quarta-feira, 15 de junho de 2011

Comitiva de Bragança do Pará em visita à Bragança de Portugal

Uma comitiva do Município de Bragança do Pará está visitando a cidade co-irmã Bragança de Portugal desde 09 de junho passado. No dia 10 de junho, comemorado como o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e com a presença da comitiva bragantina, foi inaugurado a primeira parte do que será a Avenida Bragança do Pará juntamente com um elemento escultórico alusivo à Caça, em cerimônia presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança (PT), António Jorge Nunes, e pelo Prefeito do Município de Bragança (PA), Edson Luiz de Oliveira.

A Comitiva é formada pelo Prefeito Edson Oliveira e a Primeira-Dama Rosa Helena Oliveira, Diana Ramos (Sec. Mul. de Finanças), Antônio Lobão e Socorro Lobão (Sec. Mul. de Administração), Nazaré Freitas (Coord. Convênios da Prefeitura), Ir. Estelina de Oliveira (HSAMZ), Luís Otávio Medeiros e Kátia Sales, Estela Bastos e filhos.

Com as informações da Câmara Municipal de Bragança (PT), a Avenida Bragança do Pará será, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, “uma das principais entradas da Cidade, à qual demos o nome desta cidade irmã, de modo a fortalecer e estreitar a cooperação entre as duas Cidades, perpetuando os laços de amizade e cooperação que nos unem”. Será uma via urbana estruturante de distribuição de trânsito, tendo ligação ao centro da Cidade, interceptando a circular interior.

Com 4,50 metros de passeio, 2,5 metros de estacionamento e uma faixa de rodagem com 7 metros, a Avenida Bragança do Pará conta com uma extensão total de 2,5 quilômetros, sendo que o primeiro traço se estende ao longo de 1,25 quilômetros.

Já através do elemento escultórico pretende-se personificar o tema da caça na região. As linhas de força da composição apontam para “vectores” que se estruturam em linhas quebradas que sobem e descem irregularmente, ora encontrando no chão pontos de contacto, ora erigindo-se em altura obliquamente, para logo voltarem a quebrar. É para o miolo central da rotunda que o olhar é dirigido, pela leitura da concentração dos elementos construtivos (perfis de barra de ferro) que por lá convergem. Efetivamente é possível conceber como fundamento da composição geométrica composta por formas trigonométricas, a ideia do perfil das montanhas que se desenham no espaço, numa alusão direta à morfologia do solo da região onde se pratica o desporto cinegético.

Na intercepção de três vértices que tocam o chão desenham-se, em plano, três temas da caça, como que descrevendo cenários no ambiente natural que é possível encontrar na região.

A Comitiva de Bragança do Pará despediu-se de Bragança de Portugal e deverá ainda passar alguns dias visitando cidades europeias e pontos turísticos. Veja as fotos.

Fonte: http://www.cm-braganca.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=38506&noticiaId=46701&pastaNoticiasReqId=44435

Nenhum comentário:

Postar um comentário