quarta-feira, 12 de maio de 2010

Superintendente do IPHAN (PA/AP) em visita a Bragança

Foi realizada hoje (12.05.2010) uma reunião com membros da Irmandade da Marujada de São Benedito (Bragança) e a Sra. Maria Dorotéa de Lima, Superintendente Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) nos Estados do Pará e Amapá. A reunião aconteceu no Teatro Museu da Marujada, onde a Superintendente Dorotéa apresntou as etapas para registro de patrimônio imaterial da Marujada junto ao IPHAN.
Ela discorreu sobre o pedido que deverá ser feito pela Marujada e pelo Município de Bragança junto à Presidência do IPHAN para que a manifestação religiosa e cultural do culto a São Benedito possa ser registrada como patrimônio imaterial do Brasil, no segmento das celebrações.
Será um processo longo e que demandará a coleta de todos os registros bibliográficos (de vários aportes teóricos e disciplinas) que tratam da festa de São Benedito, suas origens, características e bens relacionados. A partir do pedido, o IPHAN poderá abrir o processo de inventário da Marujada segundo metodologias próprias e recursos alocados à pesquisa documental e de campo. Em seguida, parte para o momento de sensibilização a fim de colher o maior número possível de assinaturas de apoio ao pedido e só depois, na última etapa, a apresentação de resultados e o decreto com o registro de patrimônio imaterial.Na foto: João Batista Pinheiro, o Careca (Presidente da Marujada), Dorotéa Lima (Superintendente IPHAN PA/AP), eu, Carlos Denizar Souza Machado (Historiador/SEPLAN), Vera Lúcia dos Santos (Tesoureira da Marujada), equipe do IPHAN e Benedita (funcionária do Museu), após a reunião no Teatro Museu da Marujada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário