sábado, 2 de fevereiro de 2019

Joana Dolores Rodrigues, minha avó - 90 anos de vida

Minha Avó Joana Dolores Rodrigues, a Dona Joana, completa hoje 90 anos de vida. E sua vida, como a de muitas mulheres de sua época, foi bastante difícil. Entre nossa família é grande um exemplo de trabalho e dedicação, muito presente em tudo, por sua simplicidade, sua palavra sempre carinhosa e seu senso de responsabilidade com tudo o que o nos envolve.

Foto 1: Vovó Joana em seus 90 anos.

Joana Dolores de Aviz foi a primeira filha de João Bernardo de Aviz e de Maria de Nazaré Monteiro de Jesus (a Dona Valina), nascida em 02 de fevereiro de 1929. Casou-se uma única vez, no dia 30 de maio de 1950, com Manoel Paes Rodrigues (o Sr. Manoel Baxeira, in memoriam), que já tinha seis filhos: Benedita (in memoriam), Ana Leopoldina (in memoriam), Benedito Lázaro, Zelina, José Raimundo e João Nazaré. De seu matrimônio, teve oito filhos: Maria do Socorro (minha mãe), Raimundo Mariano (in memoriam), Raimundo Nonato, Paulo Roberto, Maria Alice (in memoriam), Pedro Aurélio, Domingos Sávio (in memoriam) e Antônio Zacarias. Seu esposo Manoel faleceu em 07 de abril de 1998, em Belém, deixando-a viúva, condição em que permaneceu desde então.

Foto 2: Vovó Joana entre sua família nas Bodas de Ouro de meus bisavós maternos, Raimundo e Ana (Dona Nicota).

Foto 3: Vovó Joana com seu esposo Manoel, em 1975, no casamento de meus pais Jocelino e Socorro.

De seus filhos, têm os seguintes netos: de Socorro (Danilo Augusto, Dário Benedito e Jocelino Filho), de Nonato (Márcio Nonato), de Paulo Roberto (Giselda, Tatiana, Paulo Roberto Júnior e João Paulo), de Maria Alice (Fábio, Cássio e Alice Rafaela), de Zacarias (Alexandre, Dielly e Enzo). De seus netos, têm os seguintes bisnetos: de Danilo Augusto (Beatriz), de Giselda (Letícia e Miguel), de Tatiana (Maria Luiza, Maria Victória e Maria Paula), de Jocelino Filho (João Mateus), de Fábio (Lucas e Ana Letícia), de Cássio (Cássio Filho, Renato e Sara). De seus bisnetos, já tem tataranetos: de Beatriz (Elena Maria) e de Maria Luiza (Benjamin).

Foto 4: Vovó Joana, seu esposo Manoel e sua enteada Zelina, em um batizado, sem data conhecida.

Foto 5: Vovó Joana com sua mãe Dona Valina, seu esposo Manoel, suas filhas Maria do Socorro e Maria Alice, e a Capitoa da Marujada, num arraial de São Benedito, em 1974.

De seus enteados, têm os seguintes netos: de Benedita (Raimundo, Socorro, Tereza e Patrícia), de Ana Leopoldina (Francisco Carlos, Sílvia Regina, Fabrício César e Érica Simone), de Benedito Lázaro (Ana Cristina), de Zelina (Marcelo, Márcio e Marcus), de José Raimundo (Júnior, Adriano, Alexandre e Ana Felícia) e de João (João Filho e Caroline). De seus netos, têm os seguintes bisnetos: De Francisco Carlos (Enzo, Giordano e Paola), de Sílvia (Gabriel e Lucas), de Ana Cristina (Pedro Arthur), de Márcio (Gabriel e Márcio Filho), de Marcus (Leonardo, Lucas e Luigi), de Adriano (Jhonatas e William), de Alexandre (Maria Clara) e de Caroline (Kauanny, Kevin e Kariny).

Somando tudo – porque se trata de família e isso é o que mais importa – têm: 14 filhos (8 seus e 6 enteados), 32 netos, 29 bisnetos e 2 tataranetos.

Foto 6: Vovó Joana no dia da sua primeira comunhão de seu filho caçula Antônio Zacarias.

Foto 7: Nossa família em uma festa no Montenegro, em Bragança.

Hoje, celebramos com muita alegria a sua vida, quando renovamos publicamente toda a nossa gratidão, carinho, homenagem e amor ao que Joana Dolores Rodrigues representa em nossas vidas, de ter sido corajosa, dedicada e muito humilde: um dos seus maiores exemplos de vida.

Foto 8: Vovó Joana de maruja de São Benedito. Meu avô chorou quando a viu vestida de maruja.

Foto 9: Vovó Joana, com filhos e netos quando foi eleita Rainha da Melhor Idade, desfilando no Lions Clube de Bragança. 

Além disso tudo, nunca deixou faltar o carinho e a atenção, com todas as suas limitações, pois mesmo analfabeta (devido às circunstâncias de sua época e decisão de uma de suas madrinhas), nossa querida Joana é um ensinamento experimentado na vida, a todo momento e cada dia.

 Tenho nela o espelho de uma mãe zelosa e de lições silenciosas, muitas vezes baseadas no olhar, no respeito disciplinado pela bênção nas chegadas e despedidas, na sua postura diante da vida. E disso eu preciso me orgulhar e só rendo graças à Vida por ter me dado o privilégio de ter viva ainda a minha Avó Joana e de com ela conviver por todos esses anos, lembrando sempre do que ela significa e respeitando os mesmos laços que ela simboliza para nossa família.

Foto 10: Vovó Joana, sua filha Maria do Socorro e sua primeira bisneta Beatriz.

Foto 11: Vovó Joana, filhos, nora e Simone Morgado em 2007.

Foto 12: Vovó Joana entre familiares, em 2014.

No alto de seus 90 anos, mesmo limitada pela idade e saúde, ela mantém ainda o caráter patriarcal e matriarcal de nossa família, o que só nos auxilia a compreender a vida, mantendo entre nós muito viva a sua fé e sua personalidade tão amável. É difícil falar de uma pessoa como a Dona Joana, de sorriso largo, olhar sereno, de uma força imensurável e também de dores enormes como a das perdas que sofreu pela morte de seus filhos e enteadas.

Foto 13: Vovó Joana e minha Mãe, Maria do Socorro, comemorando o Ano Novo.

Foto 14: Vovó Joana com netos em seus 80 anos, em 2009.

Foto 15: Vovó Joana fazendo a entrega da imagem de Nossa Senhora da Conceição, a pedido de seu filho já falecido, Raimundo Mariano, na comunidade do Camutá.

Foto 16: Vovó Joana com sua filha e suas enteadas Ana Leopoldina e Zelina.

E por tudo o que essa pequena mulher de grande alma representa, registro com orgulho esse momento abençoado de sua vida, na passagem de seus 90 anos. E assim será, para sempre em nossa trajetória e na nossa memória.

Foto 17: Vovó Joana com seu neto Cássio, esposa Aline e seus bisnetos Cássio Filho, Renato e Sara.

Foto 18: Vovó Joana e seus netos Francisco, Fabrício e Jocelino Filho.

Foto 19: Vovó Joana, seu filhos Benedito e Pedro e sua neta Sílvia Regina.

Foto 20: Vovó Joana, sua filha Socorro, sua bisneta Beatriz e sua primeira tataraneta Elena Maria.

Foto 21: Vovó Joana comigo em casa.

Foto 22: Vovó Joana e familiares na missa de seus 90 anos, em 01.02.2019, na Catedral de Nossa Senhora do Rosário.

Te amo Vovó Joana, hoje e sempre!

Teu neto, Dário Benedito Rodrigues

4 comentários:

  1. Que Deus conserve Dona Joana: sua saúde, lucidez, meiguice, além de sua doce presença entre todos nós, principalmente seus familiares. Parabéns! Receba um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado minha querida Nazaré Freitas. Um beijo grande!

    ResponderExcluir