domingo, 31 de julho de 2011

Fim de julho: Bragança e Ajuruteua lotadas!

O final de julho em Bragança foi bastante movimentado devido ao acesso de munícipes, turistas e visitantes que lotaram a cidade, muito por conta da praia de Ajuruteua. Distante 36 quilômetros da sede do município, Ajuruteua foi tomada pelos chamados veranistas e suas famílias, em excursões fretadas ou simplesmente de ônibus ou carro particular. Muitas atrações na cidade, música na praça, concertos de orquestras, propaganda na imprensa (e não foi pouca!), algumas iniciativas e a segurança a postos.

A praia ficou lotada! Estive em Ajuruteua nesse domingo, com Mamãe e Prof.ª Edilza Fontes. A estrutura turística da praia ainda não oferece condições para que o turismo e o potencial de Bragança e consequentemente de Ajuruteua sejam explorados sem tanta agressão ao Meio Ambiente. Muito lixo, desorganização no trânsito e acesso à praia (entrada na praia, mesmo!), pouco ou quase nenhum local de estacionamento, e muita, muita gente.

O lado bom desse turismo sazonal é que Ajuruteua vem mantendo-se na escolha de boa parte dos paraenses e de turistas (muitos estrangeiros, diga-se!), como uma opção a cada mês de julho, seja com excursões, seja passeios familiares, locados, etc. O lado negativo (como em todos os casos!) é que não se oferece pelo lado empresarial um maior e melhor investimento nas condições física e sanitária adequadas à permanência por muito tempo na praia, já que a água não é boa, o lixo ainda fica a céu aberto e as ocupações desordenadas predominam no local. Até quando não sei! Acho que sofreremos ainda uns 10 anos (no mínimo) até encontrarmos quem faça, de verdade, um saneamento em Ajuruteua, para que ela se torne um local bem melhor para os muitos meses de julho de nossas vidas. Mas pela natureza, valeu o passeio! O local é, certamente, abençoado! Só não se pode contar apenas com isso, pois Deus já fez a sua parte.

Veja as fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário