sábado, 3 de dezembro de 2016

Comoção em Bragança pela morte do jogador Lucas Gomes da Silva, meu ex-aluno


Uma enorme comoção e um sentimento de unidade em torno do esporte vêm tomando conta da população e de instituições de Bragança (e do Pará) pelo falecimento do jogador bragantino Lucas Gomes Silva, vítima do acidente aéreo em La Unión (Colômbia), no último dia 29 de novembro. Ele e outros jogadores e jornalistas morreram no acidente com o avião da La Mia em direção a Medelín rumo à partida de decisão da Copa Sulamericana 2016. Ao todo, foram 71 vítimas fatais.

Breve histórico de Lucas

Lucas Gomes da Silva era bragantino, nascido em 29 de maio de 1990, filho caçula do casal Sr. Luiz Gomes e da Sra. Eliete Bezerra, oriundos do interior, da comunidade do Campinho, no Montenegro. Tinha 5 irmãos e era casado com Aquinoan Carvalho.
Foto: Sr. Luiz Gomes e Sra. Eliete Bezerra, pais de Lucas. Fonte: Divulgação FEC.

Foi revelado no futebol no Bragantino Clube do Pará, na posição de atacante. Foi meu aluno na Escola Luiz Paulino Mártires, em 2008, no 1º ano do Ensino Médio, turma 101, quando ainda tinha 18 anos e jogava nas categorias de base e no time Sub-20 do Bragantino, além dos campeonatos de futebol rurais, competições muito populares nos interiores de município, onde Lucas começou a se destacar.

Foto: Lucas Gomes, ao centro (agachado) no Bragantino Clube do Pará. Foto que ele mesmo me repassou na Escola Luiz Paulino Mártires. (Fonte: Acervo pessoal)

Em 2010 se profissionalizou e jogou no Bragantino (2010), no São Raimundo (2011), no Trem, do Amapá (2012), no Castanhal (2012), no Ananindeua (2013), na Tuna Luso (2013), no Sampaio Corrêa (2013) e por último no Londrina (2014 a 2016), quando foi emprestado ao Icasa (2015), ao Fluminense (2016) e ao Chapecoense, seu derradeiro time desde janeiro de 2016.










Foto: Lucas em várias equipes de futebol. Fonte: Acervos da internet.

Lucas era um grande incentivador do futebol no interior e promovia jogos beneficentes para ajudar alguns projetos em Bragança. Tinha muitos admiradores e manteve mesmo longe uma ligação muito próxima com a terra natal.

Foto: Homenagem de Lucas ao ex-jogador bragantino Tuíca, um de seus ídolos.

Foto: Lucas em entrevista a Augusto Queiroz no SBT Bragança.


Foto: Meus ex-alunos Lucas e Murilo Cruz em jogo beneficente.

Homenagens e velório em Bragança

Instituições da cidade de Bragança manifestaram-se desde a terça-feira, dia 29 de novembro, em condolência pela morte de Lucas. A Prefeitura Municipal de Bragança decretou luto oficial de 3 dias em sua homenagem.

Foto: Decreto de Luto Oficial dedicado a Lucas, pela Prefeitura Municipal de Bragança.

Foto: Homenagem de Murilo Cruz ao amigo Lucas Gomes.

Foto: Homenagem do cartunista Ítalo Gadelha a Lucas Gomes. Fonte: Ítalo Gadelha.

Hoje, pela manhã, na Arena Condá, em Chapecó (SC) aconteceu a cerimônia pública de velório das vítimas do acidente, numa linda demonstração de solidariedade às famílias. Presentes à cerimônia estavam a mãe do jogador, Sra. Eliete Gomes, a esposa de Lucas, Aquinoan Carvalho e um irmão do jogador, juntamente com o empresário do atleta.

Foto: Velório de Lucas Gomes, em Chapecó (SC). Fonte: Facebook.


Foto: Ginásio do SENAI se prepara ao velório de Lucas Gomes. Fonte: Facebook.

Neste domingo, dia 04 de dezembro, Lucas deve ser velado em Bragança, após sua chegada na madrugada de sábado para domingo. Será conduzido para i ginásio do SENAI de Bragança, onde receberá as homenagens da população bragantina, durante algumas horas. Depois será conduzido pelas ruas da cidade até a comunidade de Nova Canindé, Campinho, região do Montenegro, onde haverá uma missa de corpo presente e em seguida o sepultamento.

Sinceras condolências à família enlutada. Descanse em paz, Lucas!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lucas_Gomes_da_Silva
www.g1.com / www.diarioonline.com.br/ www.fundacaoeducadora.com.br

2 comentários:

  1. Que grandeza de alma senhor Dario.Uma homenagem merecida para este homem lucas Gomes.Sou Bragantino e moro na cidade de Joinville SC,sei como é dificil viver longe de nossa terra e conquistar nossos objetivos de vida em terra alheia.Muito bonito seu trabalho em homenagem a Lucas Gomes,Muito merecido.Meu respeito pelo seu trabalho,pelo trabalho de Lucas Gomes e seu exemplo de ser humano.Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Aqui registramos, nossas condolências e homenagens póstumas ao nosso grande guerreiro paraense "Lucas Gomes da Silva" , aos seus familiares e aos amigos bragantinos, do Pará e do Brasil.
    # FORÇACHAPE # "FORÇA FAMÍLIA GOMES DA SILVA"
    As empresas funerárias de Belém- Pará, Funerárias Pax Metropolitana em parceria com a Funerária União Good Pax realizaram o traslado rodoviário de Belém até Bragança - Pará, do nosso grande guerreiro "Lucas Gomes da Silva", em uma Limousine Funeral Car, com o objetivo de homenagear o nosso guerreiro paraense, com esta honraria especial no traslado rodoviário, pois em Chapecó-SC, foram utilizados "caminhões" para o traslado dos corpos do aeroporto até a Arena de Condá, e viaturas fúnebres comuns, nos demais cortejos funerais.
    https://www.youtube.com/watch?v=WXVUJ8v0Lx0

    ResponderExcluir