domingo, 3 de julho de 2011

Minha homenagem a Prof.ª Nazaré Alonso (*16.10.1953, +25.06.2011)

Uma semana após essa sentida perda, presto uma justa homenagem à minha querida amiga e professora incentivadora Maria de Nazaré Alonso de Sousa (*16.10.1953, +25.06.2011), que faleceu na semana passada. Como professora, trabalhou por muitos anos nas Escolas Luiz Paulino Mártires e Augusto Corrêa, em Bragança. Foi uma das colaboradoras na fundação do Clube de Ciências, órgão que coordenou e preparou Feiras das Ciências no Município de Bragança muito antes de várias escolas organizarem suas exposições científicas, feiras das ciências, feiras pedagógicas, com muita dedicação.
Nazaré Alonso foi um exemplo de dedicação à família, todos meus grandes amigos (em especial Daniele Alonso, minha colega de turma durante muitos anos), exemplo de luta nos momentos difíceis e de resignação. Deixará uma grande saudade no coração de muitos/as colegas professores/as, gestores/as e alunos/as por onde passou e pôde trabalhar com afinco e com esmero, sempre com sorriso no rosto e amor no coração.
Recordo-me, em particular, do Projeto de Ciências "Esquistossomose em Bragança", desenvolvido por uma equipe de alunos/as colegas no Instituto Santa Teresinha, avaliado na Feira das Ciências de Bragança em 1989-1990 e levado por ela à Feira das Ciências do Estado do Pará, onde ela e as Professoras Deuzuite Oliveira (LPM) e Maria das Neves Sousa (LPM) cuidaram da comitiva de alunos/as que foram à Belém naquela oportunidade. Estive junto com os alunos no evento e sempre mereci o carinho dessa profissional da Educação, que construiu comigo laços de amizade e afeto.
Minhas condolências e minha oração pela família (esposo, filhos/as, netos/as, genros e nora) pela perda, meu consolo e minha amizade. Ore/reze por nós, Nazaré Alonso. Que suas lições sejam exemplos para todos nós, professores/as, que ainda trabalhamos na promoção da Educação e da elevação da qualidade de vida de nossa comunidade. Com saudades desse "teu menino".

Nenhum comentário:

Postar um comentário