domingo, 21 de fevereiro de 2016

Formatura do Curso de História do Campus de Bragança e do PARFOR, em 05.02.2016


O Auditório do Instituto Santa Teresinha, em Bragança, ficou completamente lotado no último dia 05 de fevereiro, para a Solenidade de Outorga de Grau Superior de graduandos do Curso de História, da Faculdade de História e do PARFOR (Plano Nacional de Formação Docente) de História, da Faculdade de História de Belém, com a presença de uma assembleia de cerca de 350 pessoas.




Na oportunidade, receberam a outorga de Grau Superior de Licenciatura em História 54 graduandos de diversas turmas do curso. Estiveram presentes na solenidade o Prof. Sebastião Rodrigues (Coordenador do Campus Universitário de Bragança), Prof. Dário Benedito Rodrigues (Diretor da Faculdade de História de Bragança), Prof. Willian Gaia (Diretor da Faculdade de História de Belém e representante da Coordenação Geral do PARFOR da UFPA), Prof.ª Roseane Pinto Lima (Vice-diretora da Faculdade de História), que compuseram a mesa diretiva da solenidade.


Estiveram presentes os Professores Adilson Brito, Eliane Charlet, Helder Lima, Klayton Campelo, Ipojucan Campos, Sheila Evangelista e Cleodir Moraes, além de Técnicos da UFPA, amigos e familiares dos graduandos e professores. Marcaram presença o casal Claiton e Nazaré Freitas, a Prof.ª Helena Cordeiro e as técnicas Celina Raiol e Layd Sodré.




A Mestre de Cerimônia foi a comunicadora Ronara Suelen e contou com o apoio de Alcides Neto, na sonorização e de Bruno Silveira, Secretário da Faculdade de História de Bragança e Admarino Matos, bolsista do PARFOR de História.
O graduando Johny Sales da Silva foi o Orador da turma e em seu discurso destacou os desafios do Ensino Superior e a trajetória acadêmica no Curso de História, mencionando diversos momentos. Em seguida, a graduanda Ariane Santana Mota prestou o Juramento profissional, juntamente com todos os graduandos.
Logo após, o Prof. Sebastião Rodrigues, Coordenador do Campus da UFPA Bragança, representando o Magnífico Reitor da UFPA, Prof. Carlos Maneschy, concedeu a Outorga de Grau Superior a todos, seguindo-se a aposição dos capelos, anéis pelos paraninfos de cada graduando e o recebimento das documentações oficiais.



Foram homenageados pela Turma de História 2010/1, do PARFOR, os Professores Dário Benedito Rodrigues, Roseane Pinto Lima, Cleodir Moraes e Sheila Evangelista. E pela Turma de História 2010/2, do PARFOR, os Professores Adilson Brito e Ipojucan Campos.



Depois desse momento, usou da palavra a Prof.ª Roseane Pinto Lima prestou uma homenagem aos formandos, incentivando-os a seguirem o caminho da pós-graduação e do bom desempenho nas funções de professores e de pesquisadores da área de História.
O Prof. Dário Benedito Rodrigues usou da palavra para homenagear todos os formandos, nesta que foi sua última cerimônia pública como Diretor da Faculdade de História, após quatro anos de gestão, fazendo um apanhado da missão do historiador e das responsabilidades de cada um na construção de uma sociedade mais justa e que valorize cada vez mais a História e o Patrimônio Cultural.


O Prof. Willian Gaia, representando a Coordenação Geral do PARFOR e a Faculdade de História de Belém, fez um balanço da atuação do Plano Nacional Docente (PARFOR) e agradeceu a todas as esferas de governo e instituições públicas que colaboraram com a consecução dos objetivos da Educação que colaboraram com o PARFOR nestes anos, destacando os órgãos de Educação municipal e estadual.


Encerrando a solenidade, o Prof. Sebastião Rodrigues falou em nome do Campus de Bragança demonstrando grande satisfação em poder acompanhar esse momento de êxito na trajetória acadêmica de tantos formandos, destacando a missão da Universidade Federal do Pará na interiorização do Ensino Superior. Em seguida, ele encerrou a solenidade.
Os formandos ofereceram aos seus convidados, paraninfos e familiares um coquetel servido pelo buffet de Antônio e Elineuza Garcia. Todos brindaram a conquista do Grau Superior em História em uma comemoração emocionante e numa solenidade muito organizada, com a decoração da equipe de Michele Decorações e com os trabalhos da empresa Power Sonorização e Iluminação, além do apoio da Stillu’s Formaturas.





Algumas imagens: Acervo pessoal e outros colaboradores (2016)

Um comentário:

  1. Obrigado a todos, mas principalmente, professores e servidores da UFPA, que tornaram esta, uma realização possível. Encerro este agradecimento com a reflexão de de Richard Bach: “Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.”
    http://www.frasesfamosas.com.br/frases-de/richard-bach/?tag=aprendizagem#start-content

    ResponderExcluir