quinta-feira, 24 de novembro de 2011

1º Colóquio de História da Educação no Pará (Belém/PA, 29 e 30 de novembro de 2011)

I COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO PARÁ

Tema: O ESTADO DO CONHECIMENTO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PARÁ

29 e 30 de novembro de 2011

APRESENTAÇÃO

Na capital do estado do Pará, Belém, há vários grupos de pesquisa cadastrados no CNPq que têm na história da educação sua base de investigação, além de outros que contemplam, dentre suas linhas de pesquisa, este campo do conhecimento. Também, vê-se correntemente no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA e da UEPA serem defendidos estudos no campo da história da educação, mesmo que este não se configure especificamente em ambos os programas em linha ou núcleo. Esse interesse pela história da educação do Pará resultou nos últimos anos em ações significativas.

As parcerias entre pesquisadores do Pará e pesquisadores de outros estados têm, inclusive, resultado em produções coletivas, amplamente divulgadas em eventos de história da educação, como o Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE), e outros, em GTs de história da educação, como as Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd) e os encontros bienais do EPENN. Todavia, no plano interno, ainda predominam ações e projetos isolados, pouco articulados. Esta produção fragmentada e dispersa, embora venha tendo expressividade em âmbito nacional, no plano local, encontra-se invisibilizada.

Em face disto, a Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/NORTE), o Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação (GEPHE) e o Grupo de Pesquisa em História da Educação na Amazônia (GHEDA), com o apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Estadual do Pará (UEPA), vem realizar o 1º Colóquio de História da Educação do Pará, com o objetivo principal de apresentar e debater a produção deste campo do conhecimento, daí a opção em tematizar no evento a “O estado do conhecimento em história da educação do Pará”.

Ao promover condições para que os estudos realizados no campo da história da educação sejam apresentados e debatidos, estaremos institucionalmente fortalecendo o intercâmbio entre pesquisadores, além de estimular a formação de novos investigadores.

OBJETIVOS

- Promover a articulação e integração de pesquisadores em história da educação do Pará, de modo a sedimentar a produção já existente, estimulando novas parcerias e novos estudos; Divulgar os resultados das pesquisas produzidas nos últimos anos;

- Divulgar os resultados de pesquisas produzidas;

- Estimular a formação de novos pesquisadores.

COMUNICAÇÕES COORDENADAS

Dia 29, das 15 às 17h

Dia 30, das 8h30 às 10h30

Comunicação coordenada 1 – História, Educação e Cultura na Amazônia

Coordenadora:

Maria Betânia Barbosa Albuquerque (UEPA)

Participantes:

Ana Cristina Lima da Costa (UEPA)

Leopoldo Nogueira Santana Júnior (UEPA)

Telmo Renato da Silva Araújo (ESMAC)

Comunicação coordenada 12 - De vadios a aprendiz de marinheiro: Educação militar e o papel do arsenal da Marinha na formação da cidadania na Província do Grão-Pará (1870-1920)

Coordenadora:

Shirley Maria Silva Nogueira (ESMAC)

Participantes:

Telmo Renato da Silva Araújo (ESMAC)

Francisca Fontenele (ESMAC)

Comunicação Coordenada 8 - História da Infância e da Educação Infantil no Pará

Coordenadora:

Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho (UFPA)

Participantes:

Celita Maria Paes de Sousa (UFPA)

Tânia Regina Lobato dos Santos (UEPA)

Comunicação coordenada 3 – História da Educação de Mulheres

Coordenadora:

Clarice Nascimento de Melo (UFPA)

Participantes:

Celita Maria Paes de Sousa (UFPA)

Paulo Sérgio de Almeida Corrêa (UFPA)

Comunicação coordenada 11 – Historiografia e Pesquisa Educacional na Amazônia

Coordenador:

Paulo Sérgio de Almeida Corrêa (UFPA)

Participantes:

Joyce Viviane da Silva Mescouto (UFPA)

Marcos Augusto Pereira (UFPA)

Glaybe Antônio Sousa Pimentel (UFPA)

Comunicação coordenada 4 – História da Infância desvalida no Pará do Oitocentos

Coordenadora:

Sônia Maria da Silva Araújo (UFPA)

Participantes:

Laura Maria Silva Araújo Alves (UFPA)

Elianne Barreto Sabino (UFPA)

Andreson Carlos Elias Barbosa (UFPA)

Antonio Valdir Monteiro Duarte (UFU)

Comunicação coordenada 2 – História da Escola Normal do Pará: 1870 a 1930

Coordenadora:

Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza (UEPA)

Avelino de França (UNAMA)

Participante:

Maricilde Oliveira Coelho (Esc. Aplicação UFPA)

Comunicação coordenada 10 – Intelectuais, Discursos e Historia da Educação na Amazônia (Século XX)

Coordenadora:

Letícia Souto Pantoja (UFPA)

Participantes:

Dário Benedito Rodrigues Nonato da Silva (UFPA)

Leila do Socorro Rotterdan Oleto (SEMED)

Romyel Dyllan Cecim de Oliveira Silva (UFPA)

Comunicação coordenada 7 – História da Educação Escolar Indígena e sua Política

Coordenadora:

Neila da Silva Reis (UFPA)

Participantes:

Eneida de Assis Corrêa (UFPA)

Antonio Jorge Paraense da Paixão (SEDUC)

Comunicação Coordenada 9 - Memória, Política e Cultura Escolar nos campos do Pará

Coordenadora:

Ana Lúcia Bentes Dias (UFPA)

Participantes:

Neila da Silva Reis (UFPA)

Francivaldo Alves Nunes (UFPA)

Luiz Carlos de Carvalho Dias (UFPA)

Maura dos Anjos (IFPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário