sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Parabéns, Dom Luís Ferrando, por 75 anos de vida

Homenagens a Dom Luís Ferrando marcaram o dia em Bragança no seio católico e por toda a Diocese. Ele completa hoje 75 anos de vida, em quase 20 anos de episcopado.
Luigi Ferrando nasceu em Agazzano, na região da Emilia-Romagna, província de Piacenza Bobbio, na Itália, em 22 de janeiro de 1941. Estudou o 1º e o 2º Graus no Seminário de Piacenza, onde também cursou Filosofia e Teologia. Especializou-se em  Licença de Teologia Pastoral na Universidade Lateranense de Roma, na Itália.
Foi ordenado padre na Diocese de Piacenza, em 1º de maio 1965, pelo então bispo auxiliar de Piacenza Dom Paolo Ghizzoni. Foi coadjutor de duas paróquias desta diocese por 4 anos. Serviu como formador no Seminário Diocesano de Piacenza entre 1969 e 1977. Chegou ao Brasil como missionário Fidei Donum da Diocese de Piacenza, colaboradora da Diocese de Bragança e foi trabalhar como pároco em Paragominas, entre 1977 e 1979, juntamente com o também padre italiano Luis Carrá, já falecido.

Imagem: Com Dom Luís Ferrando.
Fonte: Acervo pessoal.

Anos mais tarde assumiu a reitoria do Seminário Menor Diocesano Santo Alexandre de Sauli, em Bragança, por 15 anos. Na Diocese de Bragança também exerceu a função de Coordenador de Pastoral e de Vigário Geral diocesano.
Em 1991 assumiu a reitoria do Seminário Maior Diocesano Paulo VI, em Belém, cargo que ocupou até o fim de 1995. Após acordo com a Diocese de Piacenza, ele retornou à Itália, onde em meados de 1996 assumiu a Paróquia de Cortemaggiore. Ficou nessa função apenas 22 dias, quando foi nomeado como bispo em 10 de abril de 1996, pelo Papa São João Paulo II.

Imagem: Dom Luís, em visita Ad Limina Apostolorum, ao então Papa Bento XVI.
Fonte: Diocese de Bragança.

Recebeu a ordenação episcopal na mesma paróquia em que estava, em Cortemaggiore, em 5 de maio de 1996, pelas mãos do cardeal Dom Ersilio Tonini, Arcebispo Emérito de Ravenna, na Itália, tendo como co-consagrantes Dom Antonio Mazza, bispo de Piacenza e Dom Luciano Monari, atual bispo da Diocese de Brescia. Fato marcante foi a presença de sua mãe nesta cerimônia.

Imagem: Dom Luís com o Ostensório do Congresso Eucarístico Diocesano, de 2003.
Fonte: Acervo pessoal.

Tomou posse na Diocese de Bragança, numa efusiva festa no dia 9 de junho de 1996, data do início de seu episcopado na Diocese de Bragança do Pará, da qual é o segundo bispo diocesano, sucedendo Dom Miguel Maria Giambelli (1980-1996), falecido em 26 de dezembro de 2010.

Imagem: Dom Luís no lançamento do Ano Mariano.
Fonte: Diocese de Bragança.

Seu lema episcopal é “Fiat mihi secundum verbum tuum”, ou seja, “Faça-se em mim segundo a tua palavra”, frase usada por Maria ao ser abordada no momento da anunciação do Anjo, segundo a tradição bíblica constante em Lucas 1,38.

Imagem: Brasão de Dom Luís Ferrando.
Fonte: Wikipedia (2015).

Completou em 2015 cinquenta anos de sacerdócio e para encerrar seu episcopado programou o tríduo em preparação ao Ano Mariano entre 2013 e 2015, finalizado com uma grande festa católica em Bragança. Já foi condecorado com a honraria do Antonino de Ouro, da Cidade de Piacenza.





Imagem: Dom Luís celebrando o dia de São Francisco, padroeiro da Itália, em Piacenza, na Itália, em 2014. E recebendo uma lâmpada de azeite do prefeito Paolo Doses.
Fonte: Site piacenzasera.it

Segundo a costumeira regra, Dom Luís Ferrando apresentou há 9 meses ao Vaticano a sua carta de renúncia ao cargo de Bispo Diocesano de Bragança, aguardando a nomeação do seu sucessor para se tornar em breve Bispo Emérito de Bragança.


Imagens: Dom Luís Ferrando na coroação de Nossa Senhora, coordenada pela Escola Mons. Mâncio Ribeiro, em 31.05.2013.
Fonte: Bragança News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário