quinta-feira, 4 de julho de 2013

Exposição "França Equinocial para Sempre", de 04.07 a 03.09.2013, no Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Rosário, em Bragança (PA)



Exposição França Equinocial para Sempre,
de 04 de julho a 03 de setembro de 2013,
no Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Rosário, em Bragança (PA).

            “E os índios com os franceses fincaram os estandartes de França no centro desta terra recentemente conquistada não por armas, e sim pela cruz, não pela força, e sim pelo amor”. (Claude d’Abbeville)
            Acontece hoje a abertura da Exposição “França Equinocial para Sempre”, dia 04 de julho, às 19h., no Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Rosário, em homenagem aos 400 anos de Bragança.
            Escolhida em votação como “melhor evento cultural voltado para os 400 anos de São Luís” a Exposição França Equinocial para sempre entrará em cartaz no dia 04 de julho em Bragança (PA). O município paraense completa quatrocentos anos no mês de julho e tem como marco fundacional a passagem do navegador francês Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière, que no dia 08 de julho de 1613 partiu do Porto de Santa Maria (Praia Grande) em São Luís (MA) e reuniu milhares de nativos caetés sob a égide da flor-de-lis.
            De lá partiu para outros lugares da região. O evento ainda hoje é lembrado com orgulho pelos bragantinos, que, sabem da obra civilizatória dos primeiros conquistadores europeus a se reunir oficialmente com os nativos da região amazônica. Se no Maranhão a relação franco-tupi inspirou o surgimento do termo “Ilha do Amor”, entre os bragantinos é lembrada pela expressão “bem-querença”.
            A Exposição conta um pouco da pioneira história de ocupação do Brasil setentrional, através de quadros – pintados em espátula ou tinta e carvão pelo consagrado artista plástico Rogério Martins –, mapas, transcrições de documentos, plotagens com imagens da época, objetos, etc.
            O trabalho é de iniciativa e curadoria do turismólogo e pesquisador Antonio Noberto, e ficará em cartaz até o dia 03 de setembro no Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Rosário, Centro, Bragança (PA).
            No quadricentenário de São Luís (MA), a Exposição foi realizada pela UFMA, UEMA, IHGM e Aliança Francesa de São Luís. Em Bragança a realização é da Prefeitura Municipal de Bragança, com apoio do IFPA, Cia. Beto Bittencourt e Folhagem (Reginaldo Silva). A curadoria é do turismólogo Antonio Noberto.

Um comentário:

  1. Obrigado, professor e colega historiador Dário Benedito, pela bela postagem!
    Não tenho dúvida que a Exposição vem somar nesse belo quadro comemorativo da cidade bragantina, e, sabendo que comungamos do mesmo sentimento positivo quantos aos primeiros colonizadores do Brasil setentrional, fazemos coro uníssono conclamando todos os interessados a conhecer este importante capítulo do Brasil colonial.
    Sua contribuição é importante e decisiva neste propósito.
    Forte abraço do amigo
    Antonio Noberto

    ResponderExcluir