sábado, 29 de maio de 2010

Por que o baile/festa de Debutantes?

Hoje, apesar dos diversos avanços da tecnologia, da vida moderna e da ampliação do raio de alcance da cultura na sociedade, praticamente em todo o Brasil realiza-se ainda o famoso Baile das Debutantes, que resiste como um evento de tradição no calendário civil e social assim como as festas do Reveillón, Natal, etc.
Não existe outro rito de passagem que venha substituindo ao baile de debutantes, que mantem um charme todo especial nos dias de hoje, organizado com o propósito de, em meio a danças, saraus, banquetes e valsas, apresentar aquela moça à sociedade. Ainda concentra a questão da transição e mudança de idade, conservando traços e estilos de sonho, beleza e encanto.
Imagem: Ilustração de Harrison Fisher, de The Princess Elopes, por Harold MacGrath
A palavra debutante é usada para designar a adolescente que completa 15 anos. Se origina do francês débutante, que significa estreante ou iniciante. O baile é um tipo de rito de passagem onde essa/s adolescente/s participam para comemorar socialmente e/ou em família a data de seu aniversário, quando ela/s é/eram apresentada/s à sociedade, iniciando uma nova fase em sua vida.
A partir de então, do seu "début", a/s jovem/s passava/m a frequentar as reuniões sociais, a usar/em roupas mais adultas e, sobretudo, com a permissão do pai para namorar.
Um lindo e breve poema do site de Mário Prata pode ser uma das melhores descrições desse momento de passagem da menina para moça e mulher.
Debutar
Debutar
é ver menina bonita
deixar vestido de chita,
tirar do cabelo a fita
vestir vestido encantado
de baile, todo enfeitado,
com as cores dos sonhos lindos.
E, em seus olhinhos, sorrindo,
vestir poesia inocente,
vestir poesia que sente
nos versos que o coração
da menina-flor botão
não é mais de uma qualquer.
Pois a noite debutante
transformou aquele instante
flor-menina em flor-mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário