sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Meu tio Benedito Lázaro Rodrigues partiu (*02.03.1944, +08.01.2021)


Meu tio Benedito Lázaro Rodrigues sempre foi e sempre será uma referência em todos os sentidos, para além do laço familiar. Sempre meu amigo, meu confidente, um homem de fé, um cristão exemplar, um esposo, pai e avô devotado e um profissional respeitado em tudo o que fez.

Em seus 76 anos de vida entre nós, sempre vivenciou uma personalidade firme, austera, de palavras certas nas horas certas, de cuidado e de carinho, de zelo e de fé. Suas lições ficam para a vida toda.


Minha admiração e ligação filial com ele vem de muito, por muito e em tudo. Por exemplo, foi meu tio quem me disse que meu pai Jocelino havia partido naquele doloroso dia 26 de setembro de 1984, de manhã, em casa. E desde lá, em grande medida, ele tornou-se a minha referência de pai. 


Era o terceiro filho de uma família extensa e o primeiro filho homem de meu avô Manoel Paes Rodrigues e de sua primeira esposa Felícia de Oliveira Rodrigues e recebeu o nome de Benedito Lázaro Rodrigues, nascido em Bragança, no dia 02 de março de 1944. Teve cinco irmãos desse matrimônio, Benedita de Oliveira Rodrigues (in memoriam), Ana Leopoldina da Costa Rodrigues (in memoriam), Zelina Deoclécia Rodrigues Moraes, José Raimundo de Oliveira Rodrigues e João Nazaré de Oliveira Rodrigues. Sua mãe faleceu em 1949.


Meu avô casou pela segunda vez com minha avó Joana Dolores Rodrigues, tendo com ela outros oito filhos, sendo minha Mãe, Antônia Maria do Socorro Rodrigues Ramos, Raimundo Mariano de Aviz Rodrigues (in memoriam), Raimundo Nonato de Aviz Rodrigues, Paulo Roberto de Aviz Rodrigues, Maria Alice Rodrigues de Azevedo (in memoriam), Domingos Sávio Paes (in memoriam), Pedro Aurélio de Aviz Rodrigues e Antônio Zacarias Paes.


Benedito Lázaro, como todos os seus irmãos, recebeu formação religiosa católica, muito apegado à Igreja e por muito tempo ajudou como coroinha os padres da então Paróquia de Bragança, a Igreja Matriz, hoje Catedral de Nossa Senhora do Rosário. Tinha um orgulho muito grande em dizer que recebeu a Sagrada Comunhão das mãos de Dom Eliseu Maria Coroli.



Ele apresentou desde jovem o desejo de se tornar sacerdote. Isso o levou a se integrar à Sociedade de São Francisco de Sales, fundada por São João Bosco em 1859, os chamados Padres Salesianos. Morou em diversos seminários como o de Porto Velho, em Rondônia. Morou na Itália e cursou os anos iniciais da vida sacerdotal. Dessa caminhada herdou duas devoções particulares, de Nossa Senhora Auxiliadora, de São João Bosco, além de São Domingos Sávio. Uma das frases de Dom Bosco tornou-se o lema de sua vida: “O Senhor nos colocou neste mundo para os outros”.



Por sua escolha pessoal deixou o seminário para residir novamente em Bragança, na década de 1970. Atuou em diversos movimentos da Igreja, como Treinamento de Lideranças Cristãs (TLC), além das funções de catequista. Trabalhou no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança e foi secretário pessoal de Dom Miguel Maria Giambelli (primeiro bispo diocesano de Bragança).



Casou-se em 1º de outubro de 1983 com minha tia Maria Evanilde de Quadros Rodrigues, na primeira Capela do Instituto Santa Teresinha, sob as bênçãos do então Padre Luís Ferrando (hoje Dom Luís Ferrando, segundo bispo diocesano de Bragança). Eu participei do seu matrimônio como pajem e recordo todos os detalhes daquele dia, especialmente de ir à frente de minha tia e seu irmão Gildo na capela do Colégio. Com tia Evanilde teve sua única filha, Ana Cristina de Quadros Rodrigues, Professora de Letras, atualmente Psicóloga e Mestre em Teologia. Casada com José Levítico Silva Santos, tem com ele o seu filho Pedro Arthur Rodrigues Santos, e Marcos José, que está no céu.


Foi nomeado para ser funcionário do SENAI – Centro de Educação Profissional de Bragança em 1986, na função de Caixa (Tesoureiro) e depois Diretor, função que ocupou por mais de duas décadas. No SENAI, tornou-se um exemplo de gestor e formador, tendo recebido vários prêmios pela unidade de Bragança e marcando gerações inteiras de jovens que pelo SENAI receberam além da formação profissional, a formação moral e cristã. Neste ponto, foi criticado por algumas pessoas, já que a escola tinha e tem um regime laico. Mesmo assim, continuou seu trabalho e por ele recebia constantes elogios de seus superiores pela condução desta escola. Ficou marcado em sua gestão os seus diários “bom dia” e “boa tarde” com a gravata, quando ele conversava com os alunos e os orientava, além dos tapetes de Corpus Christi e dos belos desfiles de 7 de setembro. Meu tio chegou a ser homenageado publicamente pelo garbo e pela elegância que o SENAI apresentava na avenida.


Mesmo com todos os seus afazeres profissionais, ele continuou catequista, para a área de Crisma de jovens e adultos e de Batismo para adultos. Ele foi ainda Vice-Coordenador e Coordenador da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré (Círio de Bragança) e da Festividade do Glorioso São Benedito, onde atuou desde 1988 até os anos 2000. Tinha um apreço muito grande pela Semana Santa, onde ele e minha tia por muitos anos prepararam a Imagem de Nossa Senhora das Dores que sai na Procissão do Encontro de Sexta-Feira Santa e permanece na Catedral no Ofício de Nossa Senhora das Dores, no Sábado Santo.


Tio Benedito foi padrinho de casamento de meus pais Jocelino e Socorro em 1975, e de João Paes e minha mãe Socorro em 1995. Também foi padrinho de batismo de muitos dos seus sobrinhos, de sua sobrinha-neta Beatriz e de centenas de afilhados e afilhadas de Crisma, que têm por ele enorme admiração e respeito. É uma tarefa difícil tentar precisar o número desses afilhados.


Meu tio se aposentou do SENAI em 2008 ovacionado e passou a cuidar de seus afazeres mais domésticos, de parte de estruturar o Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Rosário, sob a administração do então Pároco Padre Gerenaldo Messias, e dedicou-se ainda mais à Igreja. Manifestou e recebeu da Diocese de Bragança do Pará a autorização para cursar as fases de formação do Diaconato Permanente, onde foi ordenado em 30 de dezembro de 2017, por Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces. Testemunhei com ele e sua família este dia, um dos dias mais felizes de sua vida.


Após se casarem, Ana Cristina e José Levítico tiveram Pedro Arthur, seu grande carinho e o chamego do vovô. Faleceu o seu segundo neto, Marcos José, em 25 de setembro de 2020, um dia triste para toda a nossa família. Com o seu neto, tio Benedito vivenciou uma outra vida, uma enorme alegria, sempre sorridente, feliz e satisfeito com esse presente.


Adoeceu com tia Evanilde em meados de dezembro, com COVID-19. Foram internados no Hospital Geral de Bragança, em 22 de dezembro. Ele mesmo comunicou isso a mim. Passou o Natal no hospital e da janela de seu quarto viu passar em carro aberto o Glorioso São Benedito de Bragança, acenando alegremente da janela do quarto, na tarde de 26 de dezembro. Eu vi isso acontecer. Pela piora de seu estado de saúde, meu tio foi transferido para o Hospital Adventista de Belém em 28 de dezembro, onde permaneceu sob os cuidados daquela equipe médica, entre estados de gravidade e de melhoras circunstanciais, mas com a fragilização de sua condição clínica.


Nestes últimos dias, seu estado clínico se agravou bastante. Diante dessa situação, meu tio Benedito faleceu na madrugada de 8 de janeiro de 2021, às 3h30min em seu leito na UTI do hospital.


A nossa família perde uma referência de homem, esposo, pai, cristão e um grande profissional. Eu não perco um tio, somente. Perco o meu maior amigo em minha família, o meu melhor confidente, o ombro mais largo, o mais carinhoso abraço, alguém que tinha um orgulho enorme de mim, para além do laço sanguíneo. Fica comigo tudo e com todos nós tudo o que ele me ensinou e me exemplou em todos os momentos. Suas memórias serão sempre parte de mim, em todos nós da sua maneira, em tudo o que eu fizer e onde for, pois carrego no meu nome parte do seu.


Esta doença ingrata levou meu tio, mas por ele nós ficaremos de pé, sempre serenos e tranquilos mesmo com tanta dor e sofrer. Cremos firmemente na Ressurreição e no reencontro em breve. Com a mesma força que lhe era peculiar, nós nos manteremos firmes e unidos junto ao amor de Deus e sob a proteção de Nossa Senhora, nosso auxílio e do Glorioso São Benedito, nosso intercessor querido.




Que Deus conforte a família do meu tio Benedito, sua esposa e minha Tia Evanilde, sua filha e minha prima Ana Cristina, seu neto Pedro Arthur e seu genro José Levítico. E em nome de todos da minha família, agradeço tantos e lindos testemunhos e demonstrações de afeto, condolências, amizade, carinho e conforto que nós recebemos nesta manhã.


Que o Senhor Deus nos abençoe e à Igreja Católica de Bragança nas mãos de nosso Bispo Diocesano Dom Jesus e de todo o Clero! Descanse em paz, Tio Benedito Lázaro! Guarde consigo o nosso amor para sempre, assim como nós faremos! Até breve!


Teu para sempre, Dário Benedito Rodrigues.

12 comentários:

  1. Por mais que saibamos que todos chegaremos a este dia, nunca soubemos nos preparar para a morte. Desde o ano passado, a dor da perda tem sido uma constante no nosso dia a dia. Tantos colegas, amigos, conhecidos, familiares se foram. Gente que deixa legado e vão fazer falta. Não temos tido tempo para enxugar as lágrimas. Então nos resta consolar e sermos acalentados. Desta vez, partiu Benedito Lázaro, que, por sua dedicação para com o próximo e religiosidade inabalável, tinha averbado ao seu nome a palavra "Diácono". Devoto, fiel, educador, irmão, homem de bem, que merece nosso carinho e respeito, pela postura serena e inspiradora. Que ele seja recebido de braços abertos pelo Pai, e que Deus conforte os corações de todos. Meus pêsames aos familiares.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo... magnífico!! Sentimentos, Deus irá confortar..amém

    ResponderExcluir
  3. Eu diria que Bragança perde um verdadeiro homem de DEUS...Um exemplo de ser humano que tive o prazer de conhecer à algum tempo como uma pessoa incapaz de ofender alguém e de nos da uma paz ao ouví-lo falar.
    Que o SENHOR o receba na Glória com muito carinho e acalante sua FAMÍLIA nesse momento tão difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo reconhecimento! Que o Senhor nos abençoe e proteja!

      Excluir
  4. Lindo relato de amor.
    Meus sinceros sentimentos. 😪

    ResponderExcluir
  5. Meu irmão, consternado com a sua dor que é a mesma minha, apó ler esse recorte histórico de uma vida atuante e participante numa sociedade, vejo que você se tornou o grande cidadão que se transformou, por referência. Não é fácil perder ninguém, já perdemos muito irmãos, mas a nossa referência nos deixa desolado, neste momento as palavras se apequenam frente a tamanha dor, desejo que Deus lhes dê forças para conviver com essa dor.
    Receba o fraterno abraço deste seu amigo e irmão que chora com você!

    ResponderExcluir
  6. Dário, Deus te dará forças para superar esse momento de dor😢

    ResponderExcluir
  7. Deus conforte o 💓 de toda a família. Convicção de que ganhamos um Santo 🙏

    ResponderExcluir