quarta-feira, 13 de março de 2013

"Habemvs Papam". Jorge Mario Bergoglio é eleito o Papa Francisco

Imagem: Papa Francisco na sacada da Catedral de São Pedro. Fonte: Fotografia direta da televisão (2013).

O Cardeal Jorge Mário Bergoglio, nasceu em Buenos Aires, no dia 17 de dezembro de 1936, sendo religioso da Companhia de Jesus, jesuíta, era Arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998.
Formou-se em Engenharia Química, mas escolheu posteriormente o sacerdócio, entrando para o seminário em Villa Devoto. Em março de 1958, ingressou no Noviciado da Companhia de Jesus. Em 1963, ele estudou Humanidades no Chile, retornando posteriormente a Buenos Aires.
Entre 1964 de 1965, Bergoglio foi professor de Literatura e Psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé e, em 1966, ensinou as mesmas matérias em um colégio de Buenos Aires. De 1967 a 1970, estudou Teologia.
Recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro de 1969, pela imposição das mãos de Dom Ramón José Castellano. Foi ordenado Bispo no dia 27 de junho de 1992, pela imposição das mãos de Dom Antônio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás. Elevado a Arcebispo no dia 03 de junho de 1997.
Foi criado cardeal no Consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido pelo Papa João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino.
Foi eleito hoje, o 266º Sumo Pontífice da Igreja Católica, o Papa, no dia 13 de março de 2013, assumindo o nome de Francisco I. Sendo o primeiro papa descendente das Américas (América Latina) e o primeiro papa da ordem jesuíta. O anúncio de sua eleição deu-se às 19h08 (15h08 horário de Brasília) de hoje, no segundo dia do Conclave para a eleição do sucessor de Bento XVI, após a votação entre 115 cardeais.

Imagem 2: Aparição do Papa Francisco. Fonte: Internet (2013).

O sinal da fumaça branca que saía da chaminé instalada na Capela Sistina estabeleceu o fim do conclave, numa decisão que surpreendeu muitos especialistas em eleições papais, já o cardeal Bergoglio não era citado em algumas das listas de possíveis candidatos.
Em sua primeira aparição, como Francisco, o papa rezou por seu antecessor Bento XVI, pediu orações para si e retirou-se educadamente desejando um bom descanso e uma boa noite a todos.
Imediatamente, o site do Vaticano alterou a imagem que indicava Sé Vacante pelo brasão da Igreja Católica (Vaticano), com a inscrição “Habemvs Papam”, que em latim significa “Temos Papa”.

Imagem 3: “Habemvs Papam”. Fonte: Site do Vaticano (2013).

Um comentário:

  1. Esperamos que suas palavras e ações possam suscitar na humanidade um sentimento de paz e amor!

    ResponderExcluir