quinta-feira, 27 de setembro de 2018

LUTO, em memória do Prof. Horacio Schneider (*15.05.1948, +27.09.2018)

Horacio Schneider é uma pessoa do tempo, que hoje se imortalizou na memória por tudo o que fez e pelo legado que deixa à ciência e à humanidade. Na madrugada desta quinta-feira, dia 27 de setembro, em Fortaleza, o Prof. Horacio descansou após uma brava luta por sua saúde.

Prof. Horacio Schneider na UFPA. Fonte: Alexandre de Moraes

Neste dia de sua partida, retomo as muitas memórias vividas desde a Graduação em História na UFPA Bragança, quando naquela oportunidade travamos lutas pela Universidade e conquistamos, além da amizade, respeito e parceria com ele, as muitas vitórias ao Campus de Bragança, mesmo estando em lados diferentes pelos contextos da época. Imortal pela obra científica, o Prof. Horacio Schneider será inesquecível por tantas qualidades, méritos e pela fidelidade de sua amizade.
Boa parte da história do nosso Campus Universitário de Bragança (UFPA) em muito se confunde com a trajetória do grupo de pesquisa que ele consolidou na região. Ele esteve em Bragança quando da instalação do então Núcleo Universitário, em 1987, na função de Pró-Reitor de Planejamento na gestão do Reitor Prof. Seixas Lourenço. E em 1998, quando assumiu, em meio a uma crise institucional a Coordenação do Campus e em seguida a fundação do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) e o nascimento da Pós-Graduação no interior. E daí, a memória de tudo que foi construído teve uma marca de sua liderança, gestão e de tantos pormenores, vitórias, conquistas, zelo, carinho e presença em muitos momentos. Por tudo isso, recebeu o título de Cidadão Bragantino, da Câmara Municipal de Bragança.

Prof. Horacio Schneider na instalação da UFPA em Bragança. Fonte: Acervo pessoal

Pessoalmente, devo muito ao Prof. Horacio pela ajuda administrativa inconteste à gestão da Faculdade de História (2012-2016) e pelo apoio aos nossos projetos dos mais variados tipos e alcances, sempre atencioso, solícito e ajudando a compreender contextos e lutar pelo melhor. Sua carreira acadêmica é um exemplo para muitos de nós, professores e todas as homenagens e reconhecimentos por ele recebidas são partes desse legado. Sua luta em defesa da democracia no Brasil e pela pesquisa científica também serão marcas e lições que nos deixa Horacio Schneider.

Com Prof. Horacio Schneider e Prof.ª Iracilda Sampaio em evento na UFPA. Fonte: Acervo pessoal

As saudades serão sentidas por essa passagem brilhante pela vida, por seu carinho aos amigos, por sua responsabilidade e até mesmo por seu afastamento que permitiu que outros líderes acadêmico-científicos pudessem ser formados. Em todos os momentos, ele esteve presente! E Bragança será sempre muito agradecida a tudo o que ele desenvolveu. A Prefeitura Municipal de Bragança, em reconhecimento à sua inconteste contribuição à Ciência e à Educação em nossa cidade, decretou luto oficial em memória do Prof. Horacio Schneider.

Prof. Horacio Schneider no Campus de Bragança. Fonte: Horacio Schneider/Iracilda Sampaio

Em nome do Campus de Bragança, prestei uma humilde homenagem pública na cerimônia em que ele assumiu interinamente a Reitoria da Universidade Federal do Pará, em 2016, no Centro de Eventos Benedito Nunes, quando ao som da rabeca de Bragança executada por nosso discente Gênesis Santos, declamei Canção de Amor Puro a Bragança (de Jorge Ramos, maio/1952). Prof. Horacio será, como diz o poema, uma árvore desta terra para sempre, pois como disse a ele

“Ser árvore desta terra é o meu maior destino
ficar nela sentindo que dela tudo virá:
a seiva clorofiliana que me circula nas veias
o Amor, que constrói e dignifica,
a União, que eleva e anima
e a Paz, que consola e faz sonhar”.

Hoje, rezo por ele com minha mãe Socorro Rodrigues, agradecido por tanto que fez e muito consternados externamos sinceras condolências à sua família enlutada (esposa Iracilda Sampaio, filhos e netos) e à comunidade acadêmica que perde um grande pesquisador, educador e cidadão.

Com o Prof. Horacio Schneider na Vice-Reitoria da UFPA. Fonte: Alexandre de Moraes

Ele fará agora parte da nossa memória, onde já estão muitos dos nossos queridos. Obrigado por tudo, meu querido amigo Prof. Horacio Schneider.
Descanse em paz!

Prof. Dário Benedito Rodrigues e Socorro Rodrigues

Resumo da trajetória acadêmica de Horacio Schneider: Prof. Horacio Schneider nasceu em 15 de maio de 1948 na cidade de São Paulo (SP). Graduou-se em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPA em 1974. Em 1976 concluiu o Mestrado e Doutorado na UFRGS sob orientação do Dr. Francisco Mauro Salzano. Em 1990 realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Stanford sob orientação do Dr. L. Cavalli-Sforza. Coordenou convênio de cooperação internacional CNPq-Fundação Nacional de Ciências (NSF-USA) com Dr. Morris Goodman da Universidade Estadual de Wayne (WSU-Detroit, Mi, USA). Realizou três visitas a WSU de três, cinco e seis meses, durante o biênio 1992-1993.
Foi bolsista do CNPq durante a Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Realizou estágio sênior com bolsa do CNPQ no período de janeiro-julho de 2005 na Universidade de Nebraska (Lincoln, NE, USA). Foi chefe do Departamento de Genética em vários períodos; foi pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPA no biênio 1985-1987; vice-coordenador do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA 1992-1993; coordenador do Campus de Bragança de 1998 a 2000; primeiro Diretor do Instituto de Estudos Costeiros do Campos de Braganca-UFPA (2008-2009).
Foi Bolsista Pesquisador nível 1B do CNPq. Professor Associado nível IV do Instituto de Estudos Costeiros do Campus de Bragança da UFPA. Vice-Reitor da UFPA (2009-2017). Foi também coordenador do Programa Instituto do Milênio do MCT/PADCT/CNPq Núcleo de Estudos Costeiros, sediado em Bragança (PA) de 2002 a 2005 e coordenador do convênio de cooperação internacional Brasil x Alemanha, chamado MADAM (2000-2005).
Foi membro do conselho da SBPC de 1982 a 1989, tesoureiro da Sociedade Brasileira de Genética de 1988 a 1990, presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia (1991-94. presidente da Sociedade Brasileira de Genética (2000-2002; 2006-2008), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Genética (2002-2004). Foi sócio titular de várias sociedades científicas brasileiras: Sociedade Brasileira de Genética, SBPC, Sociedade Brasileira de Primatologia, Sociedade Internacional de Primatologia (IPS), Sociedade Latina Americana de Primatologia e Sociedade Americana para o Avanço da Ciência.
Foi membro da CORPAM, na qualidade de representante dos pesquisadores com notório saber sobre a Amazônia, e representante da comunidade científica Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Foi membro titular do conselho do PRONABIO e suplente do conselho da BIOAMAZÔNIA. Foi membro do comitê assessor do CNPq da área de Genética no período 2003-2006. Foi indicado pelo Ministro de Ciência e Tecnologia para a vice-presidência da CTNBio em dezembro de 2005. Foi indicado pelo MCTI membro do Comitê Gestor do Programa PROSUL em 2012.
Em 2002 foi eleito membro titular da Academia Brasileira De Ciências, tendo sido no mesmo ano agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Científico Nacional. Em 2010 foi promovido a classe de Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico Nacional. Foi orientador dos cursos de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular e Biologia Ambiental da Universidade Federal do Pará (UFPA), e do de Zoologia do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), tendo orientado dezenas de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.
Atualmente era orientador de quatro teses de Doutorado e três dissertações de Mestrado. Publicou cerca de 120 artigos científicos em revistas de circulação nacional e internacional, oito capítulos de livros e três livros sobre Métodos de Análise Filogenética. Publicou mais de 150 resumos em encontros nacionais, vários em encontros internacionais, participou de quase uma dezena de simpósios nacionais e internacionais, proferiu conferências como convidado na Wayne State University (Detroit, Michigan, EUA); Smithsonian Institute (Washington, EUA), Regional Primate Center da Wisconsin University, (Madison, Wi, EUA), University of Texas (Houston), NYCEP (NY) Nebraska, Lincoln. ZMT-Alemanha, entre outros. Sua área de pesquisa principal está ligada à Evolução de Vertebrados em Geral e dos Primatas e Genética de populações animais.
Seu mais recente trabalho foi a publicação da nova edição do livro “Métodos de Análise Filogenética”, deste ano, pela Chiado Editora.

Prof. Horacio Schneider na posse da Direção do IECOS Bragança, em 2018. Fonte: Acervo pessoal

Nota da Reitoria da Universidade Federal do Pará: A Reitoria da Universidade Federal do Pará comunica, com enorme tristeza, o falecimento do Professor Horacio Schneider, ocorrido hoje, 27/09, em Fortaleza. O velório será realizado a partir das 9h de amanhã, sexta-feira, 28/09, no Memorial Max Domini (Av. José Bonifácio, 1550). Uma das mais expressivas lideranças acadêmicas e científicas da Amazônia e do país, o Professor Horacio Schneider exerceu diversas funções na UFPA, incluindo as de Reitor em exercício, Vice-Reitor, Pró-Reitor de Planejamento e Diretor do Instituto de Estudos Costeiros do Campus de Bragança, sempre acumulando o respeito e o carinho de toda a comunidade. Na atual gestão, exerceu a função de Pró-Reitor de Relações Internacionais e colaborou com diversos projetos estruturantes para a UFPA. Formou várias gerações de pesquisadores e contribuiu para a nucleação de novos grupos de pesquisa em instituições da Amazônia. Foi laureado com a Comenda Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico nacional. Presidiu a Sociedade Brasileira de Genética e a Sociedade Brasileira de Primatologia. Integrou o Comitê Assessor da Área de Ciências Biológicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Bolsista de Produticidade 1B do CNPq e Professor Titular do Instituto de Estudos Costeiros do Campus de Bragança da UFPA, o Prof. Horacio Schneider deixa um legado ético e intelectual de valor inestimável, que certamente inspirará as gerações futuras de pesquisadores amazônidas. A Reitoria da UFPA manifesta profundo pesar e a sua solidariedade aos familiares e aos amigos do Prof. Horacio Schneider. Determina, ainda, o luto oficial de três dias na instituição.

Notícia no site da UFPA sobre Horacio Schneider

Última selfie com Prof. Horacio Schneider e docentes da UFPA Bragança, em 2018. Fonte: Acervo pessoal

Portaria do Campus Universitário de Bragança em luto por Horacio Schneider

Portaria do Campus de Bragança em luto pelo Prof. Horacio Schneider. Fonte: Campus de Bragança

Entrevista do Prof. Horacio Schneider ao Projeto Universidade Multicampi, pelos 25 anos de Interiorização da UFPA, coordenado pela Prof.ª Edilza Fontes, em 2011.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8


Nenhum comentário:

Postar um comentário