segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Bragança e a Marujada em luto: aos 101 anos, faleceu o Capitão Teodoro Fernandes

Com imenso pesar, registro o falecimento do Capitão da Marujada de São Benedito, o Sr. Teodoro Ribeiro Fernandes, de 101 anos, ocorrido hoje, 13 de outubro de 2014, às 13h., de complicações da saúde e pela idade.
Teodoro Fernandes nasceu em 14 de outubro de 1913 e completou 100 anos no ano passado. De família humilde, Teodoro era o atual Capitão da bicentenária Marujada de São Benedito de Bragança há mais de 45 anos, segundo relatos de sua memória em entrevista colhida em 2011.
Um exemplo de mestre da cultura popular bragantina e beneditina, sempre disciplinado, bom marujo e uma pessoa simples e com muita vitalidade e lucidez. Sempre sorridente e satisfação, fazia questão de participar das festas em honra ao padroeiro popular de Bragança, acolhendo a todos ao seu redor, com muito respeito e amizade. Fez parte inclusive das Comitivas de Esmolação de São Benedito, na Região dos Campos, como um dos encarregados de levar a devoção a São Benedito aos mais diversos recônditos da região campesina de Bragança.
Na hierarquia da Marujada, com o espaço feminino demarcado pela presença de marujas, a figura masculina é de acompanhante em todos os eventos da festividade beneditina. No caso, a autoridade sobre a disciplina e organização dos marujos é exercida pelo Capitão, de cargo e função vitalícia conforme a tradição repassada desde os primórdios da irmandade beneditina. Ao lado da Capitoa, é o Capitão quem abre e encerra as mais importantes coreografias da Marujada, como o retumbão e o chorado, por exemplo.
O velório do Capitão Teodoro Fernandes será realizado em sua residência, na Av. Santos Dumont, próxima à Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, durante toda a tarde e noite de hoje. E amanhã, pela manhã, a Marujada em luto e vestindo azul acompanhará o seu sepultamento.
Hoje é mais um daqueles dias em que sentimos a perda e entramos em luto cultural e social em Bragança, pela partida de um dos mais insignes representantes da cultura popular e beneditina. Assim, perpetua-se, agora na memória, um dos patrimônios vivos da cidade de Bragança e de seu cidadão mais importante: São Benedito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário