quinta-feira, 26 de abril de 2012

Marujada de São Benedito de Bragança recebe prêmio da CNBB em 2012


A Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, da CNBB, que iniciou sua reunião anual na quarta-feira, 18 de abril, homenageou a Marujada de São Benedito, de Bragança/PA. Dom Luís Ferrando, bispo diocesano de Bragança, que participa da Assembleia Geral, na cidade de Aparecida/SP, recebeu o prêmio de manifestações culturais ofertado pela CNBB.
A Marujada de São Benedito de Bragança, como parte da sua Festividade, teve início em 1798 quando os senhores brancos atendendo ao pedido de seus escravos, permitiram a organização de uma Irmandade em louvor ao Santo Negro e da organização do culto em honra a sua figura católica. O evento se popularizou na segunda metade do século XIX e tornou-se a principal manifestação religiosa, cultural e histórica da cidade de Bragança e do Nordeste paraense, sendo reconhecida como bem cultural imaterial do Estado do Pará em 2009.
Todos os anos a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) homenageia uma Diocese pela preservação da sua cultura. E em 2012, a Marujada de Bragança foi a escolhida.
Parabéns, Bragança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário