quinta-feira, 4 de julho de 2013

Bragança e a programação dos 400 anos (notícia do Diário do Pará, edição on-line)



Bragança terá programação de aniversário
Quarta-Feira, 03/07/2013

            Uma programação cultural marcará os 400 anos de fundação de Bragança, numa miscelânea de eventos, reunindo nomes do circuito nacional, como Chico César, a paraense Luê, filha do músico bragantino Junior Soares e o cantor Thiaguinho. A agenda iniciou no dia 1º, com as oficinas de percussão ministradas pelo Trio Manari.
            Para garantir toda essa festa, foi necessária a união de muita gente e de entidades entusiasmadas com os quatro séculos da fundação de Bragança, como a Prefeitura Municipal de Bragança, o Governo do Estado do Pará, Rádio Pérola FM e o Instituto Santa Teresinha. Além do espírito de equipe, outra característica da programação é a diversidade, indo desde as opções mais acadêmicas, como as mesas redondas literárias, passando por shows da tradicional MPB, o pagode moderno de Thiaguinho, até as aparelhagens que estão nas paradas de sucesso em todo o Estado.

Temporada de festejos
            Desde o dia 1º deste mês, dezenas de jovens participam das oficinas de percussão ministradas pelo grupo Manari, no Teatro Museu da Marujada, de manhã e à tarde, até sábado (6).
            Amanhã, inicia a exposição França Equinocial, no Museu de Arte Sacra, a partir das 19h. A mostra reúne informações sobre a vinda dos franceses ao Brasil, em 1613. O destaque é a passagem dos desbravadores por Bragança e as influências na região. O público pode conferir até sexta-feira (5).
            Como não poderia deixar de ser, a marujada terá destaque na festa dos 400 anos de Bragança, se apresentando todas as sextas do mês de julho, dias 05, 12, 19 e 26, no Teatro Museu da Marujada, a partir das 19h.
            Haverá também atração musical para os adeptos da música religiosa, na Estação Cultural Armando Bordallo, onde o grupo Som de Adoradores se apresenta às 20h e o Arcano do Rei, às 22h, sexta-feira, 05. Ainda neste segmento, haverá romarias fluviais com saída do porto da Vila Que Era até o trapiche municipal de Bragança, domingo e segunda, dias 07 e 08, de acordo com o horário das marés; e Santa Missa às 06h30, no marco de fundação.
            Assim como a marujada, a banda Cantídio Gouveia, a Furiosa, jamais poderia ficar fora dessa festa, até porque foi com esse objetivo que foi fundada. Portanto, a partir das 19h30, sexta, 05, e segunda, 08, os adeptos de dobrados românticos e tipicamente bragantinos já sabem por onde começar a noite: coreto do Largo de São Benedito, o lugar ideal para tal apresentação.

Mirante
            Durante todos os sábados de julho, o projeto “Pôr do Som”, no Mirante de São Benedito, vai reunir nomes da música local. Dia 06, as atrações serão o Grupo de Rabecas (às 17h30) e a cantora Deliane (às 18h30). Dia 13, a programação fica por conta do Grupo de Rabecas e, em seguida, o cantor Clemente e trio. Dia 20 será a vez da Tribo de Mani (às 18h30) e encerrará com o Grupo Rabecas de Bragança. E no último sábado do mês, dia 27, Carlos Instrumental Gomes (às 17h30) e Grupo Rabecas de Bragança (às 18h30).

Bois
            Repetindo a atuação de anos anteriores, o Festival da Cultura será realizado em Bragança. Este ano terá como enfoque a música regional, reunindo na primeira noite, sábado, 06, o grupo Arraial do Pavulagem com participação de músicos bragantinos, e no domingo, 07, outros talentos caeteuara subirão ao palco na orla, desta feita para participar da apresentação do Arraial do Labioso.
            Entretanto, as três atrações mais esperadas da programação são os cantores Tiaguinho, Chico César e Luê, que se apresentarão simultaneamente na orla e no aeroporto. Segunda feira, 08, a programação da orla iniciará às 20h30 com apresentação do Trio Manari.
            Às 21h30, entra em cena o Coral das 400 Vozes, para em seguida haver a queima de fogos. O show de Chico César iniciará às 22h e Luê encerra a programação no Largo de São Benedito, a partir da meia-noite. Enquanto isso, a festa também acontece no aeroporto, onde as aparelhagens J.A. e Surdão Sound começam a animar desde as 20h. A queima de fogos também será simultânea e, em seguida, Thiaguinho leva o melhor do pagode para os aficionados pelo estilo. Ainda no dia 08, a Orquestra do Theatro da Paz e Coro se apresentam no Instituto Santa Teresinha, às 20h.

Xote
            Bragança é mesmo cultural. Além da Marujada, da banda Furiosa, há ainda mais elementos, como o xote bragantino, que terá seu lugar cativo no barracão armado para a quadra junina, na Estação Cultural Armando Bordallo, onde Casa do Xote (estação), dias 11, 18 e 25.
            A programação contará ainda com o projeto Arte na Praça, que realizará mesa redonda literária, sábado, 13, às 18h, na Barraca da Maruja.
            Mesa redonda literária no barracão da Marujada, às 18h e, no coreto do Largo de São Benedito, farão shows Carlos Instrumental Gomes, às 20h; e Max e Zé Brasil, dia 20, às 20h. Dias 27 e 29, sábado e domingo, haverá projeção e mostra fotográfica, dias 27 e 28, às 19h. O Instituto AMA fará show dentro do Arte na Praça dia 27, às 20h. Também como parte do projeto, dia 13, na orla, a cantina bragantina Judite Nascimento se apresenta 21h e, às 22h, Nilson Chaves, Lucinnha Bastos e Mahrco Monteiro fazem o show Trilogia, a partir das 22h.

Ajurusol
            Como há sete anos consecutivos, o Ajurusol será a programação mais badalada do litoral bragantino, onde shows musicais e o tradicional concurso Miss Ajuruteua serão o centro das atenções. Domingo, 14, o sambista Geraldo Nogueira, entra em cena às 15h, e em seguida será a vez da banda Xeiro Verde. Sábado, 20, Artur Espíndola é quem comanda o samba na beira da praia, a partir das 18h, e domingo, 21, os bragantinos do Pura Malícia iniciam o pagode, às 14h, para depois Marquinho e Banda dar continuidade ao som de muito pop rock.

Rock
            A festa dos 400 anos também abriu espaço para bom e velho rock´n´roll na cidade, onde o estilo será representado pelas bandas bragantinas Sub-OFF e Codex, e pela belenense Madame Saatan, que tem repercussão nacional, sábado, 20, a partir das 20h, no Complexo Esportivo e Cultural Rosa Blanco.
            Na sexta feira, 26, haverá o lançamento do CD “100% Brasil”, de Iracely Rodrigues, às 22h, e dia 27, sábado, haverá mais um concurso Garota Pérola, na Estação Cultural, onde a banda Pé de Cana se apresenta às 22h e a cantora Viviane Batidão, às 00h. Também no dia 27, na praia de Ajuruteua, haverá luau animado pela Manga Atômica, às 19h, e pela cantora Adriana Cavalcante, às 20h30.

Miss
            Dia 28, último domingo de julho, a mais bela do verão bragantino será eleita, durante o concurso Miss Ajuruteua, às 14h, e, a partir das 16h, a festa continua ao som do grupo paraense Jeito Inocente.

Imagem: Acervo pessoal (2013)
Fonte: Diário do Pará (edição on-line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário