sexta-feira, 29 de março de 2013

Artigo "Aos 'Caboclos inocentes e de boa fé': entre educação e outras obras de Dom Eliseu Coroli, em Bragança (PA), século XX", publicado na Revista HISTEDBR on-line

Editorial

 

 Isso a que chamamos fato não será uma espécie de iceberg, quero dizer, uma coisa cuja parte visível corresponde apenas a um décimo de seu todo. Porque a parte invisível do fato está submersa nas águas dum tôrvo oceano de interesses políticos e econômicos, egoísmos e apetites nacionais e individuais, isso para não falar nos outros motivos e mistérios da natureza humana, mais profundos que os do mar. (VERÍSSIMO, 1968).

Este número da Revista HISTEDBR On-line organizado pelos Grupos de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil/Secção - PA (HISTED-PA) e Estudos e Pesquisas em História e Educação (GEPHE), reúne um conjunto de artigos de pesquisadores de norte a sul do país, preocupados com a difusão do conhecimento no campo da História da Educação. Os artigos são resultantes de pesquisas com fontes bibliográficas e documentais realizadas em nível local –Amazônia - e nacional articulados e, em diálogo, cuja base é a investigação e disponibilização da produção em história na educação brasileira.
A publicação é mais um passo no caminho da articulação, local–nacional em que se observam elementos significativos referentes à História da Educação Brasileira com o debate regional e local, em diferentes tempos e espaços, buscando sua compreensão e contribuição nos campos histórico e metodológico por meio da análise e da crítica entre os pesquisadores da região Norte e do Brasil.
Os vinte e três artigos que compõem esta edição, apresentam aos leitores várias possibilidades de produção do conhecimento no campo da história da educação em outras palavras é uma possibilidade de mostrar, no dizer de Veríssimo, “a parte invisível do fato...”.
(...) Em “Aos “Caboclos inocentes e de boa fé”: entre educação e outras obras de Dom Eliseu Coroli, em Bragança (PA), Século XX”, Dário Benedito Rodrigues Nonato da Silva, Leila do Socorro Rotterdan Oleto e Romyel Dillan Cecim de Oliveira, lidam com parte do desempenho de D. Eliseu Coroli, bispo católico, na cidade de Bragança (Pará, Brasil), a partir de fatos relacionados a ele como um ícone da História recente da região Bragantina, no século XX. Para ler e baixar o artigo completo, clicar no link acima.

Foto: Dom Eliseu Maria Coroli, em Bragança (PA). Fonte: Acervo IST (2008)


(...) Esse conjunto de artigos, resenhas e resumos oferecem aos leitores a dimensão da produção do conhecimento, no campo da história da educação, na Região Amazônica e do Brasil ao mesmo tempo é um convite à reflexão e ao debate sobre nossa identidade local, regional e ao mesmo tempo à nacionalidade. Deste modo, com esta edição, o HISTED-PA e GEPHE esperam contribuir e socializar as produções no campo da História da Educação.

Organizadoras/es
Prof.ª Maria José Aviz do Rosário (ICED-UFPA)
Prof.ª Clarice Nascimento de Melo (ICED-UFPA)
Prof. José Claudinei Lombardi (FE-UNICAMP)
Prof. Genylton Odilon Rego da Rocha (ICED-UFPA)
Prof.ª Celita Maria Paes de Sousa (ICED–UFPA)
Prof.ª Maria de Fátima Matos de Souza (CFI-UFOPA)

P.S.: A Revista HISTEDBR on-line é uma publicação do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR da Faculdade de Educação/UNICAMP, que tem por objetivo publicar artigos resultantes de pesquisa ou de reflexão acadêmica, estudos analíticos e resenhas na área de História da Educação. A Edição n.º 48 da Revista HISTEDBR On-line, está disponível no link. Clicar para ler toda a revista, registrada sob o ISSN: 1676-2584.

Nenhum comentário:

Postar um comentário