sábado, 16 de janeiro de 2016

Prefeito de Bragança João Nelson Magalhães anuncia desfiliação do PT

Numa estratégia política raríssima na história recente dos governos municipais em Bragança, o atual prefeito João Nelson Magalhães anunciou às 20h30 desta sexta-feira, dia 15 de janeiro, sua intenção de sair do Partido dos Trabalhadores, sigla partidária que lhe rendeu a eleição ao Executivo Municipal, numa coligação com outros partidos, usando o slogan “Fé na Mudança”.

Carta ao PT de Bragança e desfiliação – A mídia ligada à Prefeitura de Bragança divulgou em redes sociais na manhã deste sábado, dia 16 de janeiro, a intenção de Nelson Magalhães, numa carta não assinada, destinada ao Sr. José Carlos Borges, presidente do Diretório Municipal do PT e com a data errada de 2015 (sic!), onde o gestor municipal alega sua saída do PT como fruto da conjuntura nacional e do desgaste da sigla diante da opinião pública bragantina.
João Nelson Magalhães filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 2006 (data errada na carta, pois ele se filiou em 17 de abril de 2007) e concorreu ao Executivo Municipal em 2012, obtendo vitória diante de outros candidatos, momentos que segundo a carta “jamais sairão da memória”. A carta foi tornada pública em redes sociais hoje pela manhã, após o comunicado de ontem do presidente do PT em Bragança ter sido amplamente divulgado.

Motivos – Dentre os motivos para sua desfiliação, Nelson Magalhães alega que o cenário político nacional e municipal são desfavoráveis, o que causou segundo ele o descrédito do partido diante das notícias diariamente veiculadas e que causaram a dilapidação do PT e de seu projeto de poder, maculando a imagem do partido na sociedade bragantina. Segundo o documento, o gestor municipal, oriundo do PT e formado em diretrizes próprias da sigla e de seus aliados, reconheceu que a opinião pública mudou suas posições políticas.

Eleições 2016 – Na carta, o prefeito se reporta a especulações de nomes para a próxima campanha eleitoral que se avizinha, reconhecendo que os problemas da sua administração são fruto da gestão anterior e que sua motivação de sair do PT se dá para evitar o “risco de ver a Gestão Municipal cair em mãos erradas”.
Ao final do texto, de duas laudas, o gestor alega que foi “impelido a pensar estratégias que dissuadissem a oposição, com base na opinião do povo” e que continuará em outra via a lutar pela população bragantina.
Pelo que se leu nas mídias sociais, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), não divulgou nota, resposta ou manifestação acerca da decisão do prefeito municipal.

Reflexões – A decisão também histórica de um gestor municipal de Bragança no exercício do mandato em sair do partido que o elegeu repercutiu em diversos meios de comunicação (especialmente nas redes sociais), gerando polêmicas e acusações diversas direcionadas a João Nelson Magalhães.

Ficam no ar muitas dúvidas em relação à administração pública de Bragança daqui para frente. A maior delas é a de se o PT sairá do governo e entregará as pastas e os cargos comissionados que ocupa na Prefeitura de Bragança, o que seria plausível em se tratando do fato de que o gestor não mais pertencerá à sigla.

Outra questão é a de se o PT apoiará seu ex-filiado nas próximas eleições, mesmo estando em outra sigla numa composição que soaria piada eleitoral. Nesse cenário, não se sabe quem seriam – ou se teriam – os nomes do partido para concorrer ao Executivo Municipal.

A decisão de Nelson Magalhães interferirá ou não no que a sua gestão tem negociado política e administrativamente com o governo federal (do PT) e com o governo estadual (do PSDB), somando-se os fatos que Bragança está prestes a alcançar alguns projetos junto a instâncias das duas esferas de governo? As Executivas Estaduais e Nacionais do PT e dos mandatários dos governos, assim como de outras legendas, ainda não comentaram a decisão de Nelson nem se posicionaram sobre o assunto.

É de se estranhar o fato de que mesmo sob uma enxurrada de críticas e denúncias de todos os níveis ao Partido dos Trabalhadores os seus mandatários nos âmbitos estadual e nacional não terem deixado a sigla. Recorde-se o governo do Estado, quando Ana Júlia Carepa, mesmo com a quebra de apoio político de sua base aliada e ao desgaste, não deixou o partido e concluiu seu mandato. Na esfera federal, Lula da Silva em pleno escândalo do “mensalão” não deixou o partido, foi reeleito e concluiu seus dois mandatos. Dilma Rousseff, atravessando uma enorme crise institucional do Estado brasileiro também não deixou o partido e já está em seu segundo mandato.

Se é que grupos de elite comandam as mídias, a comunicação e a informação no País e nos Estados, o PT não deixou de estar no comando dos mandatos democraticamente conferidos aos seus gestores eleitos, mesmo tendo que enfrentar o desgaste, a opinião pública (em diversos meios) e as crises internas do partido.

Mesmo assim, Nelson Magalhães alega que o motivo principal de sua saída do partido se deve ao movimento de “rapidez e o fluxo frenético de informações e, por consequência, de transformações da opinião pública – momente insuflada pela mídia”.

Pelo que o prefeito afirma e pela trajetória política pessoal citada na carta, é de estranhar que o gestor tenha se deixado levar pela repercussão negativa do cenário nacional e municipal, até porque a maioria dos principais grupos de comunicação em Bragança (televisão, rádios e jornais) são aliados dele, parceiros políticos, coligados ou estão muito próximos ao seu governo.

Soma-se a isto o fato de que fontes ligadas ao Executivo Municipal consideram boataria os comentários e as críticas destinadas ao governo de Nelson Magalhães nas redes sociais, o que concorre para a fragilidade da motivação do prefeito, agora ex-petista.

Alguns assessores de Nelson Magalhães informam que o ex-petista deverá anunciar nova filiação partidária ainda neste mês e que mesmo está analisando propostas de outros partidos como o PPS, PROS e PSB.



Imagens: Tribuna do Salgado (Facebook, 16.01.2016)

Um comentário:

  1. ah! coitadinho, vitima do próprio partido que o elegeu!
    Com o slogan " fé na mudança" e com seu populismo idiota, o senhor João Nelson Magalhães, vulgo Padre Nelson, como é conhecido em Bragança, arrancou diversos votos dos eleitores bragantinos no ano de 2012, por ser um homem de Deus e do povo.Sério isso?
    Não diferente da ideologia partidária do PT, se comparando sempre como heróis do "povo" brasileiro, abraçadores das injustiças sociais, causada pelo capitalismo moderno. O então filiado ao partido dos Trabalhadores, que sempre antes de se eleger como prefeito de Bragança, aparecia em publico com camisas chamativas e com o jargão " Bom dia povo de Deus", agora vem através de uma infame carta dizer, que se desfilia do seu partido pelo o qual militou desde 2006, por motivos referentes a banalização da identidade política do Partido. Isso é o pico da idiotice ! Colocar culpa a imagem que o próprio partido ganhou ao longo desse tempo que ele esteve no Executivo. ah! Brincadeira.
    É como se dissesse nas entrelinhas, que - não quer se corromper, não pode cair em tentação e não pode se desviar de seu propósito, não quer se tornar mais um corruptos como os outros. kkkkkkkkkk !
    Mais, vamos ficar atentos as cenas dos próximos capítulos e rezar para que os bragantinos não tenha uma amnésia cronica.

    ResponderExcluir