sábado, 18 de junho de 2011

Intrépido e Incansável: a atuação educacional de Eliseu Coroli em Bragança - Pará, na primeira metade do século XX (artigo publicado)

INTRÉPIDO E INCANSÁVEL: A ATUAÇÃO EDUCACIONAL DE ELISEU COROLI EM BRAGANÇA - PARÁ, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Prof. M.Sc. Dário Benedito Rodrigues Nonato da Silva* (UFPA Bragança/PA) e

Prof.ª Leila do Socorro Rotterdan Oleto** (SEMED Bragança/PA)

Resumo

Este artigo apresenta parte da atuação educacional de Dom Eliseu Maria Coroli em Bragança, Pará, entre fatos marcantes, intenções e contrariedades. Procura analisar parte de uma farta documentação através da História Social e Cultural, dentro do contexto educacional da primeira metade do século XX em torno da figura do bispo, no cruzamento com relatos orais, dados pessoais, jornais e as relações sociais construídas o que acaba por discutir sua biografia para compreender o legado desse perfil religioso e educacional. A escrita do artigo foi conduzida através da análise dos fatos que estão encerrados nos documentos, cruzando-os com as informações em entrevistas e memórias de sujeitos que conviveram com Eliseu Coroli e que construíram uma impressão sobre o bispo e suas atuação na História da Educação em Bragança, Pará.

Palavras-chave: Educação, História, Bragança, Pará, século XX.

* Licenciado Pleno e Bacharel em História pela Universidade Federal do Pará, 2002. Mestre em História pela Universidade Federal do Pará, 2006. Professor da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança.

** Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, 2004. Coordenadora Técnica e Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, de Bragança

Clique na imagem para ler o artigo.

Um comentário: