sábado, 24 de dezembro de 2011

A valorização da gastronomia bragantina

A convite, participei de uma noite de degustação da gastronomia bragantina, resultado de uma oficina de culinária promovida pela Sociedade Beneficente Artística Bragantina, que ajuda na coordenação da Festividade de São Benedito, com o apoio da Angel Eventos (leia-se Prof. Álvaro do Espírito Santo). O evento aconteceu no Trópico's Restô e Eventos, ontem, 22 de dezembro de 2011.

A proposta da oficina de culinária foi incentivar a produção de pratos novos e releituras a partir da inserção de sabores e produtos da região bragantina, como mariscos e ervas, para nós já bastante conhecidos e consumidos quotidianamente, como o tucupi, o arubé entre outros. Antes da degustação dos pratos, foi apresentado um documentário de divulgação do trabalho de Ophir Oliveira no exterior e no Brasil, com ênfase à participação do nosso chef bragantino em diversos eventos e cursos pelo mundo.

A oficina foi ministrada pelo chef Ophir Oliveira e chef Fabio Scilia, que apresentaram em conjunto uma entrada chamada "Bragançinha", com tomates italianos, queijos e biju (sim, biju de Bragança!), depois uma massa com mariscos denominada "Ajuruteua" (para os atrevidos, com farinha!) e o delicioso "Peixe à Capitoa", prato de sucesso do chef Ophir. A sobremesa foi uma releitura do brownie, inventado nos Estados Unidos e que se tornou bem bragantino com o sorvete de bacuri e uma pequena dose de geleia de groselha, intitulado "Bacuriteua". Tudo estava uma delícia!

Foram homenageados personalidades da gastronomia bragantina como o Sr. Manoel “Boca de Bagre” (Ajuruetua) e a querida Dona Vitória (Restaurante Vitória), que fazem história com os seus pratos e delícias elogiadas pelos chefs presentes.

Entre os diversos convidados, dirigentes da Festividade, da Marujada de São Benedito, autoridades políticas, professores e juízes da Festividade desse ano. A grata surpresa foi reencontrar minha querida amiga Luana Sousa de Oliveira, mestre em Turismo, Juíza da Festividade de 2008 (comigo), filha de Ophir e Telma Oliveira e passar esta noite na companhia de Nazaré Freitas (titular SECULD/SETUR), Rosa Helena Oliveira (Coord. UFPA Bragança), Gilberto Oliveira (titular SEPLAN/SEGAB), Clemente Schwartz (jornal Folha do Atlântico) e Vanessa Ribeiro (rep. Dep. Simone Morgado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário