sábado, 12 de maio de 2012

Origem histórica do Dia das Mães


História do Dia das Mães
O Dia das Mães é uma data que movimenta não só o comércio, mas também os corações de tantos filhos, no sentido de presentear suas mães, mas também no sentido da demonstração do amor.
Nesse caso, existem diversas histórias e tradições sobre o Dia das Mães, que passo a pontuar, após pesquisa na rede de computadores.
As antigas celebrações do Dia das Mães remontam às comemorações da primavera (estação do ano), na Grécia Antiga, em honra à Rhea (ou Réa), mulher de Cronos e mãe dos Deuses do Olimpo. Em Roma, as festas eram dedicadas à Cybele, mãe dos Deuses romanos e essas cerimônias iniciaram entre 250 anos antes da Era Cristã (250 a.C.).
Mas a história em torno do Dia das mães, atualmente comemorado no Brasil no 2º domingo do mês de maio nasce em homenagem a Maria, Mãe de Jesus, que se torna o modelo para a maternidade, numa imagem que vem da tradição judaico-cristã e do Cristianismo. Maria se torna assim o modelo de mãe, assumido como a mãe judaica, mãe ocidental. Uma dessas características vem das suas iconografias, ou seja, da forma com que foram produzidas as imagens em torno na figura maternal de Maria, como as famosas Madonna’s de Rafael Sanzio, artista renascentista italiano e um dos preferidos dos papas mecenas no século XVI, com um acervo fascinante.
Com a expansão do Cristianismo pela Europa passou-se a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal, segundo antiga tradição cristã. Ao longo do tempo, a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe, e as pessoas passaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.
O próximo registro está no século XVII, quando na Inglaterra era dedicado o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, essas trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo e famoso.
Nos Estados Unidos, a primeira sugestão para a criação da data se deu em 1872 pela escritora Julia Ward Howe, autora de “O Hino de Batalha da República” e por outras mulheres, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.

Imagem: Uma das Madonna (Nossa Senhora em italiano), de Rafael Sanzio, com uma forte influência de Leonardo da Vinci.

A ideia de Anna Jarvis
A maioria das fontes é unânime acerca da ideia da criação do Dia das Mães. Ela partiu de Anna Jarvis, que em 1904 (ou 1905, segundo algumas fontes), quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na Igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado às mães. Três anos depois, em 10 de maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, naquela igreja, reunindo famílias em torno da data e com o sentimento de fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Nessa ocasião, a Sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a celebração em dois tons, os vermelhos para as mães ainda vivas e os brancos para as já falecidas ou desaparecidas – hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou a data ao calendário comemorativo do estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Imagem: Anna Jarvis fundou o dia das mães em memória a sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis.

Com a aceitação geral, Anna Jarvis e suas apoiadoras começaram a escrever a pessoas influentes, políticos, governantes e homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer uma data em nível nacional, o que daria às mães a justa homenagem, regulamentada pelos Estados Unidos. A campanha foi bem sucedida, já que em 1911, a data já era celebrada em praticamente todos os estados norte-americanos. Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.
Hoje em dia, muitos celebram o Dia das Mães com pouco conhecimento das suas origens e até mesmo de seu significado. No entanto, quase todas as pessoas se identificam com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis por sua mãe e por todas as mulheres que se tornam mães.

Dia das Mães no Brasil e no mundo

No Brasil, em 1932, o presidente Getúlio Dornelles Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Em Portugal, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de Maio, embora durante muitos anos tivesse sido comemorado no dia 8 de Dezembro, dia da Nossa Senhora da Conceição.
Em Israel o Dia da Mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o Dia da Família em Fevereiro.
No Brasil é comemorado no segundo domingo do mês de maio. E é considerada uma data que move muito o comércio brasileiro.
Em Israel o Dia da Mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o Dia da Família em Fevereiro.
No Brasil é comemorado no segundo domingo do mês de maio. E é considerada uma data que move muito o comércio brasileiro.

Fontes:
- Pesquisa de Daniela Bertocchi Seawright para o site Terra, em:
- Wikipedia
- Norman F. Kendall, Mothers Day, A History of its Founding and its Founder, 1937.
- Main Street Mom
- West Virginia Oficial Site
- O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte. Cia da Letras, São Paulo, 1995.
- Revista Vitrine - Artigo - Abril, São Paulo, 1999

Datas fixas
Dia
Mês
País
3
Março
Geórgia
8
Março
21
Março
7
Abril
10
Maio
15
Maio
26
Maio
27
Maio
12
Agosto
15
Agosto
8
Dezembro

Dias variáveis no mês
Dia
Mês
País
Segundo Domingo
Fevereiro
Noruega
Primeiro Domingo
Maio
Segundo Domingo
Maio
Último Domingo
Maio
França (se coincide com Pentecostes, é transferido para o primeiro domingo de Junho), Suécia
Terceiro Domingo
Outubro
Início do Mês
Outubro

Dias variáveis no ano
Dia
País
Primeiro Dia da Primavera
2 semanas antes do Natal



Nenhum comentário:

Postar um comentário