começar com a recuperação e restauro da rede física, mas já garantindo também outras melhorias pedagógicas para a qualidade de trabalho do professor e de aprendizagem do aluno", observou.

CENTENÁRIO

A Escola Estadual Barão do Rio Branco será totalmente reformada com investimento de R$ 1,6 milhão. A comunidade estudantil comemorou os investimentos. O aluno da 6ª série do Ensino Fundamental, Josué dos Santos, de 13 anos, disse que a escola representa uma "segunda casa" e que receber, depois da reforma, uma casa nova, será um grande presente para todos os alunos. "A reforma será muito importante para todos nós, pois aqui temos uma segunda família e uma segunda casa. E ter a sua casa reformada é sempre bom", disse ele.

Fonte: http://www.portalorm.com.br/oliberal (versão eletrônica)

Imagem: Jornal O Liberal, versão impressa, de 03.03.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário