quarta-feira, 27 de junho de 2012

Diocese de Bragança (Pará) lança o Ano Mariano 2012-2015

DIOCESE DE BRAGANÇA – ANO MARIANO – 2012-2015
Tema: Mãe de Deus e nossa
Lema: Fazei tudo o que Ele vos disser – Jo 2,5

            A Diocese de Bragança está iniciando um caminho de evangelização que a projeta num quadriênio de grande movimentação: é o Ano Mariano, que se estende de 2012 a 2015.

            O Projeto Ano Mariano nasce da vontade de Dom Luís Ferrando, Bispo Diocesano de Bragança, que, tendo como lema episcopal a palavra da Virgem Maria: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”, quer concluir seu ministério de governo pastoral com uma homenagem à Mãe de Jesus. Sacerdotes, Religiosos, Religiosas, Leigos e Leigas aderiram ao Projeto e logo uma Comissão Central foi formada, tendo como presidente o próprio Bispo, auxiliado por Pe. Gerenaldo Messias, Pe. Aldo Fernandes e o Casal José Ribamar e Maria Inês Oliveira.

            O cronograma das atividades definidas pela Comissão é o seguinte:

- Maio a Novembro de 2012: Formação dos Missionários a nível distrital e paroquial – após os encontros de Formação distrital, em cada Paróquia os Padres e os Missionários deverão formar ao menos 50 Missionários/as (podendo ser bem maior este número, onde for possível), usando o mesmo material aprofundado a nível distrital.

- Junho de 2012: Carta Episcopal da Edição do Ano Mariano e Oração do Ano Mariano.

- Junho de 2012: Concurso da logomarca do Ano Mariano. Edital do Bispo convocando artistas que concorrerão ao prêmio pela logomarca escolhida pela Comissão Central.

- Junho – Agosto de 2012: elaboração de Roteiros Celebrativos e da Metodologia para a Semana Missionária.

- 26-28 de Novembro de 2012: na Assembleia Diocesana de Pastoral, no Centro Guadalupe, agendamento das Semanas Missionárias nas Paróquias, com possível intercâmbio entre elas.

- 8 de Dezembro de 2012: Solene Abertura do Ano Mariano – com Missa na Catedral, em Bragança, às 19h, presentes o Bispo, os Sacerdotes e Missionários/as e todas as Caravanas vindas das Paróquias. Na ocasião, o Bispo vai abençoar e entregar uma Imagem de Nossa Senhora do Rosário para cada Paróquia, que vai peregrinar nas Comunidades da Paróquia até culminar com a Semana Missionária na Matriz paroquial.

- 9 de Dezembro de 2012: pela manhã, Encontro dos Missionários/as com o Bispo e a Comissão Central para aprofundamento da Metodologia da Missão.

- 2013: Nas Famílias, Grupos de Evangelização Domiciliar, Pastorais, Movimentos e Serviços, Encontros de Catequese Orante, com os livrinhos publicados pelo Instituto de Pastoral Regional, sobre 10 temas marianos propostos pelo Bispo Diocesano.

- Fevereiro de 2013 a Outubro de 2015: Missões nas Comunidades Paroquiais e Semanas Missionárias, encerradas com a presença do Bispo Diocesano.

- Novembro de 2015 – Solenidade de Cristo Rei: Solene Eucaristia de Encerramento do Ano Mariano em Bragança, presidida por Dom Luís e concelebrada por todo o Presbitério, com a presença das Caravanas da Diocese de Bragança.

Pe. Aldo Fernandes
Pela Comissão Central do Ano Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário