segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Faculdade de História (UFPA Bragança) promoverá Minicurso de Análise Documental nos dias 10 e 11 de novembro

Divulgo e convido todos os interessados a participarem do Minicurso “Análise documental”, ministrado pelo Prof. Ipojucan Campos, com carga horária de 4h, nos dias 10 e 11 de novembro próximo (quinta e sexta-feira), na Sala de Vídeo conferência. A proposição e a oferta são da Faculdade História da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança. As inscrições estão sendo feitas na Sala da Faculdade, em horário de funcionamento (manhã e tarde). Serão distribuídos certificados para os participantes ao final do curso.

Apresentação:

O caráter essencial do mini-curso proposto é o de procurar demonstrar e construir possibilidades de análise em torno de documentos como inventários, testamentos, ações de divórcio, processos de defloramento. Destarte, dar-se-á atenção frente qual (is) caminho (s) as fontes sugerem como possibilidade interpretativa. Desta maneira, é alvo de discussão a ideia historiográfica de que o ofício do historiador não se concentra em narrativas pura e simples dos documentos, mas que se faz necessário a elaboração de problemas que emanam de diálogos entre historiador e documento, assim sendo, é fundamental elaborar reflexões no que respeita às concepções do que vem a ser tema, objeto e problema no ofício do historiador.

Justificativa:

A proposta de mini-curso justifica-se por se compreender que há premência na Universidade de se vislumbrar e analisar que o conhecimento histórico emana do compromisso intelectual do historiador com os documentos. Então, compreende-se que expor quais são os sentidos e as razões da relevância do trabalho de pesquisa e a do próprio pesquisador constituem-se em tarefas elementares na presente proposta acadêmica. Assim sendo, outra razão que justifica o presente diálogo localiza-se na compreensão de que nos cursos de História e afins os alunos e professores “necessariamente” interpretam documentos (dados, fontes) distintos, assim é importante fazer compreender que há para as diversas fontes métodos interpretativos, mas que também é necessário e possível formular outros no bojo da reflexão intelectual Universitária.

Objetivos:

Apresentar ao público interessado que os documentos (orais, escritos, iconográficos, e outros) encerram-se na matéria-prima do historiador;

Analisar que são dos documentos que emanam as teses (teorias);

Viabilizar a lógica de que há distinções entre tema, objeto e problema e que tais eixos fazem parte da reflexão do historiador;

Argumentar que a postura do historiador frente aos documentos nunca pode ser a da narrativa (documento pelo documento) e sim a de procurar construir interpretações deles;

Consolidar a compreensão teórico/metodológica de que os documentos jamais podem ser vistos (pelos pesquisadores) como papéis inocentes, pois quem os escreveu possuía interesses, desejos, afã;

Proporcionar a “certeza” de que os documentos são manuscritos elaborados em um dado tempo e espaço, onde necessariamente se envolvem determinados sujeitos sociais e que por essa razão é de suma importância compreender e problematizar as fontes de modo que possam ser interrogadas em relação a quem diz, o quê diz, para quê, para quem, onde, quando, por quê.

Público alvo:

Comunidade acadêmica e professores da educação básica.

Observações:

As inscrições serão feitas na Faculdade de História (horário de funcionamento). A Faculdade de História emitirá certificado de participação.

Imagem: Internet

Um comentário:

  1. Grande mestre....Ipojucan Campos, tive o prazer de te-lo como professor!

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