sábado, 24 de agosto de 2019

Curso regular de História da UFPA Campus de Bragança: 10 anos (2009–2019)

Hoje recordo com muito orgulho dos 10 anos de funcionamento regular do Curso de História do Campus Universitário de Bragança.

Sua implantação se deve ao Programa REUNI – Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, criado pelo Decreto Presidencial n.º 6.096, de 24 de abril de 2007, que integrou a plataforma de ações do Governo Federal, através do Ministério da Educação, com o objetivo de dar condições às instituições federais para a expansão e acesso à Educação Superior.


Com a ampliação do acesso da população às universidades, houve melhor aproveitamento da estrutura física e construção de novos espaços, aumento do contingente de servidores (docentes e técnicos) além da preocupação com a garantia de permanência da demanda discente nos cursos de graduação.

As instituições federais que aderiram ao programa receberam recursos do Ministério da Educação para cumprirem seus planos de reestruturação e expansão. Só no primeiro ano foram investidos 415 milhões de reais, para a construção de prédios, melhoria da infraestrutura física, aquisição de bens e para despesas de custeio e pessoal que constavam nos planos de cada instituição.

Com a aprovação do curso regular de História, através do Projeto REUNI, foram liberadas 10 vagas para a contratação de docentes efetivos e início efetivo da oferta do curso, visando sua consolidação e expansão.

Em Bragança, a UFPA já havia ofertado o curso de graduação em História nos anos de 1987, 1990, 1997 e 2004, em regime intensivo, flexibilizado a partir de Belém. Só em 2009 a demanda do regime extensivo e a primeira turma regular reuniu, além da demanda social, diversos discentes que já atuavam na Educação Pública das redes municipal e estadual de Bragança, Augusto Corrêa, Tracuateua e de outros municípios. As aulas iniciaram exatamente no dia 24 de agosto de 2009, uma segunda-fera, no Campus de Bragança.


A primeira turma regular do curso de História de 2009 era formada por 40 aprovados no Processo Seletivo Especial 2009-2 da UFPA. Dos aprovados, 36 discentes cursaram disciplinas e frequentaram as aulas. E destes 36 discentes, 27 concluíram o curso, 07 evadiram ou mudaram de campus e 02 discentes faleceram. Foram esses os alunos pioneiros do Curso de História regular:
Alessandra Brito Alves
Alessandra Patrícia Silva de Oliveira
Alex da Costa Ribeiro
Ana Clara do Rosário Ramos Favacho
Ana Lúcia Brito Costa Oliveira
Brenda Patrícia Palheta Ferreira
Bruno Rafael Andrade dos Reis (in memoriam)
Carlos Fernando Gonçalves
Célio Oliveira Garcia
Edilene Sousa da Conceição
Elielma Aviz da Luz
Elton Augusto Silva de Araújo
Emerson Luiz Tavares França
Ewerton Munis Barbosa
Francisco Dênis Souza Gomes
Gerfisom Sena da Silva
Gleyson Carlos Santiago Moraes
Jadailson Fernandes Monteiro
Johny Sales da Silva
Jorge Cleiton Santiago Tavares
José Claudemir Lima de Moura
Josiel da Luz Silva
Juliana de Kássia de Oliveira Angelim
Júlio di Paula Matos de Sousa
Klewersom Lima da Silva
Leiliane Tavares dos Santos
Lidenilson Sousa da Silva
Maíla do Socorro Ramos de Mescouto
Marcelle Barros Matos
Márcio Sousa da Silva
Maria Cláudia Sousa Araújo
Maria do Socorro Santana Ferreira
Mariano Rocha de Oliveira Neto
Raimunda Auxiliadora Santiago da Costa
Robson Ferreira Monteiro
Rosana Brito da Cruz
Tereza Cristina Evangelista Santos
Vera Lúcia Lobo da Costa
Wellington Araújo Oliveira (in memoriam)
Wladimir Macêdo Rodrigues



Os primeiros docentes do curso foram o Prof. Dário Benedito Rodrigues (egresso da turma de 1997), a Prof.ª Roseane Pinto e o Prof. Thiago Porto. A primeira disciplina do Curso de História foi História da Arte, com a Prof.ª Alessandra Conde (da Faculdade de Letras, da UFPA Bragança). As disciplinas foram distribuídas em dois períodos no 4º semestre letivo do ano de 2009, noturno. A primeira parte ficou de 24 de agosto a 03 de outubro e a segunda parte de 03 de novembro a 30 de dezembro de 2009.


As primeiras disciplinas, pela ordem de oferta foram História da Arte (optativa), Antropologia Cultural, Seminários de História e Educação (na primeira parte) e História Antiga e Teoria da História I (na segunda parte).


No início de 2010, foram contratados os docentes Prof. Adilson Brito (hoje em Ananindeua), Prof.ª Eliane Soares, Prof. Ipojucan Campos (hoje em Belém), Prof.ª Roberta Silva (hoje na Faculdade de Educação) e Prof. Luiz Cláudio Machado. Com os que ficaram, atualmente, o corpo docente é formado também pela Prof.ª Magda Costa, Prof.ª Vanderlúcia Ponte, Prof. Érico Muniz e Prof. Augusto Leal.

Como docentes substitutos já passaram pelo curso Prof. Bernard Arthur Silva, Prof. Klayton Campelo (egresso da turma de 1997), Prof. Helder Lima e Prof. Neles Maia (egresso da turma de 2011). Hoje, o curso conta com os docentes substitutos Prof. Filipe Soares, Prof.ª Marciléia Wanzeler e Prof. João Victor Furtado (egresso da turma de 2013), além de tantos outros docentes externos e docentes colaboradores das demais faculdades do Campus de Bragança.

A secretaria do curso é exercida pelo Técnico-Admistrativo Bruno Silveira. No decorrer desse tempo, atuaram no curso a Técnica-Administrativa Layd Sodré e a servidora municipal Prof.ª Ana Maria Costa, além de alguns bolsistas como Klewerson Lima e Benedito Emílio Ribeiro. Alguns servidores lotados em outros cursos colaboraram de forma direta com os trabalhos do curso e da faculdade, sendo Prof. Rubenilson Brito (da Faculdade de Educação) e Prof. Paulo Oeiras (que atuou desde o início, sendo à época da Faculdade de Letras).

Exerceram a gestão do curso em 2009 os três primeiros docentes, Prof.ª Roseane Pinto, Prof. Dário Benedito Rodrigues e Prof. Thiago Porto. E desde quando foi criada a Faculdade em 2010 os seguintes professores exerceram a sua gestão, sendo Prof.ª Roberta Silva (em 2010), Prof. Thiago Porto (2011), Prof. Dário Benedito Rodrigues (2012-2015) e Prof.ª Roseane Pinto (2016-2019).

Nesses 10 anos, a Faculdade de História de Bragança ofertou turmas de graduação em História nos anos de 2010 (vespertino), 2011 (noturno), 2012 (intensivo) em Bragança e Capanema, 2013 (noturno), 2014 (vespertino), 2015 (noturno), 2017 em Bragança (vespertino) e em Capanema (intensivo), 2018 (noturno) e 2019 (vespertino).






Devo agradecer e homenagear a todos os discentes, pais de alunos, cônjuges, filhos e filhas, familiares, colegas de trabalhos, coordenadores e vice-coordenadores do Campus de Bragança e reitores da UFPA pela colaboração efetiva com a trajetória deste curso que é motivo de orgulho para tantos.

E apelo para que lutemos todos juntos pela Educação Pública, em todos os níveis e de todos os nossos lugares. Todos os sonhos são possíveis! E nosso curso é testemunha disso, por todo o impacto positivo na Educação proporcionado pela formação de professores e de pesquisadores, por tantos trabalhos já apresentados que ajudaram a reler e construir histórias de tantos lugares, sujeitos e fatos, pelas boas parcerias com várias instituições, pela contribuição a Bragança e pela luta constante na/pela/com a História.

Comemoro e compartilho esta postagem com todos os meus queridos amigos e amigas, para celebrar esta conquista pública de nossa Universidade e da nossa Faculdade e para marcar mais de 1 milhão de acessos ao meu blog.

Obrigado a todos que fazem parte desta História! Um grande abraço!

Prof. Dário Benedito Rodrigues
Fotos: Acervo da Turma de 2009 e Acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário