sexta-feira, 8 de junho de 2012

Centro Educacional João Paulo II inicia atividades educativas em seu projeto Bragança 400 anos

Atendendo ao convite do Centro Educacional João Paulo II estive na última quarta-feira (06 de junho) em atividade de extensão do projeto que coordeno (Reminiscências da História Urbana de Bragança, em fontes do século XX – UFPA, Faculdade de História) ministrando um pequeno city tour histórico com alunos do 5º ano (manhã), pelo Centro Histórico de Bragança.
O percurso se deu na Travessa Senador José Pinheiro, Avenida Visconde do Rio Branco, Largo de São Benedito, Praça Antônio Pereira, Travessa Cônego Miguel, Avenida Marechal Floriano Peixoto e passando por diversos prédios símbolos do patrimônio histórico e arquitetônico de Bragança, como a Casa Madrid, a Residência de João Paes Ramos, a Orla do rio Caeté, a Igreja de São Benedito, o Coreto Pavilhão Antônio Lemos, o Palacete Augusto Corrêa e a Escola Monsenhor Mâncio Ribeiro.
A atividade foi marcada pelo despertar do interesse dessas crianças e adolescentes às questões relacionadas ao reconhecimento do Patrimônio Histórico material e imaterial do qual Bragança é possuidora, não somente através de iniciativas como ir até os locais considerados históricos, mas também de produzir material didático e trabalhos avaliativos com a sua consideração sobre o Patrimônio.
Como um interlocutor, pude apresentar esses pontos, contando com o apoio das professoras do CEJP II que foram atenciosas e prestimosas, sempre incentivando seus alunos à atenção e ao reconhecimento dos significados e valores que o passado pode dar ao presente.
Obrigado às Professoras Yolete Lima, Selma Lima e Syane Garcia pelo convite. Estarei à disposição sempre para colaborar. Abraços aos alunos do 5º ano. Um exemplo a ser seguido por todas as Escolas de Bragança.
Curta as fotos da atividade com alunos do Centro Educacional João Paulo II.


Nenhum comentário:

Postar um comentário