domingo, 29 de maio de 2011

Agência do Banco do Brasil promove Palestra sobre História e Cultura de Bragança

A agência do Banco do Brasil de Bragança no intuito de propiciar alternativas de qualidade ao trabalho e ao desenvolvimento pessoal de seus/suas funcionários/as vem promovendo ações em diversas áreas (saúde, lazer, formação continuada, cultura, etc.) e na sexta-feira, 27 de maio, ofereceu ao seu corpo funcional um momento de apresentação acerca da História e da Cultura de Bragança/PA. Fui o ministrante desse momento e pude transmitir algumas informações de nossa rica trajetória histórica, fruto de pesquisas mais antigas e de algumas informações bem recentes do passado e da memória bragantina.
Na ocasião, abordei temas da História de Bragança colonial até o período áureo da Estrada de Ferro de Bragança (1908-1965), além de falar do Patrimônio Histórico e Cultural. Os/as funcionários/as estavam todos presentes e puderam interagir comigo nesse momento. Percebi o grande interesse pelo tema proposto e avalio positivamente esses bons propósitos de instituições como o Banco do Brasil na promoção de valores como a conscientização histórica e cultural, o que ajuda de forma inconteste os/as funcionários/as a perceberem as relações sociais e até mesmo econômicas de uma dada sociedade (no caso, Bragança), além do sentimento de pertencimento a uma terra que os/as acolhe no âmbito do trabalho.
Agradeço, de forma especial, à gerência da Agência do Banco do Brasil, nas pessoas dos amigos Amaral e a Joozevelt (Zuza), pelo convite, pela oportunidade e pela gentileza com que me acolheram, assim como às informações que pude transmistir. Voltaremos com o tema Festividade e Marujada de São Benedito numa outra ocasião, mais próxima do período beneditino. Veja as fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário