segunda-feira, 30 de maio de 2011

Eu estou no Cartaz do Círio de Nazaré 2011!

Eis que estou no Cartaz do Círio de Nazaré 2011! Recebi a notícia de uma ex-aluna Evelyn Teixeira (BBS, 2001-2002) hoje pela manhã. Através de um projeto surpreendente, a Mendes Comunicação uniu tecnologia à devoção para confeccionar o Cartaz do Círio deste ano. Qualquer pessoa teve a oportunidade de estar no cartaz ao lado de Nossa Senhora de Nazaré. Minha foto está marcada num quadro em vermelho. Para visualizar melhor o Cartaz, clique na imagem e abra o site da Mendes Comunicação, agência voluntária do Círio de Nazaré desde 1991.

A ideia foi mostrar a diversidade da fé e suas várias faces. Participei através do site www.ciriodenazare.com.br/cartaz2011 e respondi à pergunta: “Por que você quer que a sua foto faça parte do cartaz do Círio 2011?” fazendo o upload de uma foto. Aqueles que tiveram as respostas mais interessantes tiveram suas fotos selecionadas.

A divulgação do resultado foi feita no dia 27 de maio de 2011, sexta-feira passada, na ocasião do lançamento oficial do cartaz do Círio 2011. O cartaz do Círio é um dos maiores ícones da festa. No ano passado, foram impressos e distribuídos 850.000 cartazes, a maior tiragem de cartaz de festa religiosa do Brasil. Este ano, a tiragem deve ultrapassar os 880.000 cartazes.

Notícia do site da Mendes Comunicação:

Foi apresentado hoje, na Praça Santuário de Nazaré, pelo Arcebispo de Belém, D. Alberto Taveira Corrêa, o Cartaz do Círio 2011. Na ocasião, o Padre José Ramos, Reitor da Basílica-Santuário de Nazaré e presidente da Diretoria da Festa de Nazaré, fez a seguinte explanação, que reproduzimos. O cartaz, desde o ano de 1991, é criação da Mendes, agência voluntária do Círio.

“Entre os muitos símbolos marcantes da história do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém do Pará, o CARTAZ tem assumido ao longo dos anos um importante papel na apresentação desta que é a maior festa religiosa do Mundo. Passou de uma simples peça de divulgação a uma verdadeira obra de arte, com local de destaque em todos os lares, repartições públicas, empresas, etc., não só no Pará como nos outros Estados brasileiros.

A grande procura e, consequentemente, o aumento de sua tiragem a cada ano mostram bem esta realidade. Pesquisas conjuntas do DIEESE/PA e Diretoria da Festa de Nazaré apontam que, em 2011, o cartaz do Círio vai bater um novo recorde: serão confeccionados 880 mil exemplares, a maior tiragem nos últimos 12 anos.

O primeiro Cartaz do Círio de que se tem notícia foi produzido em 1882; festeja, portanto, 129 anos de criação. Mas o Cartaz 2011 quer honrar a Virgem de Nazaré ilustrando a grandiosidade de sua Festa homenageando as pessoas que fazem com que o Círio seja a maior procissão católica do Mundo. Donde a grande novidade: o fundo do Cartaz consiste numa espécie de mosaico feito com fotos doadas espontaneamente pelos próprios fiéis.

Na verdade, essa ideia desenvolvida pela Mendes Comunicação quer ilustrar o cumprimento daquela profecia cantada pela própria Virgem Nazarena: “Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas” (Lucas 1, 48-49).

Feliz Círio a todos!”

Fonte: http://mendescomunicacao.blogspot.com/2011/05/o-cartaz-do-cirio-2011.html

Um comentário:

  1. Até hoje fico emocionada ao ver o cartaz. Não moro em Belem, mas minha filha qdo passava no onibus tomava a benção.. olhando o cartaz!

    ResponderExcluir