sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Discentes da Faculdade de História da UFPA Bragança encerraram atividade em evento para a comunidade

Discentes formandos do Curso de História, turma de 2012, do Campus Universitário de Bragança da UFPA, realizaram a culminância da atividade de Estágio Supervisionado IV junto à comunidade bragantina, na Praça Antônio Pereira, tendo como tema aspectos históricos locais e sua reação com a Educação Patrimonial.
A exposição dos trabalhos de Estágio Supervisionado IV, componente curricular obrigatório do Curso de História, do Campus da UFPA em Bragança, foi realizada com êxito, no dia de hoje (28 de outubro de 2016) e atraiu a comunidade bragantina em torno de temas da história local. Os discentes foram divididos em cinco grupos, que pesquisaram diversos aspectos históricos de Bragança e sua relação com o ofício de historiador e as práticas educativas em História para ambientes não-escolares. 
Um grupo cuidou de estudar e preparar um roteiro histórico-monumental de patrimônio material construído de maneira vertical, sendo escolhidos o Cruzeiro da Aldeia, o Obelisco Centenário, o Busto Augusto Montenegro e o Marco de luta contra a Cabanagem. Após pesquisarem a história desses marcos referenciais da história bragantina, os discentes organizaram o roteiro contando com a participação do Grupo de Idosos Canarinho, do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Ajuruteua. Os idosos, bastante entusiasmados e agradecidos pela oportunidade, puderam trocar informações e memórias com os discentes de História, além de receberem informações que até então desconheciam acerca desses marcos monumentais.






O segundo grupo cuidou dos Ritos Fúnebres e de Morte, trabalhando aspectos culturais da Sociedade Beneficente Artística Bragantina e do Cemitério Santa Rosa de Lima, analisando e tratando da história e patrimônio cultural desses espaços. As entidades foram escolhidas atendendo à diversidade de percepção de historicidade em espaço que podem ser vistos comumente pelo público em geral como lugares às vezes tenebrosos, mas que guardam aspectos e sensibilidades na vida social da comunidade bragantina.


 



O terceiro grupo atuou junto à Fundação Educadora de Comunicação e Sistema Educativo Radiofônico de Bragança (SERB) abordando a história das instituições e a contribuição significativa para a Educação através do Rádio. A atividade prática de visita à Rádio Educadora e ao SERB contou também com a participação do Grupo de Idosos Canarinho, do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Ajuruteua e a acolhida dos diretores da FEC e do SERB. A experiência de visitar esses espaços juntou-se ao testemunho de professores da escola radiofônica e de radialistas e comunicadores, que acolheram os visitantes com grande satisfação.




O quarto grupo tratou de organizar um Roteiro Histórico-Religioso que envolveu a Catedral de Nossa Senhora do Rosário, o Túmulo de Dom Eliseu Maria Coroli, o Monumento Bragança 400 Anos e todo o acervo do Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Rosário. A atividade foi desenvolvida com estudantes de Ensino Médio e convidados e produziu até mesmo um vídeo-documentário que apresentou a história dos espaços e proporcionou melhor conhecimento do patrimônio cultural religioso e católico de Bragança.




  
O quinto grupo trabalhou com o Arquivo Histórico-Documental do Município de Bragança (AHDMB) e a grande quantidade de acervo documental desse espaço, com a participação de convidados e familiares dos discentes. A Direção do Arquivo acolheu a iniciativa dos estagiários e participou ativamente dos trabalhos, colaborando com a exposição e trabalho com documentos e jornais que fazem parte do acervo do AHDMB, apresentando a necessidade de estudo da documentação e trato cada vez melhor em torno da estrutura atualmente disposta no antigo prédio do Seminário Santo Alexandre de Sauli, gerido pela Prefeitura Municipal de Bragança.





Na Praça Antônio Pereira, os discentes apresentaram toda a estrutura de seus trabalhos à comunidade, imprensa, estudantes, professores, imprensa local e algumas personalidades que atenderam ao convite da Faculdade de História, da UFPA Bragança.










Entre os convidados estiveram minha mãe a Prof.ª Socorro Rodrigues Ramos, o vigário geral diocesano Pe. Gerenaldo Messias, o notário público Antônio José de Vasconcelos Pereira, o jornalista e repórter João Santa Brígida Filho (Tribuna do Caeté), o Sr. Dilamar Castanho, grande entusiasta pela história local, o diretor do Arquivo Histórico local Prof. José Fernando de Sousa Junior, o acadêmico e teatrólogo Manoel Aviz de Castro, o Prof. Carlos Denizar Machado e alunos da Escola Estadual Rio Caeté, o Prof. Marcus Vinícius Oliveira (SEMED Augusto Corrêa), a imprensa televisiva local (SBT, RBA e Record), a Rádio Educadora AM e FM que participaram com flashes sobre o evento, professores do Campus da UFPA Bragança – a Prof.ª Roseane Pinto, Diretora da Faculdade de História, a Prof.ª Magda Costa e filha, a Prof.ª Eliane Charlet, a Prof.ª Nelane Marques e família, o Prof. Nils Asp Neto e família além de discentes de vários cursos da UFPA Bragança e os familiares dos alunos que prestigiaram a atividade.






Foi tudo muito bom! Obrigado a todos! Espero que tenham gostado.


Fotos: Acervo pessoal (2016). Estas fotos possuem direito autoral e de imagem e quaisquer usos e reprodução precisam conter a autorização de seus autores. O desrespeito a essa norma constitui contravenção penal, sujeita à aplicação da legislação vigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário