segunda-feira, 16 de maio de 2011

Em 17 de maio de 1844, nasceu Mâncio Ribeiro, em Bragança

Mâncio Caetano Ribeiro nasceu em Bragança, no dia 17 de maio de 1844, filho do coronel Miguel Caetano Ribeiro e Feliciana Ribeiro. Seu pai foi nomeado Coletor das Rendas Nacionais pela Câmara da vila de Bragança em 1838, função que exerceu até 1843. Miguel também foi vogal da Câmara de Bragança de 1849 a 1852, sendo também presidente deste colegiado. Seus irmãos eram o engenheiro Boaventura Caetano Ribeiro, o bacharel em direito Thomaz de Paula Ribeiro, Marinho Caetano Ribeiro, Josefa Ribeiro da Silveira e Francisca Ribeiro do Espírito Santo. Mâncio estudou o primário em Bragança.

Vida Religiosa

Mudou-se para Belém, onde foi matriculado no Seminário, por Dom Antônio Macêdo Costa, que à época era o bispo do Pará e que reconheceu o talento e a vocação religiosa do jovem rapaz, descrito por alguns escritores como um estudante de evidente inteligência e apego aos estudos.

De Belém, o seminarista Mâncio Ribeiro foi enviado a Roma, onde cursou o Colégio Pio Latino Americano. Anos mais tarde, foi transferido para o Colégio Pio São Suplício, na França, onde foi ordenado sacerdote, em seguida doutorando-se em Direito Canônico.

Celebrou sua primeira missa em 29 de julho (algumas informações indicam o mês de maio e/ou junho) de 1871, na Capela de São Pedro em Roma, iniciando sua vida religiosa. Regressando ao Pará, exerceu a função de Vigário em diversas paróquias, entre elas a da Vigia (por 14 anos) e a de Bragança (de dezembro de 1871 a janeiro de 1872), sendo mais tarde, nomeado coadjutor de Sant’Ana. Foi Cura da Sé por 22 anos, já Cônego, atuando como um defensor da Igreja Católica e rigoroso sacerdote. Mais tarde, foi agraciado com o título eclesiástico de Monsenhor. Seus paroquianos lhe devotavam grande admiração e carinho.

Na época, impôs respeito às ordens emanadas de Roma, com forte pulso evangelizador no período conhecido como Romanização, que compreende o final século XIX, onde a Igreja buscava uma maior afirmação de suas tradições e regras institucionais. Quando deixou as funções de Cura da Sé em Belém, por razões políticas do início da República no Brasil e no Pará, seus amigos paroquianos demonstraram grande insatisfação.

Trajetória Política

Pertenceu durante a Monarquia (1822-1889) ao Partido Conservador e na República (a partir de 1889) ao Partido Republicano Federal. Foi eleito Deputado Estadual (1882-1885), mandato que não lhe foi revogado, sendo adepto do Laurismo. Ocupou vários cargos políticos, dentre os quais o de Diretor da Instrução Publica no Pará, em 1889, servindo às causas do Partido Republicano Federal ao qual era filiado. Debateu fortemente o projeto de reforma da instrução pública (nº 1.547/1883), na sessão da Assembleia Provincial do Pará. Mâncio temia a “perigosa organização das escolas neutras, isto é, onde seja vedado ao professor pronunciar o nome de Deus” , na sessão de 03 de abril de 1883, em que discutiu outro projeto, de nº 1.548, que pretendia reformar o Instituto Paraense de Educandos Artífices.

Em seguida, foi eleito Senador pelo PRF recebendo expressiva votação nas urnas pelo eleitorado paraense. Ao término do seu mandato, o partido manteve Monsenhor Mâncio na cadeira de Senador pelo Pará, porém, apesar de eleito, foi afastado por fraude.

No Jornalismo

Na imprensa, Monsenhor Mâncio Caetano Ribeiro se destacou no exercício do jornalismo com perspicácia e combatividade. Em Vigia Nazaré, no Pará, fundou o jornal denominado de Órgão do Partido Católico e na capital foi proprietário e diretor do Jornal Gram Pará e do Correio Paraense.

Nessas circunstâncias e como vários eclesiásticos e simpatizantes do Ultramontanismo, alguns deles vinculados ao Partido Conservador, Mâncio tentava conquistar a opinião dos leitores em favor de interesses católicos no período. Ele e o bispo do Pará mantinham uma parceria política e religiosa, como por exemplo no desejo de fundar na Amazônia um partido católico.

Fim

Segundo alguns autores, Monsenhor Mâncio Ribeiro adoeceu e ficou acamado de 21 de julho de 1916 na Santa Casa de Misericórdia do Pará com uma forte infecção intestinal, sem melhora em seu quadro médico, o que ocasionou seu falecimento no dia 29 de julho de 1916. Ainda, segundo atestado médico, Mâncio Ribeiro sofria de arteriosclerose e uremia (doença conhecida como insuficiência renal, com aumento significativo de uréia no sangue). Segundo testemunhas, poucas horas antes de morrer, lembrava a um grupo de pessoas do hospital onde se internou a circunstância de haver sido um dos promotores da compra do terreno e da construção do prédio da Santa Casa de Misericórdia, local aonde veio a falecer.

No mesmo dia, às sete da manhã, o padre Cândido da Rocha celebrou a missa de corpo presente na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na intenção de Monsenhor Mâncio Ribeiro. O enterro realizou-se no dia 29 de julho de 1916, às quatro da tarde, saindo da casa à rua Dr. Assis, número 44.

Monsenhor Mâncio Ribeiro deixou naquela capital, à época, os irmãos Marinho Caetano Ribeiro, Josefa Ribeiro da Silva e Francisca Ribeiro do Espírito Santo. Segundo algumas fontes jornalísticas, encontradas no Arquivo Público do Estado do Pará, existe um conflito de informações acerca da morte de Mâncio Ribeiro, como sendo em junho de 1916, diferindo ainda da data de 19 para 15 de junho.

Escola Monsenhor Mâncio Ribeiro

Em 15 de agosto de 1929, o Governador do Pará, Sr. Eurico de Freitas Vale, o Intendente de Bragança, Sr. José Severino Lopes de Queirós e o Diretor da Instrução Pública do Pará e Secretário Geral do Estado, Sr. Oscar da Cunha Barreto, deram início às obras do prédio que abrigaria o antigo Grupo Escolar Corrêa de Freitas, mais tarde chamado de Grupo Escolar Monsenhor Mâncio Ribeiro, com a instalação da pedra fundamental, envolta em jornais do dia e moedas correntes do país, evento que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. O prédio em forma de palacete foi solenemente inaugurado em 03 de outubro de 1931, servindo por mais de 76 anos como escola que formou gerações de bragantinos/as. O prédio hoje se encontra em estado avançado de abandono e degradação.

Referências:

* Cronologia Eclesiástica da Amazônia, de Dom Alberto Gaudêncio Ramos. pp. 45-71.

* As atribulações de um Doutor Eclesiástico na Amazônia na passagem do século XIX ou como a política mexe com a Igreja Católica, de Raymundo Heraldo Maués, Professor Emérito da UFPA.

* O Imaginário Divino e o amor da Pátria: tensões entre a igreja e a instrução pública nas províncias amazônicas, de Irma Rizzi, Professora Adjunta da UFRJ.

* Civilização Católica: D. Macêdo Costa e o Desenvolvimento da Amazônia na segunda metade do século XIX, de Karla Denise Martins.

* Jornal do Caeté, edição de 20.03.1949.

* Jornal do Caeté, edição de 04.07.1953.

* Revista Bragança Ilustrada, n.º 07 e 08, maio/junho 1952.

* Revista de Cultura do Pará, n. 1, jun. 1991, vol. 12, p. 64-65.

Imagem: Quadro de Mâncio Ribeiro, acervo da Escola Monsenhor Mâncio Ribeiro, em Bragança/PA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário