sábado, 31 de dezembro de 2016

Pronto... Acabou 2016!

Pronto! Acabou o ano de 2016 e junto com ele se vão diversas lembranças e memórias, boas e ruins. Um ciclo se fecha e outro começa. E tudo se celebra... Finalizando este ciclo, não escolhi só uma foto, mas algumas (seis, na verdade) que recordam que o viver foi mais do que eu imaginava quando o ano começou.
O novo foi bem intenso... Foi difícil, exigente, doloroso, mas gratificante. Ser de novo estudante (agora no Doutorado, e em História) me fez entender que sou ainda um aprendiz e que tudo está em constante renovação. Entre o ir e vir de Bragança e Belém, dividi muitos momentos com pessoas conhecidas e que conheci, as quais respeito e admiro, pela mesma luta coletiva e pelo bem da História.
Entre as vitórias, ser escolhido para carregar uma tocha olímpica com minha mãe foi um grande privilégio e uma grande emoção. Com todas as controvérsias que o evento tenha tido, vivê-lo foi muito importante. Deu-me uma sensação de participar do mundo, de ser um a mais. Dos 200 metros daquela corrida até estar no estádio a assistir um espetáculo com a cara do Brasil, tudo foi uma emoção ímpar e singular.
Na vida, algumas perdas: amigos queridos partiram, deixando muitas saudades no coração. Nos aprendizados e descobertas, algumas máscaras conhecidas caíram totalmente e verdades vieram à tona com toda a força. Aos poucos o coração se refez das dores, com as mesmas alegrias que nele foram cultivadas. E os muitos “selfies” foram a prova mais contundente de que se pode ressurgir bem melhor da dor, com sorriso sempre e com vontade de ir além. O amor foi generoso e cruel em alguns aspectos, mas ainda está por aqui...
Bragança experimentou um ano bem difícil e dividido no aspecto político. O governo que pregou mudanças acabou por decidir sua própria história e talvez seja rapidamente esquecido em seu derrotado ocaso. Novos sujeitos e velhos costumes demonstraram o quanto ainda se precisa amadurecer, tanto aqui como no Brasil, fortemente golpeado.
Ter sido publicamente ofendido só ratificou o respeito que conquistei pelo trabalho e pela condição de ser bragantino nativo (e sem aspas). A repercussão do desastroso episódio só fizeram crescer em mim o sentimento de amor e disposição pelo melhor de Bragança. Nunca me pediram desculpas, mas o tempo dirá. Só reitero que não se pode deixar nunca humilhar por nenhum poder, nem mesmo quando ele parece vencer.
No trabalho, divido a alegria com os amigos, colegas e todos os alunos (o motivo que dá sentido e enriquece o ofício, mais do que cansa). Foi um ano de mais unidade na diversidade e de mais apego a objetivos, conquistas e desafios comuns. Celebro e agradeço por dividirem comigo esse espaço de vida. Ver tantos alunos conquistarem seus espaços só trouxe alegria e esperança.
Então, nessa hora e nesse tempo em que os bons sentimentos e propósitos nos tomam, desejo a todos “Feliz TUDO em 2017”, com saúde, paz, energias renovadas, solidariedade e respeito à vida, às pessoas e ao mundo. Todos os momentos valeram a pena e muitos estão por vir. Com um sorriso emocionado, me despeço... Aos amigos de sempre e aos que vieram neste ano, um abraço e um beijo no coração. Até o ano que vem!
Dário

Nenhum comentário:

Postar um comentário