Editorial
Isso a que chamamos fato não será uma espécie
de iceberg, quero dizer, uma coisa cuja parte visível corresponde apenas a um décimo
de seu todo. Porque a parte invisível do fato está submersa nas águas dum tôrvo
oceano de interesses políticos e econômicos, egoísmos e apetites nacionais e
individuais, isso para não falar nos outros motivos e mistérios da natureza
humana, mais profundos que os do mar. (VERÍSSIMO, 1968).
Este número da Revista HISTEDBR On-line organizado pelos Grupos de
Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil/Secção - PA (HISTED-PA) e
Estudos e Pesquisas em História e Educação (GEPHE), reúne um conjunto de
artigos de pesquisadores de norte a sul do país, preocupados com a difusão do
conhecimento no campo da História da Educação. Os artigos são resultantes de
pesquisas com fontes bibliográficas e documentais realizadas em nível local –Amazônia
- e nacional articulados e, em diálogo, cuja base é a investigação e disponibilização
da produção em história na educação brasileira.
A publicação é mais um
passo no caminho da articulação, local–nacional em que se observam elementos
significativos referentes à História da Educação Brasileira com o debate
regional e local, em diferentes tempos e espaços, buscando sua compreensão e contribuição
nos campos histórico e metodológico por meio da análise e da crítica entre os pesquisadores
da região Norte e do Brasil.
Os vinte e três artigos
que compõem esta edição, apresentam aos leitores várias possibilidades de
produção do conhecimento no campo da história da educação em outras palavras é
uma possibilidade de mostrar, no dizer de Veríssimo, “a parte invisível do fato...”.
(...) Em “Aos “Caboclos
inocentes e de boa fé”: entre educação e outras obras de Dom Eliseu Coroli, em
Bragança (PA), Século XX”, Dário Benedito Rodrigues
Nonato da Silva, Leila do Socorro Rotterdan Oleto e Romyel Dillan Cecim de
Oliveira, lidam com parte do desempenho de D. Eliseu Coroli, bispo católico, na
cidade de Bragança (Pará, Brasil), a partir de fatos relacionados a ele como um
ícone da História recente da região Bragantina, no século XX. Para ler e baixar
o artigo completo, clicar no link acima.
Foto: Dom Eliseu Maria Coroli, em Bragança (PA). Fonte: Acervo IST (2008)
(...) Esse conjunto de
artigos, resenhas e resumos oferecem aos leitores a dimensão da produção do
conhecimento, no campo da história da educação, na Região Amazônica e do Brasil
ao mesmo tempo é um convite à reflexão e ao debate sobre nossa identidade
local, regional e ao mesmo tempo à nacionalidade. Deste modo, com esta edição,
o HISTED-PA e GEPHE esperam contribuir e socializar as produções no campo da
História da Educação.
Organizadoras/es
Prof.ª Maria José Aviz
do Rosário (ICED-UFPA)
Prof.ª Clarice
Nascimento de Melo (ICED-UFPA)
Prof. José Claudinei
Lombardi (FE-UNICAMP)
Prof. Genylton Odilon
Rego da Rocha (ICED-UFPA)
Prof.ª Celita Maria Paes
de Sousa (ICED–UFPA)
Prof.ª Maria de Fátima
Matos de Souza (CFI-UFOPA)
P.S.: A Revista HISTEDBR on-line
é uma publicação do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação
no Brasil – HISTEDBR da Faculdade de Educação/UNICAMP, que tem por objetivo
publicar artigos resultantes de pesquisa ou de reflexão acadêmica, estudos analíticos
e resenhas na área de História da Educação. A Edição n.º 48 da Revista HISTEDBR On-line, está
disponível no link. Clicar para ler toda a revista, registrada sob o ISSN:
1676-2584.
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