sábado, 25 de junho de 2011

Padre Antônio Maria celebrou, cantou e encantou Bragança

Desde ontem, 24 de junho, festa católica de São João Batista, o Pe. Antônio Maria estava com agenda em Bragança. Pela manhã, celebrou uma missa com impressionante participação da comunidade na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, administrada pelos padres barnabitas.
Às 11h10 da manhã, ele iniciou a Santa Missa, concelebrada por mais quatro sacerdotes (entre eles Pe. Andraci, Pe. Severo Ferrari, Pe. Jeferson e Pe. Gilsomar), com uma multidão que lotou a igreja e participou fervorosamente da liturgia. Vestido com uma casula com a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pe. Antônio Maria fez uma homilia aonde relacionou sua vocação, a missão de evangelizar através da música, a devoção particular do povo em Nossa Senhora e ao santo fundador da Ordem dos Padres Barnabitas, Santo Antônio Maria Zaccaria. Ao final da celebração, após o agradecimento do Vigário da paróquia, ele cantou a música "Nossa Senhora" (de Roberto Carlos) arrancando aplausos efusivos e emocionados da comunidade presente.
Pe. Antônio Maria, que ficou hospedado com sua equipe de show e produção no Marujo's Hotel, almoçou no Noviciado dos Padres Barabitas, e ainda visitou à tarde o Instituto Santa Teresinha onde pôde contactar com as Irmãs Missionárias, a Catedral de Nossa Senhora do Rosário onde rezou no túmulo de Dom Eliseu Maria Coroli e Dom Miguel Giambelli (seu amigo pessoal e incentivador) e a Igreja de São Benedito.
Às 21h, no Complexo Poli Esportivo Dom Eliseu Maria Coroli, Pe. Antônio Maria iniciou seu show, com uma produção bastante organizada e estruturada, com a participação de cerca de 3.500 pessoas que lotaram as arquibancadas e o centro do ginásio. Cantou e encantou, com músicas religiosas, mensagens de fé, muito bom humor e até mesmo com músicas populares em linguagem cristã ou de paz, com ênfase às composições de Roberto Carlos. Num dos momentos mais interessantes do show, ele fez uma união de vários ritmos brasileiros e estrangeiros em louvor a Deus, como o samba, o reggae, forró, rock, frevo, lambada, e até o carimbó do Pará. Ao final, abençoou os presentes, junto com o Pe. Andraci, e marcou seu lugar no coração da comunidade católica bragantina.
Hoje, pela manhã, conversei com ele, no café, no Marujo's Hotel, de forma bastante rápida devido seu deslocamento e viagem de retorno. Autografou meus dois cd's e bençoou a imagem de Nossa Senhora Admirável que presenteei minha mãe e me respondeu a algumas perguntas. Eis:
Prof. Dário: Pe. Antônio Maria, parabéns pelo show, pelo trabalho e por vir a Bragança. Aproveito para lhe fazer algumas perguntas. Como é o trabalho de evangelização com a participação de cantores/as brasileiros da música popular? Isso tem ajudado no seu trabalho de evangelização?
Pe. Antônio Maria: É um apoio importante. Tive a oportunidade de gravar com diversos artistas da música popular brasileira. E isso tem ajudado bastante. Existe uma abertura ao convite de levarem também a mensagem de Deus às pessoas através da música.
Prof. Dário: Ontem o senhor enfatizou bastante as canções de Roberto Carlos no seu show. O que acha da utilização dessas canções como referências de canções também evangelizadoras?
Pe. Antônio Maria: Sem dúvida, Roberto é um artista e compositor privilegiado, e já gravou diversas canções onde fala de Deus, da sua devoção à Nossa Senhora, sobretudo em canções como "Jesus Cristo", "Jesus Salvador", "Todas as Nossas Senhoras" quando fala dos diversos títulos a que recorremos para lembrar de Maria. E isso me inspirou a convidar tantos cantores para junto comigo gravarmos músicas de fé e amor de Deus. Roberto começou a fazer esse trabalho com a popularidade que tem e com a devoção que tem.
Prof. Dário: Como é esse processo de abertura a que se refere? Como se dá isso?
Pe. Antônio Maria: Um exemplo foi esse... estive em Belém nessa semana que passou com Luan Santana, quando nos encontramos. Ele é jovem, tem muito talento e carinho de seus fãs. Nesse dia, no hotel, através de produtores, falei que já havíamos gravado e finalizado um cd com a participação de diversos amigos e daí convidamos Luan Santana para gravarmos juntos e ele disse que seria muito bom, que estava à disposição. Isso é uma excelente oportunidade de evangelizar pela música, com o apoio desses cantores.
Prof. Dário: Ontem no show o senhor se referiu muito a Dom Miguel Giambelli (sacerdote italiano barnabita, bispo diocesano de Bragança 1980-1996; bispo emérito de Bragança 1997-2010, falecido em 26.12.2010) e pôde rezar em seu túmulo na Catedral. Como foi esse contato com Dom Miguel e com Bragança?
Pe. Antônio Maria: É... Dom Miguel sem dúvida foi um grande incentivador meu. Estive em Bragança em 1981 e estava iniciando esse trabalho de cantar, de ser missionário, e falei a ele disso tudo. Estava no comecinho do trabalho. Ele me incentivou muito e me disse vá em frente, continue, esse trabalho é muito importante. Ontem rezei por ele diante de seu túmulo e me lembrei desse fato. E também pude ir ao Colégio Santa Teresinha em contato com as Irmãs, na Catedral e na Igreja de São Benedito. Bragança é linda.
Prof. Dário: O senhor teve a oportunidade de conhecer, por exemplo, os trabalhos de Dom Miguel como bispo, no incentivo à evangelização domicilar e à continuação das obras de seu antecessor em Bragança (falei para ele sobre os diversos trabalhos de Dom Miguel e um pouco de sua trajetória)?
Pe. Antônio Maria: Veja que bom! Dom Miguel era uma pessoa fantástica!
Prof. Dário: Obrigado Pe. Antônio Maria, vou publicar essa conversa no meu blog, onde compartilho algumas coisas da História de Bragança e de pesquisas que faço como historiador. Tenho feito essa contribuição, pelas coisas que estudei sobre Religião e Religiosidade numa cidade muito religiosa (falei a ele sobre as pesquisas em torno das devoções populares em Bragança e na Amazônia, como o Círio de Nazaré em Belém e a festa de São Benedito em Bragança).
Pe. Antônio Maria: Obrigado, meu filho. Parabéns pelo seu testemunho e pelas obras. Que bom!
Ao final, Pe. Antônio Maria pediu a Rian, membro de sua produção, para tirar uma foto de nosso encontro, deixei um cartão com ele e lhe expliquei rapidamente acerca da devoção a São Benedito, um pouco de história da festividade e da indumentária, com os quadros do Marujo's Hotel. Foi um encontro rápido e emocionado. Pe. Antônio Maria mostrou-se bastante feliz por estar aqui no Pará, nessa temporada de shows e missas e já retornou a Belém de onde segue viagem. Abaixo algumas fotos dos momentos do Pe. Antônio Maria em Bragança.

Um comentário:

  1. Parabens Muito bom!!! No dia 02 de Novembro está previsto o Pe. Fabio de Melo em Altamira No Centenario da Cidade....

    ResponderExcluir