domingo, 20 de dezembro de 2015

3ª Conferência Nacional de Juventude encerra e confirma três prioridades da Juventude brasileira


         A 3ª Conferência Nacional de Juventude cumpriu sua missão neste sábado (19), em Brasília (DF), no Estádio Mané Garrincha, milhares de jovens presentes plenária final elegeram as três propostas de políticas prioritárias para a juventude.

         Os eixos do Estatuto da Juventude que tiveram suas propostas contempladas foram: Segurança; Território; e Participação.

         Confira o texto das três propostas:

         1. Segurança:
         Não à redução da maioridade penal, pelo cumprimento efetivo das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

         2. Território:
         Ampliar e acelerar o processo de Reforma Agrária e regularização fundiária, bem como reconhecimento e demarcação de terras pertencentes a povos e comunidades tradicionais, em especial das terras indígenas e quilombolas, acabando com as práticas forçadas de remoção de seus territórios. Assim, viabilizando a regularização da documentação de assentamentos já existentes, permitindo que os jovens tenham condições de permanecer ou regressar as suas terras originais, e serem assim contemplados pelos programas, projetos e ações para a juventude rural.

         3. Participação:
         Garantir a implantação do Sistema Nacional de Juventude composto por órgãos gestores, conselhos e fundos de públicas de juventude, nas três esferas administrativas. O fundo nacional de juventude funcionará com repasses fundo a fundo definido percentualmente entres os três entes federados para direcionar as políticas e ações para a juventude em âmbito nacional, estadual e municipal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário