terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Trabalho de campo revela sérios contrastes sociais e ambientais em Bragança

Como parte de um trabalho de campo com alunos/as do Curso de Especialização em Saberes Culturais e Educação na Amazônia, no Tópico Temático Desenvolvimento territorial e Conflitos sociais na região amazônica, pela Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança, visitei a área de ocupação desordenada do chamado Portinho, bairro da Aldeia, área de mangue e de preservação ambiental do município de Bragança/PA.
O que pudemos ver claramente é a existência de habitações precárias onde se registram todos os tipos de exclusões, num cenário ambiental, social e moralmente inconcebível e quase inacreditável. O mangue foi tomado, aterrado e habitado irregularmente por populares que, com as suas famílias, tentam sobreviver. Numa época de chuvas, como a do ciclo pluviométrico de nossa região, a situação é ainda mais degradante e a questão sanitária é deplorável.
É urgente a tomada de decisões e a ação organizada de todos os que fazem parte dos poderes constituídos do Municipio de Bragança e do Estado do Pará para que isso seja resolvido, com a desocupação e recomposição do mangue e com um planejamento habitacional que traga condições de sobrevivência com qualidade de vida a essa parcela da população.
E Bragança, que já possui desde 05 de outubro de 2006 o seu Plano Diretor Municipal e Participativo (mesmo que esquecido por uma parte dos represetantes desses poderes!) é uma das cidades que pode tratar do problema com uma ação conjunta e eficaz, para tirar essa mancha da nossa História e do nosso quotidiano. Eles já sabem o que pode e e o que deve ser feito. E apelamos, todos, para que as ações aconteçam logo. Eu torço por isso.
Não cabem julgamentos, cabem ações efetivas para que o problema seja resolvido. Enquanto aguardamos, vejam as fotos e tirem suas próprias conclusões.

Um comentário:

  1. Oi professor. Seu blog tem meu ajudado muito como aluino em meus trabalhos escolares. Eu gostraria que o senhor desse uma visitada rápida o meu blog.


    http://lucasmqr2.blogspot.com/

    ResponderExcluir