terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Novena a São Benedito (Festividade de São Benedito de Bragança)

NOVENA A SÃO BENEDITO

ORAÇÃO INICIAL (todos os dias)

Ó Glorioso São Benedito, humilde filho de São Francisco, Deus vos escolheu e predestinou para tão alto grau na santidade, vos enriqueceu de graças e de dons prodigiosos, a fim de confundir os orgulhosos deste mundo e revelar o quanto gosta de exaltar os humildes e os pequenos. Vós, que nesta vida fostes um serafim de amor divino, um anjo de pureza, um coração sempre voltado para os pobres e os desgraçados. Vós, que curastes os enfermos em milagres estupendos, convertestes os pecadores e fostes um modelo de oração, de penitência, de intensa vida eucarística e devoção a Maria. Glorioso São Benedito, aqui estamos aos vossos pés, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão. Valei-nos em nossas necessidades e aflições! Em vossa vida terrena ninguém recorreu a vós e foi desamparado. A todos socorrestes com milagres e prodígios da vossa imensa caridade. Agora no céu, o vosso poder é maior ainda para nos socorrer. Pedi a Jesus, nos conceda a graça de vivermos conforme a lei divina e por Maria Santíssima, vossa e nossa mãe, a quem invocastes tantas vezes neste mundo pelo Santo Rosário, obtende-nos a graça que ardentemente vos pedimos (pede-se a graça), se for conforme a vontade de Deus e salvação de nossas almas. Valei-nos, Glorioso São Benedito! Vede a nossa aflição neste mundo do exílio, sede nosso poderoso intercessor junto de Jesus e de Maria, e depois das tribulações desta vida, mereçamos a graça das graças: a perseverança final e a felicidade eterna do paraíso, onde convosco iremos louvar ao Senhor por toda a eternidade. Amém!

PRIMEIRO DIA

Glorioso São Benedito, como foi ardente e viva a fé em vosso coração! Fizestes prodígios e milagres estupendos porque vossa fé era capaz de transportar montanhas. Deus nos revelou, através de tantos milagres por vós realizados, o poder imenso da fé. Dai-nos um pouco daquela virtude que vos mereceu tanta glória, hoje no céu, e que tanto voz faz glorificado neste mundo. Em meio a um mundo decrescente e cheio de pecados, ajudai-nos a sustentar nosso combate pela defesa da fé e pelo triunfo da Santa Igreja, nossa Mãe. Que possamos ser como vós fostes neste mundo: o justo que vive pela fé.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Jaculatória: São Benedito, aumentai e sustentai a nossa fé! 

SEGUNDO DIA

Glorioso São Benedito, a esperança fez pulsar o vosso coração e exclamastes muitas vezes: “Tenho a esperança de me salvar, não pelos meus méritos, mas pela misericórdia de Deus e pela sua Santíssima Paixão e Morte”. A meditação do paraíso vos arrebatava em êxtases. “Paraíso, belo paraíso!” eram suspiros do vosso coração. Tivestes uma confiança inabalável na Divina Misericórdia. Alcançai-nos também esta esperança, esta confiança em Deus, para que nós possamos salvar nossas almas, tantas vezes tentadas pelo inferno, com desespero e desconfianças nas provações da vida. Fazei que nosso coração nunca desfaleça numa confiança firme em Deus.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Jaculatória: São Benedito, aumentai a nossa esperança e alcançai-nos o paraíso por vossa valiosa intercessão!

TERCEIRO DIA

Glorioso São Benedito, fostes um serafim de amor divino. Vosso coração, abrasado nas chamas da divina caridade, vos tornou um perfeito imitador de São Francisco. “Tudo pelo amor de Deus!”, foi vosso lema. Em doces êxtases de amor, vivestes longos anos embebidos em altíssima contemplação. Nosso pobre coração, tão frio no amor de Deus vos suplica uma graça: a de amar a Jesus como o amastes neste mundo e morrer num ato de arrependimento de nossos pecados. Nos trabalhos, no sofrimento, na oração, em toda parte e a cada hora, vosso coração palpitou de puro amor divino e morrestes abrasados nas chamas desta divina caridade. Dai-nos um pouco deste ardente amor!

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Jaculatória: São Benedito, serafim do amor divino, abrasai nosso pobre coração no amor divino!

QUARTO DIA

Glorioso São Benedito, como era grande a vossa caridade para com o próximo! Socorrestes os pobres, curastes os enfermos, deste pão aos famintos, e multidões de infelizes encontravam alívio junto de vós. Vosso coração se enternecia ante as misérias humanas. Vossa vida foi um tecido de obras de caridade espirituais e corporais. Fazei nosso coração também como o vosso, sempre compassivo para com as dores e sofrimentos alheios, dai-nos a caridade para com o próximo, virtude necessária para a salvação de nossas almas e tão difícil de ser praticada neste mundo cheio de ódio e de vinganças. Abrandai os nossos corações para que perdoemos aos que nos ofenderam e vivamos na caridade de Jesus Cristo.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Jaculatória: São Benedito, consolo dos pobres, dai-nos um coração cheio de compaixão para com os infelizes, e que vivamos sempre na caridade fraterna!

QUINTO DIA

Glorioso São Benedito, pobre de Jesus Cristo, amante da pobreza, cujo voto praticastes com heroísmo admirável. Vosso desapego vos levou a abandonar o mundo, a desprezar as honras e a viver no sofrimento e na penúria, por amor à santa pobreza do espírito franciscano. Fostes um perfeito imitador do vosso São Francisco e, como ele, apaixonado pela pobreza. Desapegai nosso coração dos bens deste mundo e que possamos aproveitar os bens que por ventura nos tenha dado a Divina Providência para melhor servirmos a Deus e aos pobres.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Jaculatória: São Benedito, pobre e amigo dos pobres, rogai por nós! Valei-nos em nossas necessidades espirituais e temporais!

SEXTO DIA

Glorioso São Benedito, obediente e humilde pela vossa heroica e admirável obediência, que vos fez religioso perfeito e que vos trazia sempre na fidelidade à regra de São Francisco, e numa observância tal que vos tornou um modelo de verdadeiro religioso. Dai-nos que, sempre obedientes aos legítimos superiores, vejamos neles, como vós, os representantes da autoridade divina. Livrai-nos de todo espírito de revolta, de toda soberba e que saibamos obedecer sempre com alegria e espírito de fé.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Jaculatória: São Benedito, fazei nosso coração semelhante ao de Jesus, que obedeceu até a morte e morte de cruz!

SÉTIMO DIA

Glorioso São Benedito, fostes chamado pelo povo de Palermo “templo da virgindade e do Espírito Santo”. Conservastes ilibada a veste do vosso batismo e fostes um anjo em carne mortal. Vossa inocência, guardada com tanta penitência, voz fez um lírio perfumado e belo de pureza. Ajudai-nos nesta tremenda luta contra as tentações. Guardai nosso coração nos perigos, livrai-nos de todo pecado e de todo o escândalo. Valei-nos nesta guerra contra o mundo, o demônio e a carne. Por Maria Imaculada, vossa e nossa Mãe querida, dai-nos a força nos combates deste mundo e ajudai-nos a vencer as tentações.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Jaculatória: São Benedito, templo da virgindade e do Espírito Santo, por Maria Imaculada, valei-nos nos perigos e nas tentações.

OITAVO DIA

Glorioso São Benedito, humilde pela vossa condição de escravo, humilde pela vossa ignorância das letras e pela vossa vida escondida. Vós, que amastes a humilhação, vos que fostes pequenino e abatido aos nossos olhos, e compreendestes a verdadeira humildade de coração. Ó Glorioso Santo, impetrai-nos a graça de sermos humildes neste mundo, para que possamos merecer um dia a coroa da glória no céu. São Benedito, cheio de prudência, de justiça, de fortaleza, de temperança, adornado de todas as virtudes, ajudai-nos a vos imitar nesta vida, para que possamos um dia, convosco no céu, glorificar ao Senhor.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Jaculatória: São Benedito, como Jesus, manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso!

NONO DIA

Glorioso São Benedito, devotíssimo da Santa Eucaristia, que vos arrebatava o coração em êxtases de puro amor. Anjo adorador de Jesus Sacramentado, dai-nos uma fé bem viva neste mistério de amor. Ajudai-nos a receber com mais fervor a Santa Comunhão. Glorioso Santo, devoto de Maria Santíssima e do Santíssimo Rosário, nós vos pedimos, com todo o fervor, que por amor de Jesus Hóstia Santa e Maria Imaculada, nunca deixemos estas devoções Salvadoras: a Santa Eucaristia e o Santo Rosário.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Jaculatória: São Benedito, adorador de Jesus Sacramentado e devoto da Virgem Imaculada, aumentai em nossos corações estas duas devoções!

ORAÇÃO FINAL (todos os dias)

Querido São Benedito, bem sabeis quanta confiança temos em vossa valiosa intercessão junto de Jesus e de Maria Imaculada. Aqui estamos aos vossos pés para vos pedir uma graça (declara-se a graça). Se for conforme a vontade santíssima de Deus, para o bem e salvação de nossas almas, vos rogamos: valei-nos nesta aflição! Podemos afirmar de verdade: nunca se ouviu dizer que quem a vós recorreu deixasse de ser socorrido pelo vosso grande poder. Com esta confiança no poder de fazer milagres que Deus vos concedeu já nesta vida, aqui estamos para implorar com todo fervor de nossas almas as graças espirituais e temporais que conheceis serem necessárias a nossa vida. São Benedito, não nos desampareis em nossas necessidades e aflições. Fazei que ajudados por vossa proteção possamos servir a Jesus e a Maria nesta vida e alcançar um dia a eterna bem-aventurança.

São Benedito, rogai por nós!

8 comentários:

  1. Amei fazer a novena de são Benedito 🙏,e tenho fé que vou ser contemplada com u meu pedido.... amém 🙏

    ResponderExcluir
  2. Novena maravilhosa, espero alcançar os milagres por ela concedida, meu glorioso são Benedito, rogai por nós.

    ResponderExcluir
  3. Já recebi muitas graças de são Benedito muita fé fou receber mais com meu pedido

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho fé que Deus pela intercessão de São Benedito vai me dar o que for da vontade dele para o meu bem !eu vos peço o Deus pela intercessão de todos os Santos e Santas e da Virgem Maria ! Amém!

    ResponderExcluir
  5. Também tenho fé que vou alcançar a graça que pedi.

    ResponderExcluir
  6. SÃO BENEDITO .....IMPLORO E SUPLÍCO, CURAI A CHAMA " ROXA" NA MINHA PERNA ESQUERDA !!🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. São Benedito atendei a minha oração.....Em nome de Jesus Cristo....Amem

    ResponderExcluir
  8. Hoje inicio a minha novena a São Benedito creio e acredito que vou alcançar a minha graça através e pela intercessão deste Santo Frei padroeiro de todos os cozinheiros. Amém!!!!

    ResponderExcluir