sábado, 3 de dezembro de 2011

Vicente Salles recebe título de doutor "Honoris Causa"

Foi uma tarde de homenagens e emoção. Assim, a Universidade Federal do Pará (UFPA) concedeu nesta sexta-feira, 2, o título de doutor “Honoris Causa” ao professor Vicente Salles, pesquisador, historiador, folclorista e musicólogo. A honraria se deve ao seu longo trabalho na pesquisa da cultura paraense e brasileira. Esse é o mais alto título dado por uma universidade a uma personalidade com grande destaque nas artes, ciências, filosofia, letras, na promoção da paz, de causas humanitárias e também por sua boa reputação, virtude e mérito. A cerimônia teve transmissão ao vivo pela internet, por meio do site Coisas de Negro.

A cerimônia – Vicente Salles chegou acompanhado de sua mulher, a musicista Marena Salles, e de uma comitiva formada pelo reitor da UFPA, Carlos Maneschy, a antropóloga Anaísa Virgolino; o historiador Geraldo Coelho; o diretor do Instituto de Ciências da Arte (ICA), professor Celson Henrique Sousa Gomes; o poeta João de Jesus Paes Loureiro; o cartunista Ubiratan Porto e o maestro Jonas Arraes.

No auditório, fizeram parte da mesa o reitor da UFPA, acompanhado pelo vice-reitor, professor Horácio Schneider, e o homenageado, Vicente Sales. O pró-reitor de Relações Internacionais (Prointer), professor Flávio Nassar, fez a saudação contando um pouco da trajetória de vida do pesquisador, o qual passou de menino pobre, do interior paraense, até o título de doutor “Honoris Causa”. O pró-reitor fez uma comparação entre as novas tecnologias e a vida do homenageado, de compartilhamento do seu conhecimento com a sociedade, e destacou que sua contribuição para a cultura paraense e brasileira faz com que ele seja merecedor de todas as homenagens. “É o reconhecimento de um dos maiores intelectuais da Amazônia e, com certeza, do Brasil, o qual deu uma contribuição muito grande para a cultura brasileira.”

Carta - Logo em seguida, o reitor fez a leitura do termo de concessão do título ao agraciado, e Vicente Salles leu a carta que enviou ao reitor da UFPA, agradecendo o convite da Universidade, falando do orgulho que sentia por ter recebido tão alta honraria. A esposa do professor, Marena Salles, fez um breve e emocionante pronunciamento, lembrando passagens da vida familiar e mostrando o orgulho que sente pelo companheirismo e amor que os une, inclusive porque ela é sua colaboradora no trabalho.

Inestimável contribuição - O reitor, em seu discurso, destacou a inestimável contribuição do novo doutor "Honoris Causa". Carlos Maneschy disse, ainda, que a cerimônia “é a prova de que o conhecimento não está restrito apenas ao ambiente acadêmico. É o reconhecimento de um grande talento e de sua produção intelectual, mostrando que a produção do conhecimento não é apenas gerada dentro da instituição universitária. Vicente Salles tem uma densidade científica em todas as áreas, e o reconhecimento da UFPA a ele é mais do que merecido.”

Para o pesquisador Vicente Sales, o título foi recebido com muita emoção. “Me sinto extremamente honrado. Foi um coroamento de algo inesperado. Receber um grande título desses pela Universidade, e aos 80 anos, a satisfação é muito grande.”

Homenagem musical – Da solenidade de entrega do título, a homenagem se estendeu ao pátio da Reitoria da UFPA, com as apresentações de grupos de música pesquisados por Vicente Salles. Apresentaram-se o grupo de carimbó “Filhos do Quilombo”, da comunidade Quilombola de Moju; o Coro Infanto-Juvenil do Projeto Cururu, da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, em Belém; e o Grupo de Rabeca, do município de Bragança.

Lançamento - Durante a homenagem, foi lançado o CD “Retreta Paraense – com dobrados, dobros e hinos”. A obra é resultado de pesquisas realizadas por Vicente Salles, em 1996, quando ele visitou vários municípios do Pará, registrando manifestações culturais e musicais tipicamente paraenses.

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre Moraes

Fonte: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=5304

Nenhum comentário:

Postar um comentário